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KEY Training & Consulting
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Key School Formação Áreas de formação Compras e Logística
Gestão de Compras
(CPGC) Gestão de Compras
 
 
Enquadramento
A logística tem vindo a obter uma posição cada vez mais relevante na estratégia do negócio e na rendibilidade das empresas. Os factores que contribuem para esta realidade estão relacionados com a globalização dos mercados, com a diminuição do ciclo de vida dos produtos, com a importância que hoje assume o "nível de serviço ao cliente" e com o poder dos canais de distribuição.
 
Objectivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos, metodologias, técnicas e ferramentas necessárias para melhor gerir a função de compras da sua empresa ao nível da Gestão de Compras e Stocks. Pretende-se ainda desenvolver competências de análise dos macro processos de compras da cadeia de valor, a optimização e melhoria das suas vertentes estratégica, organizacional e pessoal, processos, sistemas de informação e partilha de experiências sectoriais contribuindo assim para uma maior competitividade, seja pelo melhor nível de serviço ao cliente, seja pela maior eficiência e redução de custos.
 
Objectivos Específicos
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:

- Conhecer as novas ferramentas e modelos de gestão de compras;
- Identificar e saber posicionar-se nas várias fases do processo de compra: da identificação da necessidade à execução do contrato;
- Identificar, seleccionar e gerir fornecedores bem como desenvolver relacionamentos com os mercados;
- Negociar e estabelecer as condições e os termos contratuais mais favoráveis com os fornecedores;
- Definir indicadores e factores críticos de sucesso no controlo dos processos de gestão de compras;
- Gerir strategic sourcing através de interfaces internos e externos.
 
Destinatários/Pré-Requisitos
É destinado ao público em geral e a todos os que tenham funções nas áreas da logística, operações, compras e distribuição.
Este curso não exige requisitos de acesso.
 
Modalidade de Formação
Formação de actualização/ aperfeiçoamento.
 
Forma de Organização da Formação
Formação presencial.
 
Conteúdos Programáticos
1. Gestão de Compras (1 Hora)
1.1. Âmbito de actuação e responsabilidades de um gestor de compras
1.2. Interligação com outras funções na empresa

2. A gestão estratégica das compras (2 Horas)
2.1. Organização, política e estratégias de compras
2.2. Macro pressões actuais nos mercados que influenciam a gestão de compras
2.3. Factores críticos na definição de estratégias
2.4. Integração das estratégias de gestão de compras na estratégia global da empresa
2.5. Criação de equipas multidisciplinares por categoria e perfis de competências
2.6. Strategic Sourcing Plan
2.7. Referencial de experiências e boas práticas

3. A relação com os fornecedores (1,5 Horas)
3.1. Os cadernos de encargos
3.2. Métodos de qualificação, selecção e avaliação de fornecedores
3.3. Metodologias de acompanhamento de fornecedores e monitorização de performance
3.4. Scorecard / Tableau de bord

4. A negociação de compras (1,5 Horas)
4.1. Etapas da negociação
4.2. Planeamento da negociação
4.3. Estratégias e métodos negociais
4.4. A negociação dinâmica

5. Os Contratos (1,5 Horas)
5.1. Tipos de contratos
5.2. Gestão de contratos
5.3. O quadro de referência do direito civil que regula a contratação

6. TCO (Análise do custo total – Total Cost Ownership) (1,5 Horas)
6.1. Os objectivos e vantagens do TCO
6.2. O peso da análise do custo total nas decisões de outsourcing
6.3. O spend management e as necessidades de compra

7. Sistemas de informação de suporte à gestão de compras (1,5 Horas)
7.1. Tipos de ferramentas e aplicabilidade
7.2. E-procurement directo e indirecto
7.3. Processos e estratégias de E-sourcing e aprovisionamento
7.4. Plataformas web enable de facilitação dos processos de compras
7.5. Aprovisionamento nas interfaces externa e interna

8. Gestão de Stocks (1 Hora)
8.1. Caracterização dos stocks
8.2. Classificação funcional
8.3. Critérios na comparação de políticas alternativas
8.4. Modelação de custos

9. Modelos determinísticos de procura (1,5 Horas)
9.1. Modelos para a reposição instantânea com e sem ruptura de stock
9.2. Optimização do processo de compra
9.3. Custos adicionais a considerar (de transporte, armazenagem,...)
9.4. Descontos de quantidade

10. Modelos estocásticos de procura (2 Horas)
10.1. Fontes de incerteza
10.2. Níveis de encomenda
10.3. Dimensionamento de stocks de segurança

11. Classificação de produtos através da análise ABC (1 Hora)

12. Integração da gestão de stocks na cadeia logística Encomendas (2 Horas)
12.1. Gestão de inventários
12.2. Rotas de distribuição
12.3. Esquemas colaborativos de gestão de stocks
12.4. Planeamento push da distribuição (DRP)
 
Metodologias de Formação
- Expositiva;
- Interrogativa;
- Demonstrativa;
- Activa.
 
Critérios e Metodologias de Avaliação
Avaliação Diagnóstica: aplicada no início do curso;
No final do curso o Formando irá avaliar:
- Formador;
- Acção de Formação;
- Entidade Formadora.
 
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).
 
Espaços e Equipamentos
Sala tipo "escola".
- Projector de vídeo;
- Quadro Branco.
 
Condições Gerais
  • A Key School reserva-se ao direito de não realizar as acções de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes;
  • Os cursos Key School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional;
  • Garantia de realização da acção de formação: Se pretender desde já garantir a realização da acção de formação basta que no momento da inscrição indique nas observações que pretende essa garantia. Implica o pagamento de 6 inscrições;
  • Valores isentos de IVA.
  • Para validação da inscrição, pagamento de 30% do valor total do curso.
 
Descontos
A partir do ano 2017, será atribuído um desconto de 5% no valor total de curso, aos formandos Key School que já frequentaram formações anteriores (apenas aplicável a formações 2017).
 
Próximas ações
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
 
 
Área de formação
(CPGC) Gestão de Compras
Tipo de cliente
Empresa
Particular
Local
Porto
Lisboa
-
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