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KEY Training & Consulting
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Key School Formação Áreas de formação Comunicação
Comunicação Escrita Contexto Empresarial
(COEE) Comunicação Escrita Contexto Empresarial
 
 
Enquadramento
Escrevemos para informar e informamos para promover uma acção. A escrita é a forma privilegiada de comunicar, tanto internamente como com os clientes e fornecedores. Esta forma de comunicar levanta, essencialmente, duas questões. A primeira reside nas dúvidas de carácter geral – a pontuação, a ortografia, a articulação das ideias – que surgem a qualquer redactor. A segunda prende-se com a especificidade do vocabulário e do estilo da linguagem que nem sempre concorrem para uma compreensão inequívoca dos textos que produz.
 
Objectivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes de conhecimentos suficientes que lhe permitam redigir textos comerciais de uma forma eficaz e correcta.
 
Objectivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar os diversos tipos de Comunicação Escrita;
- Comunicar eficazmente, utilizando a expressão escrita;
- Analisar metodicamente um texto escrito e retirar dele a informação essencial;
- Analisar documentos modelo para visualizar o cumprimento das regras;
- Redigir documentos de acordo com as normas estabelecidas.
 
Destinatários/Pré-Requisitos
É destinado a assistentes, secretárias, pessoal administrativo e a todos os interessados em melhorar a sua comunicação escrita. Público em geral.
Este curso não exige requisitos de acesso.
 
Modalidade de Formação
Formação de actualização/ aperfeiçoamento.
 
Forma de Organização da Formação
Formação presencial.
 
Conteúdos Programáticos
1. A comunicação escrita (2 Horas)
1.1. Reconhecer a importância da comunicação escrita
1.2. Descrever as situações profissionais que recorrem à escrita
1.3. Os diferentes tipos de textos
1.4. Identificar as dificuldades imediatas

2. Respeitar as regras de redacção comercial (2,5 Horas)
2.1. Fórmula de cortesia
2.2. Uso de letras maiúsculas/minúsculas
2.3. Uso de palavras em itálico
2.4. Uso de estrangeirismos
2.5. Uso da numeração
2.6. Uso dos símbolos das unidades de medida
2.7. Uso de siglas e abreviaturas
2.8. Uso de expressões
2.9. Uso de sinais: hífen, aspas, parêntesis

3. Analisar o destinatário e o contexto (2,5 Horas)
3.1. Identificar o destinatário do texto e as suas características
3.2. Definir os objectivos a alcançar e a finalidade do texto
3.3. Os diferentes estilos de redacção em função do assunto e do destinatário
3.4. O texto integrado na estratégia e imagem da organização
3.5. O texto como acto de comunicação e influência

4. Estruturar o pensamento (1,5 Horas)
4.1. Classificar e hierarquizar as suas ideias
4.2. Distinguir o que é essencial e o que é acessório
4.3. Colocar em evidência as ideias-chave
4.4. Conceber um plano claro e coerente

5. Estruturar o texto (1,5 Horas)
5.1. A estrutura e a objectividade do texto
5.2. Articular as ideias: os encadeamentos lógicos
5.3. Respeitar as regras da legibilidade: o parágrafo, a frase, as palavras, a pontuação
5.4. Fornecer ritmo às frases
5.5. Conjugar no seu texto informação e convicção
5.6. Humanizar as suas mensagens
5.7. Informar através dos assuntos, das sínteses, dos títulos, da apresentação

6. Características dos textos comerciais (2 Horas)
6.1. A carta comercial
6.2. O e-mail
6.3. O relatório
6.4. A acta
6.5. A comunicação interna
6.6.O memorando
 
Metodologias de Formação
- Expositiva;
- Interrogativa;
- Demonstrativa;
- Activa.
 
Critérios e Metodologias de Avaliação
Avaliação Diagnóstica: aplicada no início do curso;
No final do curso o Formando irá avaliar:
- Formador;
- Acção de Formação;
- Entidade Formadora.
 
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).
 
Espaços e Equipamentos
Sala tipo "escola".
- Projector de vídeo;
- Quadro Branco.
 
Condições Gerais
  • A Key School reserva-se ao direito de não realizar as acções de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes;
  • Os cursos Key School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional;
  • Garantia de realização da acção de formação: Se pretender desde já garantir a realização da acção de formação basta que no momento da inscrição indique nas observações que pretende essa garantia. Implica o pagamento de 6 inscrições;
  • Valores isentos de IVA.
  • Para validação da inscrição, pagamento de 30% do valor total do curso.
 
Descontos
A partir do ano 2017, será atribuído um desconto de 5% no valor total de curso, aos formandos Key School que já frequentaram formações anteriores (apenas aplicável a formações 2017).
 
Próximas ações
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
 
 
Área de formação
(COEE) Comunicação Escrita Contexto Empresarial
Tipo de cliente
Empresa
Particular
Local
Porto
Lisboa
-
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