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(FICT)

Cobrança através do Telefone

Enquadramento

Cobrar é hoje uma tarefa muito difícil e requer um cuidado especial para ser concretizada rapidamente e com êxito. O contacto telefónico permite acompanhar o processo e é utilizado para realizar a cobrança em tempo útil. Quem executa esta tarefa tem que estar munido das técnicas comportamentais para persuadir o devedor a pagar sem recorrer à via judicial.

Objectivos Gerais

Este curso pretende dotar os formandos dos conhecimentos essenciais para que sejam capazes de usar o telefone e a carta em contexto profissional como ferramentas no aumento da eficácia nos processos de cobranças, bem como de utilizar técnicas de negociação capazes de capitalizar o esforço envolvido.

Objectivos Específicos

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar os instrumentos privilegiados para a recuperação de créditos;
- Preparar de forma eficaz um telefonema;
- Definir o cenário a atingir (objectivos, argumentos e soluções);
- Saber dar e receber informação, colocar questões, argumentar, persuadir e tratar as objecções;
- Saber Concluir, reformulando o acordo ou o compromisso assumido pelo cliente;
- Saber utilizar a carta como recurso complementar e comprovativo para efeitos legais.">

Destinatários

Secretárias e pessoal administrativo dos Serviços de Contabilidade, Finanças, Gestão e Público em Geral.
Este curso não apresenta requisitos de acesso.

Modalidade de Formação

Outras acções de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. O telefone: instrumento privilegiado na recuperação de créditos (1,5 Horas)
1.1. Benefícios da sua utilização

2. Preparação do telefonema (3,5 Horas)
2.1. Identificar o tipo de interlocutor e empresa visados
2.2. Preparar a chamada
2.3. Definir o cenário a atingir (objectivos, argumentos e soluções)

3. A recuperação de crédito e atrasos de pagamento por telefone (3,5 Horas)
3.1. Acolhimento, recepção e adaptação ao Cliente
3.2. Saber dar e receber informação, colocar questões, argumentar, persuadir e tratar as objecções
3.3. A escuta activa
3.4. Saber filtrar contactos e vencer barreiras postas pelo interlocutor
3.5. Orientar o interlocutor
3.6. Encontrar a solução aceitável para ambas as partes;
3.7. Concluir, reformulando o acordo ou o compromisso assumido pelo cliente.
3.8. Simulações de casos

4. A carta: recurso complementar e comprovativo para efeitos legais (3,5 Horas)
4.1. Objectivos da recuperação do crédito por escrito
4.2. Saber argumentar e estruturar as ideias
4.3. Criação de cartas modelo para a recuperação dos créditos em mora, para as várias etapas

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Activa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Acção de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projector de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

  • A Key School reserva-se ao direito de não realizar as acções de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes;
  • Os cursos Key School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional;
  • Garantia de realização da acção de formação: Se pretender desde já garantir a realização da acção de formação basta que no momento da inscrição indique nas observações que pretende essa garantia. Implica o pagamento de 6 inscrições;
  • Valores isentos de IVA.
  • Para validação da inscrição, pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

A partir do ano 2018, será atribuído um desconto de 5% no valor total de curso, aos formandos Key School que já frequentaram formações anteriores (apenas aplicável a formações 2018).

PRÓXIMAS DATAS

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações preencha o formulário:

Informações Curso

(FICT) Cobrança através do Telefone

Tipo de cliente

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