key_school
(GI8D)

8D – Resolução sistemática de problemas

Enquadramento

O método 8D, consiste numa abordagem para solução de problemas ocorridos em produtos ou processos, com intuito das equipas identificarem, corrigirem e eliminarem problemas recorrentes.

Objectivos Gerais

Este Curso tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam trabalhar a metodologia estruturada de resolução de problemas.

Objectivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
  - Abordar os problemas de forma sistemática e compreender os passos necessários para corrigir e evitar novos problemas;
  - Tornar as decisões mais acertadas pelo uso de métodos de decisão baseado em dados;
  - Descrever características de dados utilizando técnicas gráficas e / ou estatísticas apropriadas;
  - Entender e aplicar as principais ferramentas da qualidade e o método de resolução de problemas das 8 disciplinas.

Destinatários

Este Curso destina-se a todos os profissionais envolvidos e com responsabilidades ao nível da gestão industrial e qualidade, nomeadamente, Directores Industriais e de Produção; Gestores; Quadros superiores e Directores fabris; Responsáveis de Qualidade, Planeamento, Produção e Operações.
Este curso não apresenta requisitos de acesso.

Modalidade de Formação

Outras acções de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. 8D e as suas fases (8 Horas)
1.1. Descrição do método
1.2. As 8 etapas de resolução do problema
1.2.1. Formação da Equipa
1.2.2. Descrição do Problema
1.2.3. Definição e verificação de causas raíz
1.2.4. Implementação de plano de contenção provisório
1.2.5. Definição de ações corretivas permanentes
1.2.6. Verificação da eficácia
1.2.7. Prevenção da recorrência
1.2.8. Feedback à equipa
 
2. Técnicas de estratificação dos problemas - Ferramentas de análise (4 Horas)
2.1. Diagrama Causa-Efeito
2.2. Os 5 Porquês
2.3. Relatório A3
2.4. MASP – Método de análise e solução de problemas
2.5. MASP versus PDCA (Plan/Do/Check/Act)
 
3. As 7 ferramentas da Qualidade (4 Horas)
3.1. Fluxograma
3.2. Folha de verificação
3.3. Gráfico de Pareto
3.4. Diagramas de Causa Efeito
3.5. Diagrama de correlação
3.6. Histogramas
3.7. Cartas de Controlo
 
4. Casos práticos (2 Horas)
4.1. Aplicação das ferramentas, técnicas e elaboração do 8D através de exemplos práticos

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Activa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Acção de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projector de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

  • A Key School reserva-se ao direito de não realizar as acções de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes;
  • Os cursos Key School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional;
  • Garantia de realização da acção de formação: Se pretender desde já garantir a realização da acção de formação basta que no momento da inscrição indique nas observações que pretende essa garantia. Implica o pagamento de 6 inscrições;
  • Valores isentos de IVA.
  • Para validação da inscrição, pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

A partir do ano 2018, será atribuído um desconto de 5% no valor total de curso, aos formandos Key School que já frequentaram formações anteriores (apenas aplicável a formações 2018).

PRÓXIMAS DATAS

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações preencha o formulário:

Informações Curso

(GI8D) 8D – Resolução sistemática de problemas

Tipo de cliente

key_school
key_school
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.