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(MKEM)

Estratégias de Marketing

Enquadramento

A definição de estratégias de marketing é um processo que permite às organizações concentrar os seus recursos nas oportunidades emergentes de modo a aumentar as vendas e a sua vantagem competitiva em relação às demais empresas.

Objectivos Gerais

Este curso visa dotar os formandos de técnicas e conhecimentos que permitam dar resposta às necessidades das empresas em consequência do desenvolvimento dos mercados.

Objectivos Específicos

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar e aprofundar os aspectos mais relevantes nas estratégias de Marketing inseridas no moderno, dinâmico e competitivo contexto empresarial;
- Desenvolver as capacidades de actuação nos domínios de Marketing, através da utilização de ferramentas para ajudar a dinamizar e contagiar os restantes colaboradores da empresa com um espírito empreendedor eficaz;
- Efectuar uma análise detalhada das diferentes fases do processo de apreciação e formulação estratégica, bem como fornecer alguns dos instrumentos disponíveis para a sua realização.

Destinatários

Este curso é destinado a empresários, directores comerciais e de marketing, gestores de produto, marcas e mercados, gestores, quadros de empresas e público em geral.
Este curso não apresenta requisitos de acesso.

Modalidade de Formação

Outras acções de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. A Estratégia Empresarial (4 Horas)
1.1. O planeamento estratégico
1.2. A Visão, Missão, Objectivos e Políticas
1.3. Recursos disponíveis
1.4. Enquadramento da empresa com o meio envolvente
1.5. A estratégia global
1.6. Prioridades estratégicas
1.7. A tipologia de estratégias
1.8. Modelos de análise estratégica

2. O Processo de Marketing (4 Horas)
2.1. A análise das oportunidades de Marketing
2.2. A definição de mercados e sua participação
2.3. A tipologia de estratégias de Marketing
2.3.1. Estratégias de defesa ou manutenção e de desenvolvimento da quota de mercado do "líder"
2.3.2. Estratégias de ataque adoptadas pelos “desafiadores”
2.3.3. Estratégias básicas dos “seguidores”
2.3.4. Estratégias do especialista em “nichos de mercado”

3. O Diagnóstico de Marketing e a Formulação Estratégica (4 Horas)
3.1. Análise SWOT
3.1.1. Análise da envolvente externa e interna
3.1.2. Definição dos factores críticos de sucesso
3.1.3. Definição das competências distintivas
3.1.4. Análise das alternativas estratégicas potenciais
3.2. Aplicação da matriz produtos/mercados
3.3. Determinação das fontes de mercado
3.3.1. Segmentação de mercados
3.3.2. Segmentos-alvo
3.3.3. Conceito de Valor
3.3.4. Posicionamento

4. O Plano de Marketing (4 Horas)
4.1. Vantagens da sua utilização
4.2. As etapas da implementação do Plano de Marketing
4.2.1. A Visão, Missão, Objectivos, Estratégias e Políticas
4.2.2. A organização do Plano de Marketing
4.2.3. A análise da situação: Diagnóstico Externo e Interno
4.2.4. O estabelecimento de objectivos de Marketing
4.2.5. A criação e escolha de estratégias
4.2.6. A definição de tarefas e a atribuição de responsabilidades e de recursos
4.2.7. A formulação de programas e tácticas de Marketing
4.2.8. A formalização do Plano de Marketing
4.2.9. A comunicação e implementação do plano de Marketing
4.3. A avaliação e o controlo de Marketing
4.4. Definição de planos de contingência

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Activa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Acção de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projector de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

  • A Key School reserva-se ao direito de não realizar as acções de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes;
  • Os cursos Key School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional;
  • Garantia de realização da acção de formação: Se pretender desde já garantir a realização da acção de formação basta que no momento da inscrição indique nas observações que pretende essa garantia. Implica o pagamento de 6 inscrições;
  • Valores isentos de IVA.
  • Para validação da inscrição, pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

A partir do ano 2018, será atribuído um desconto de 5% no valor total de curso, aos formandos Key School que já frequentaram formações anteriores (apenas aplicável a formações 2018).

PRÓXIMAS DATAS

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