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KEY Training & Consulting
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Key School Formação Áreas de formação Marketing
Estratégias de Marketing
(MKEM) Estratégias de Marketing
 
 
Enquadramento
A definição de estratégias de marketing é um processo que permite às organizações concentrar os seus recursos nas oportunidades emergentes de modo a aumentar as vendas e a sua vantagem competitiva em relação às demais empresas.
 
Objectivos Gerais
Este curso visa dotar os formandos de técnicas e conhecimentos que permitam dar resposta às necessidades das empresas em consequência do desenvolvimento dos mercados.
 
Objectivos Específicos
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar e aprofundar os aspectos mais relevantes nas estratégias de Marketing inseridas no moderno, dinâmico e competitivo contexto empresarial;
- Desenvolver as capacidades de actuação nos domínios de Marketing, através da utilização de ferramentas para ajudar a dinamizar e contagiar os restantes colaboradores da empresa com um espírito empreendedor eficaz;
- Efectuar uma análise detalhada das diferentes fases do processo de apreciação e formulação estratégica, bem como fornecer alguns dos instrumentos disponíveis para a sua realização.
 
Destinatários/Pré-Requisitos
Este curso é destinado a empresários, directores comerciais e de marketing, gestores de produto, marcas e mercados, gestores, quadros de empresas e público em geral.
Este curso não apresenta requisitos de acesso.
 
Modalidade de Formação
Formação de actualização/ aperfeiçoamento.
 
Forma de Organização da Formação
Formação presencial.
 
Conteúdos Programáticos
1. A Estratégia Empresarial (4 Horas)
1.1. O planeamento estratégico
1.2. A Visão, Missão, Objectivos e Políticas
1.3. Recursos disponíveis
1.4. Enquadramento da empresa com o meio envolvente
1.5. A estratégia global
1.6. Prioridades estratégicas
1.7. A tipologia de estratégias
1.8. Modelos de análise estratégica

2. O Processo de Marketing (4 Horas)
2.1. A análise das oportunidades de Marketing
2.2. A definição de mercados e sua participação
2.3. A tipologia de estratégias de Marketing
2.3.1. Estratégias de defesa ou manutenção e de desenvolvimento da quota de mercado do "líder"
2.3.2. Estratégias de ataque adoptadas pelos “desafiadores”
2.3.3. Estratégias básicas dos “seguidores”
2.3.4. Estratégias do especialista em “nichos de mercado”

3. O Diagnóstico de Marketing e a Formulação Estratégica (4 Horas)
3.1. Análise SWOT
3.1.1. Análise da envolvente externa e interna
3.1.2. Definição dos factores críticos de sucesso
3.1.3. Definição das competências distintivas
3.1.4. Análise das alternativas estratégicas potenciais
3.2. Aplicação da matriz produtos/mercados
3.3. Determinação das fontes de mercado
3.3.1. Segmentação de mercados
3.3.2. Segmentos-alvo
3.3.3. Conceito de Valor
3.3.4. Posicionamento

4. O Plano de Marketing (4 Horas)
4.1. Vantagens da sua utilização
4.2. As etapas da implementação do Plano de Marketing
4.2.1. A Visão, Missão, Objectivos, Estratégias e Políticas
4.2.2. A organização do Plano de Marketing
4.2.3. A análise da situação: Diagnóstico Externo e Interno
4.2.4. O estabelecimento de objectivos de Marketing
4.2.5. A criação e escolha de estratégias
4.2.6. A definição de tarefas e a atribuição de responsabilidades e de recursos
4.2.7. A formulação de programas e tácticas de Marketing
4.2.8. A formalização do Plano de Marketing
4.2.9. A comunicação e implementação do plano de Marketing
4.3. A avaliação e o controlo de Marketing
4.4. Definição de planos de contingência
 
Metodologias de Formação
- Expositiva;
- Interrogativa;
- Demonstrativa;
- Activa.
 
Critérios e Metodologias de Avaliação
Avaliação Diagnóstica: aplicada no início do curso;
No final do curso o Formando irá avaliar:
- Formador;
- Acção de Formação;
- Entidade Formadora.
 
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio;
- Apresentações multimédia (PowerPoint).
 
Espaços e Equipamentos
Sala tipo "escola".
- Projector de vídeo;
- Quadro Branco.
 
Condições Gerais
  • A Key School reserva-se ao direito de não realizar as acções de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes;
  • Os cursos Key School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional;
  • Garantia de realização da acção de formação: Se pretender desde já garantir a realização da acção de formação basta que no momento da inscrição indique nas observações que pretende essa garantia. Implica o pagamento de 6 inscrições;
  • Valores isentos de IVA.
  • Para validação da inscrição, pagamento de 30% do valor total do curso.
 
Descontos
A partir do ano 2017, será atribuído um desconto de 5% no valor total de curso, aos formandos Key School que já frequentaram formações anteriores (apenas aplicável a formações 2017).
 
Próximas ações
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
 
 
Área de formação
(MKEM) Estratégias de Marketing
Tipo de cliente
Empresa
Particular
Local
Porto
Lisboa
-
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