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KEY Training & Consulting
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Key School Formação Áreas de formação Marketing
Marketing-Mix: Marketing Operacional
(MKMM) Marketing-Mix: Marketing Operacional
 
 
Enquadramento
O modelo do marketing-mix engloba o conjunto de instrumentos controláveis de marketing também conhecida por 4 P's (Product, Price, Place and Promotion) que a empresa utiliza para produzir a resposta desejada no seu mercado-alvo.
 
Objectivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes com os conhecimentos necessários para a utilização da ferramenta marketing-mix (4P´s). Esta ferramenta é extremamente útil no suporte à execução da estratégia de comercialização de novos produtos, optimização estas 4 variáveis (Product, Price, Placement, Promotion), tentando maximizar a resposta do mercado.
 
Objectivos Específicos
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar e analisar as diferentes variáveis do marketing mix;
- Definir estratégias de preços;
- Definir a promoção e a comunicação que deverão ser utilizadas para oferta dos seus serviços.
 
Destinatários/Pré-Requisitos
Este curso destina-se a todos os profissionais de marketing que queiram entender melhor o funcionamento de uma empresa “orientada para o mercado e para o cliente”, e público em geral.

 
Modalidade de Formação
Formação de actualização/ aperfeiçoamento
 
Forma de Organização da Formação
Formação presencial
 
Conteúdos Programáticos
1. Introdução (1 Hora)
1.1. A articulação do marketing enquanto visão estratégica das organizações e unidade operacional de gestão
1.2. O Marketing Estratégico e o Marketing Operacional

2. A articulação das políticas de marketing mix: a comunicação, a distribuição, o preço e o produto (3,5 Horas)
2.1. Conceito de produto e noção de valor, custo e satisfação
2.2. Distinção entre produto, marca e embalagem
2.3. Os conceitos de Benefício Núcleo, Produto Genérico, Produto Esperado, Produto Ampliado e Produto Potencial
2.4. A organização de um departamento de marketing na indústria e nos serviços

3. Os processos de desenvolvimento de novos produtos (4 Horas)
3.1. Ciclo de vida do produto
3.2. Características e funcionalidades (Marca, Modelo e Embalagem)
3.3. Estratégias de posicionamento do produto
3.4. Lançamento de novos produtos e qualidade
3.5. Qualidade real vs qualidade percebida pelos Clientes
3.6. Aparência do produto – a importância do design
3.7. Serviço pré-venda e pós-venda
3.8. Garantias

4. Estratégias de Preços (4 Horas)
4.1. O Preço como variável do Marketing Mix
4.2. Relação entre preço e ciclo de vida do produto
4.3. Estratégias associadas ao preço
4.4. Estratégias de negociação de preços
4.5. Descontos, ofertas e promoções
4.6. Tipos de financiamento

5. Estratégias de Distribuição (4 Horas)
5.1. Importância da distribuição como variável de marketing
5.2. Canais de distribuição – conceitos, criação e manutenção
5.3. Gestão dos cadeia de distribuição
5.4. Estruturas e funções típicas do canal de distribuição
5.5. Desenho e implementação de um sistema de distribuição
5.6. Níveis de serviço
5.7. Utilização das novas tecnologias

6. Estratégias de Comunicação (4,5 Horas)
6.1. Os meios de comunicação em marketing
6.2. Publicidade
6.3. Relações públicas
6.4. A força de vendas
6.5. Marketing directo (correio, telefone, e-mail, web marketing, SMS)
6.6. Estratégias de promoção
6.7. Gestão de merchandising
6.8. Utilização das novas tecnologias na distribuição (Internet, Tecnologias Móveis, CRM)
 
Metodologias de Formação
- Expositiva
- Interrogativa
- Demonstrativa
- Activa
 
Critérios e Metodologias de Avaliação
Avaliação Diagnóstica: aplicada no início do curso;
No final do curso o Formando irá avaliar:
- Formador;
- Acção de Formação;
- Entidade Formadora.
 
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio;
- Apresentações multimédia (PowerPoint).
 
Espaços e Equipamentos
Sala tipo "escola".
- Computador;
- Projector de vídeo;
- Quadro Branco.
 
Condições Gerais
  • A Key School reserva-se ao direito de não realizar as acções de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes;
  • Os cursos Key School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional;
  • Garantia de realização da acção de formação: Se pretender desde já garantir a realização da acção de formação basta que no momento da inscrição indique nas observações que pretende essa garantia. Implica o pagamento de 6 inscrições;
  • Clientes particulares estão isentos de IVA.
  • Para validação da inscrição, pagamento de 30% do valor total do curso.
 
Descontos
A partir do ano 2014, será atribuído um desconto de 5% no valor total de curso, aos formandos Key School que já frequentaram formações anteriores (apenas aplicável a formações 2014).
 
Próximas ações
Novembro Dezembro
 
 
Área de formação
(MKMM) Marketing-Mix: Marketing Operacional
Tipo de cliente
Empresa
Particular
-
Segurança *   5 + 6 =  insira o resultado



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