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(MKMM)

Marketing-Mix: Marketing Operacional

Enquadramento

O modelo do marketing-mix engloba o conjunto de instrumentos controláveis de marketing também conhecida por 4 P's (Product, Price, Place and Promotion) que a empresa utiliza para produzir a resposta desejada no seu mercado-alvo.

Objectivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes com os conhecimentos necessários para a utilização da ferramenta marketing-mix (4P´s). Esta ferramenta é extremamente útil no suporte à execução da estratégia de comercialização de novos produtos, optimização estas 4 variáveis (Product, Price, Placement, Promotion), tentando maximizar a resposta do mercado.

Objectivos Específicos

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar e analisar as diferentes variáveis do marketing mix;
- Definir estratégias de preços;
- Definir a promoção e a comunicação que deverão ser utilizadas para oferta dos seus serviços.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais de marketing que queiram entender melhor o funcionamento de uma empresa “orientada para o mercado e para o cliente”, e público em geral.

Modalidade de Formação

Outras acções de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução (1 Hora)
1.1. A articulação do marketing enquanto visão estratégica das organizações e unidade operacional de gestão
1.2. O Marketing Estratégico e o Marketing Operacional

2. A articulação das políticas de marketing mix: a comunicação, a distribuição, o preço e o produto (3,5 Horas)
2.1. Conceito de produto e noção de valor, custo e satisfação
2.2. Distinção entre produto, marca e embalagem
2.3. Os conceitos de Benefício Núcleo, Produto Genérico, Produto Esperado, Produto Ampliado e Produto Potencial
2.4. A organização de um departamento de marketing na indústria e nos serviços

3. Os processos de desenvolvimento de novos produtos (4 Horas)
3.1. Ciclo de vida do produto
3.2. Características e funcionalidades (Marca, Modelo e Embalagem)
3.3. Estratégias de posicionamento do produto
3.4. Lançamento de novos produtos e qualidade
3.5. Qualidade real vs qualidade percebida pelos Clientes
3.6. Aparência do produto – a importância do design
3.7. Serviço pré-venda e pós-venda
3.8. Garantias

4. Estratégias de Preços (4 Horas)
4.1. O Preço como variável do Marketing Mix
4.2. Relação entre preço e ciclo de vida do produto
4.3. Estratégias associadas ao preço
4.4. Estratégias de negociação de preços
4.5. Descontos, ofertas e promoções
4.6. Tipos de financiamento

5. Estratégias de Distribuição (4 Horas)
5.1. Importância da distribuição como variável de marketing
5.2. Canais de distribuição – conceitos, criação e manutenção
5.3. Gestão dos cadeia de distribuição
5.4. Estruturas e funções típicas do canal de distribuição
5.5. Desenho e implementação de um sistema de distribuição
5.6. Níveis de serviço
5.7. Utilização das novas tecnologias

6. Estratégias de Comunicação (4,5 Horas)
6.1. Os meios de comunicação em marketing
6.2. Publicidade
6.3. Relações públicas
6.4. A força de vendas
6.5. Marketing directo (correio, telefone, e-mail, web marketing, SMS)
6.6. Estratégias de promoção
6.7. Gestão de merchandising
6.8. Utilização das novas tecnologias na distribuição (Internet, Tecnologias Móveis, CRM)

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Activa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Acção de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projector de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

  • A Key School reserva-se ao direito de não realizar as acções de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes;
  • Os cursos Key School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional;
  • Garantia de realização da acção de formação: Se pretender desde já garantir a realização da acção de formação basta que no momento da inscrição indique nas observações que pretende essa garantia. Implica o pagamento de 6 inscrições;
  • Valores isentos de IVA.
  • Para validação da inscrição, pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

A partir do ano 2018, será atribuído um desconto de 5% no valor total de curso, aos formandos Key School que já frequentaram formações anteriores (apenas aplicável a formações 2018).

PRÓXIMAS DATAS

MAIS INFORMAÇÕES

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Informações Curso

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Tipo de cliente

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