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(PJGP)

Gestão de Projectos

Enquadramento

A gestão de projectos, em consonância com as melhores práticas e os padrões internacionais considerados actualmente relevantes, tornou-se um imperativo para as organizações. No actual ambiente competitivo global não é mais possível continuar a permitir que os projectos apresentem desvios significativos nos custos, nos prazos e na qualidade.

Objectivos Gerais

Este curso visa dotar os formandos de técnicas de planeamento e estruturação de projectos, bem como dos conhecimentos necessários para implementar e acompanhar as diferentes fases de um projecto.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:
- Identificar as competências necessárias para gerir de forma eficaz um projecto;
- Saber estruturar e planear um projecto;
- Saber adoptar uma forma de trabalho “orientada para projectos”;
- Definir objectivos realistas e mensuráveis para os projectos;
- Saber estimar custos e timings para as diferentes etapas do projecto;
- Utilizar as melhores técnicas e metodologias;
- Utilizar as “work breakdown structures”;
- Gerir um projecto ao longo do seu ciclo de vida;
- Criar e utilizar sistemas de monitorização e controlo dos projectos.

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais das várias áreas funcionais envolvidos ou com potencial de intervenção na gestão, desenvolvimento e implementação de projectos e público em geral.
Este curso não exige requisitos de acesso.

Modalidade de Formação

Outras acções de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos e fundamentos de Gestão de projectos (3 Horas)
1.1. Conceito de projecto
1.2. Tipos de projectos
1.3. Características dos projectos
1.4. O fracasso e o sucesso dos projectos
1.5. Ciclo de vida dos projectos
1.6. Grupos de processos de gestão de projectos
1.7. Interacção entre os grupos de processos
1.8. Normalização da gestão de projectos – PMI e o PMBOK
1.9. Influências organizacionais de projectos
1.10. Áreas de especialização e de conhecimento de gestão de projectos
1.11. Project Management Office (PMO)
1.12. Diferença entre gestores de projectos e PMO

2. Factores empresariais e técnicas aplicadas à gestão de projectos (1 Hora)
2.1. Factores ambientais aplicados à gestão de projectos
2.2. Selecção de projectos
2.3. Selecção de softwares para gestão de projectos

3. O Gestor de Projectos e a constituição da equipa do projecto (2 Horas)
3.1. Papel do gestor de projectos
3.2. Perfil do gestor de projectos
3.3. As pessoas e as equipas

4. Planeamento e Organização de Projectos (3 Horas)
4.1. Os objectivos do projecto
4.2. Alvos, requisitos, especificações do projecto
4.3. Desenvolvimento do plano do projecto
4.4. Elaboração da WBS
4.5. Definição das actividades
4.6. Sequência de actividades
4.7. Os recursos
4.8. Estimar os recursos e durações das actividades/ método PERT
4.9. Documentação da organização do projecto

5. Técnicas de planificação (organograma de tarefas) (2 Horas)
5.1. Definição dos marcos (milestones) do projecto
5.2. Gráficos de Gantt
5.3. Diagrama de rede
5.4. Caminho crítico
5.5. Folgas
5.6. Alocação e nivelamento de recursos
5.7. Compressão do prazo por Crashing

6. Planeamento da gestão do risco do projecto (2 Horas)
6.1. Identificação dos riscos
6.2. Ferramentas e técnicas utilizadas
6.3. Registo de riscos
6.4. Análise qualitativa dos riscos
6.5. Análise quantitativa dos riscos
6.6. Planeamento da resposta aos riscos
6.7. Estratégias para riscos negativos ou ameaças
6.8. Monitorizar e controlar os riscos
6.9. A inclusão das probabilidades – critérios para tratamento de incerteza

7. Gestão dos custos (1 Hora)
7.1. Custos em projectos
7.2. Plano de contas do projecto
7.3. Estimativa de custos
7.4. Orçamento de custos
7.5. Ferramentas e técnicas utilizadas - Earned Value Management

8. Controlo e acompanhamento da gestão de projectos (1 Hora)
8.1. Controlo das modificações
8.2. O controlo dos prazos
8.3. A gestão da qualidade: plano, ferramentas e controlo da qualidade
8.4. A gestão da informação: organização da circulação da informação

9. Encerramento do projecto (1 Hora)
9.1. Encerramento do projecto ou fase
9.2. Encerramento administrativo
9.3. Encerramento técnico
9.4. Conteúdo do relatório de encerramento

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Activa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Acção de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projector de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

  • A Key School reserva-se ao direito de não realizar as acções de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes;
  • Os cursos Key School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional;
  • Garantia de realização da acção de formação: Se pretender desde já garantir a realização da acção de formação basta que no momento da inscrição indique nas observações que pretende essa garantia. Implica o pagamento de 6 inscrições;
  • Valores isentos de IVA.
  • Para validação da inscrição, pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

A partir do ano 2018, será atribuído um desconto de 5% no valor total de curso, aos formandos Key School que já frequentaram formações anteriores (apenas aplicável a formações 2018).

PRÓXIMAS DATAS

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