key_school
(QLNI)

A Norma NP EN ISO 9001:2015

Enquadramento

A certificação de uma empresa passa pela avaliação e reconhecimento formal do seu Sistema de Gestão da Qualidade por uma entidade externa, de acordo com um referencial internacionalmente reconhecido. O primeiro passo rumo à certificação de uma empresa passa pela adopção de um Sistema de Gestão da Qualidade alicerçado na norma NP EN ISO 9001:2015. Para isso, é essencial conhecer os conceitos fundamentais da Qualidade e saber interpretar os requisitos da referida norma, verificando que a qualidade pode ser aplicada com vantagens evidentes, sem grandes complicações e investimentos, por qualquer organização, independentemente da sua actividade ou dimensão.

Objectivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos necessários para identificar e interpretar os requisitos definidos na norma de Sistemas de Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001:2015.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

- Identificar as normas da família ISO 9000;
- Conhecer os princípios gerais de orientação da gestão da qualidade;
- Dominar os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015.

Destinatários

Este curso destina-se a directores, técnicos da qualidade e responsáveis pelos projectos de implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade e, ainda, de uma forma geral, a todos os interessados na temática da Qualidade. Público em geral.
Este curso não apresenta requisitos de acesso.

Modalidade de Formação

Outras acções de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. Princípios gerais de orientação da normas ISO 9001:2015 (3 Horas)
1.1. A finalidade de um sistema de gestão da qualidade 
1.2. Novos conceitos e terminologias
1.3. Os novos princípios de gestão da qualidade 

2. As normas da família ISO 9000 (3 Horas)
2.1. NP EN ISO 9000:2005: Fundamentos e vocabulário
2.2. NP EN ISO 9001:2015: Requisitos
2.3. NP EN ISO 9004:2011Linhas de orientação para melhoria de desempenho
2.4.NP EN ISO 19011:2012 Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão da qualidade e/ou de gestão ambiental

3. Interpretação dos requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015 (12 Horas)  
3.1. Os Princípios da Gestão da Qualidade 
3.2. A Norma NP EN ISO 9001:2015/ Alterações 
3.3. Termos e Definições 
3.4. Contexto da organização 
3.4.1. Compreender a organização e o seu contexto 
3.4.2. Compreender as necessidades e expectativas das partes interessadas externas 
3.4.3. Determinar o âmbito do SGQ 
3.4.4. Sistema de gestão da qualidade e respectivos processos 
3.5. Liderança  
3.5.1. Liderança e compromisso 
3.5.2. Política 
3.5.3. Funções, responsabilidade e autoridades organizacionais 
3.6. Planeamento  
3.6.1. Ações para tratar riscos e oportunidades 
3.6.2. Objectivos da qualidade e como os atingir 
3.6.3. Planeamento das alterações 
3.7. Suporte 
3.7.1. Recursos 
3.7.2. Competências 
3.7.3. Consciencialização 
3.7.4. Comunicação 
3.7.5. Informação documentada 
3.8. Operacionalização 
3.8.1. Planeamento e controlo operacional 
3.8.2. Requisitos para produtos e serviços 
3.8.3. Design e desenvolvimento de produtos e serviços 
3.8.4. Controlo dos processos, produtos e serviços de fornecedores externos 
3.8.5. Produção e prestação do serviço 
3.8.6. Libertação de produtos e serviços 
3.9. Avaliação do Desempenho 
3.9.1. Monitorização, medição, análise e avaliação 
3.9.2. Auditoria interna 
3.9.3. Revisão pela gestão 
3.10. Melhoria 

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Activa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Acção de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projector de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

  • A Key School reserva-se ao direito de não realizar as acções de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes;
  • Os cursos Key School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional;
  • Garantia de realização da acção de formação: Se pretender desde já garantir a realização da acção de formação basta que no momento da inscrição indique nas observações que pretende essa garantia. Implica o pagamento de 6 inscrições;
  • Valores isentos de IVA.
  • Para validação da inscrição, pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

A partir do ano 2018, será atribuído um desconto de 5% no valor total de curso, aos formandos Key School que já frequentaram formações anteriores (apenas aplicável a formações 2018).

PRÓXIMAS DATAS

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações preencha o formulário:

Informações Curso

(QLNI) A Norma NP EN ISO 9001:2015

Tipo de cliente

key_school
key_school
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.