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KEY Training & Consulting
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Key School Formação Áreas de formação Saúde
(SASC) Secretariado Clínico
 
 
Enquadramento
Os clientes criam as primeiras impressões sobre uma empresa através da forma como são atendidos. A recepcionista é, geralmente, o primeiro contacto com a empresa, sendo um elemento essencial de Relações Públicas. Saber atender contribui decisivamente para a consolidação de uma imagem de qualidade e de competência de uma empresa. O secretariado clínico deve também contribuir eficazmente para a organização e controlo do trabalho administrativo, nomeadamente no âmbito da gestão da informação, de comunicação e de imagem organizacional.
 
Objectivos Gerais
Este curso visar dotar os participantes com os conhecimentos, competências, métodos e instrumentos que conduzam a uma eficaz gestão do serviço do secretariado e do apoio clínico e médico.
 
Objectivos Específicos
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:
- Compreender e redigir correctamente o vocabulário médico;
- Adequar os seus comportamentos às diferentes situações com utentes e profissionais de saúde;
- Desempenhar adequadamente a função técnica de Secretariado Clínico;
- Organizar e gerir o tempo;
- Comunicar eficazmente: Comunicação escrita e telefónica.">">
 
Destinatários
Este curso destina-se a secretárias, telefonistas, recepcionistas e todos os profissionais que sejam responsáveis pela função de secretariado clínico. Público em geral.
Este curso não apresenta requisitos de acesso.
 
Modalidade de Formação
Outras acções de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
 
Forma de Organização da Formação
Formação presencial.
 
Conteúdos Programáticos
1. Regulamentação e legislação vigente relativa aos diferentes estabelecimentos de saúde (2 Horas)
1.1. Sistema Nacional de Saúde e organização do Serviço Nacional de Saúde (SNS);
1.2. Unidades prestadoras de cuidados de saúde e tipos de estabelecimentos hospitalares;
1.3. Organização das principais estruturas: aspectos essenciais de gestão e financiamento;
1.4. Instâncias de decisão e relações estabelecidas com a tutela;
1.5. Sistema de segurança social e outros subsistemas de saúde: regime geral e outros regimes;
1.6. Organização administrativa.

2. Posicionamento ético e deontologicamente adequado (2 Horas)
2.1. Direitos e Deveres dos Utentes (legislação em vigor);
2.2. O Gabinete do Utente (encaminhamento);
2.3. Sigilo profissional: noção de sigilo, violação do segredo, punições, sanções;
2.4. Limitações de acesso ao Processo Clínico individual dos doentes.

3. Vocabulário médico: compreensão e redacção correcta (2 Horas)
3.1. Principais termos usados para identificar as células, tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano, bem como, o seu funcionamento;
3.2. Identificação de forma sumária dos tipos de patologias mais prevalecentes;
3.3. Conhecimentos ao nível dos exames complementares de diagnóstico mais frequentes – para que servem e como são feitos (exames imagiológicos, biopsias, análises sanguíneas e da urina, exames bacteriológicos e citológicos, etc.)

4. Adequação de comportamentos às situações de relacionamento com os diferentes profissionais de saúde, pacientes e seus familiares (2 Horas)
4.1. Etapas de uma boa comunicação;
4.2. Imagem de profissionalismo e qualidade;
4.3. Aspectos-chave do bom acolhimento: recepção e encaminhamento (questionar, informar e orientar);
4.4. Capacidades pessoais de relacionamento interpessoal face aos diferentes interlocutores;
4.5. Diferentes manifestações de violência e agressividade: aspectos que as desencadeiam, análise e justificação do porquê de determinadas condutas; enfrentar situações de conflito e gestão de reclamações;
4.6. Imprevistos e Ser Pró-activo.

5. A função do Secretariado Clínico na vertente técnica e psicológica (2,5 Horas)
5.1. Desempenho a nível de missões, tarefas e competências profissionais;
5.2. Níveis e graus de responsabilidade;
5.3. Exigências, preocupações e expectativas dos diferentes interlocutores;
5.4. O papel de interface: interagir com os superiores hierárquicos, colegas de trabalho, doentes e seus familiares e outros profissionais de saúde.

6. Organização e gestão do tempo (2,5 Horas)
6.1. Eficiência, produtividade e qualidade do trabalho;
6.2. Problemas de organização do trabalho;
6.3. Estilo de organização dominante e implicações práticas (localização dos principais desperdiçadores do tempo);
6.4. Obstáculos pessoais a uma boa organização pessoal e gestão do tempo;
6.5. Planificação da actividade e distinção das prioridades segundo o grau de urgência e importância das tarefas;
6.6. Instrumentos de organização e simplificação das tarefas;
6.7. Critérios de organização dos arquivos (tipos de informação e suportes físicos; ciclo de vida dos documentos/processos clínicos; operações de tratamento documental e controlo dos movimentos);
6.8. Sistemas de classificação e domínios de aplicação; o plano de arquivo;
6.9. Gestão do espaço físico: posições e meios de sinalização.

7. Eficácia na Comunicação Escrita (2,5 Horas)
7.1. Situações profissionais que recorrem à escrita: os diferentes tipos de texto;
7.2. Análise de cada situação escrita com método: técnicas de análise de conteúdo (cartas, circulares, notas internas, ofícios, memorandos…);
7.3. Construção do texto, selecção e ordenação das ideias com coerência: redigir para ser lido e compreendido (definir objectivos a alcançar; enriquecer o vocabulário);
7.4. Princípios de coesão, clareza, coerência e concisão exigidos ao texto profissional;
7.5. Optimização da apresentação, considerando as normas portuguesas.

8. Relação Telefónica (2,5 Horas)
8.1. Telefone como instrumento privilegiado de relações públicas e veículo de imagem;
8.2. Expressões a evitar, expressões a usar;
8.3. Diagrama de procedimentos na emissão e recepção de chamadas: anotar e transmitir a informação com clareza e precisão
8.4. Informação e sigilo profissional;
8.5. Casos difíceis: analisar as situações; adequar as perguntas; concluir com êxito.
 
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Activa.
 
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Acção de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.
 
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).
 
Espaços e Equipamentos
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projector de vídeo.
- Quadro Branco.
 
Condições Gerais
  • A Key School reserva-se ao direito de não realizar as acções de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes;
  • Os cursos Key School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional;
  • Garantia de realização da acção de formação: Se pretender desde já garantir a realização da acção de formação basta que no momento da inscrição indique nas observações que pretende essa garantia. Implica o pagamento de 6 inscrições;
  • Valores isentos de IVA.
  • Para validação da inscrição, pagamento de 30% do valor total do curso.
 
Descontos
A partir do ano 2018, será atribuído um desconto de 5% no valor total de curso, aos formandos Key School que já frequentaram formações anteriores (apenas aplicável a formações 2018).
 
Próximas ações
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
 
 
Área de formação
(SASC) Secretariado Clínico
Tipo de cliente
Empresa
Particular
Local
Porto
Lisboa
-
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