Consultoria Integrada de Recursos Humanos

  • Análise à Cultura e Clima Organizacional

    • É crucial compreender que a Cultura e o Clima Organizacional, são capazes de fazer uma empresa ser bem-sucedida e, ter sustentabilidade no mercado atual. Ao conhecer as suas particularidades, é possível gerir com maior eficácia os dois campos, bem como colher os resultados no médio e longo prazo na empresa conseguindo profissionais mais felizes, motivados e focados no que realmente importa. Empresas de referência, como a Google, têm já um CCO (Chief Culture Officer) que trata da vertente gestão pela cultura que se torna hoje, mais e mais um must have no mundo organizacional.

      VANTAGENS:
      • Visão transversal e comparativa intra e interdepartamentais;
      • Alinhamento entre expetativas individuais e objetivos organizacionais;
      • Identificação de fatores críticos de sucesso;
      • Identificação das áreas que necessitam de intervenção e, respetivas sugestões de melhoria.
  • Avaliação de Desempenho

    • Sendo a Avaliação de Desempenho, um dos vetores essenciais da Gestão de Recursos Humanos na atualidade é, também, pela sua natureza, um dos instrumentos de mais sensível implementação nas organizações. Como tal, concetualizar e implementar um Sistema de Avaliação de Desempenho, é um dos processos mais desafiantes da GRH em que é necessário, a cada momento do seu desenvolvimento, criar relações de confiança quer com a gestão de topo, quer com a equipa, como forma de facilitar o percurso.

      VANTAGENS:
      • Apoio à criação de uma cultura de desempenho, com as ferramentas adequadas, para poder gerir esse mesmo desempenho;
      • Permite rentabilizar o potencial de cada colaborador;
      • Apoio à criação de um sistema de incentivos mais justo e equitativo;
      • Permite articular os resultados do Sistema de Avaliação de Desempenho com o Sistema de Gestão de Carreira;
      • Estruturação dos planos formativos individuais e coletivos.
  • Avaliação Psicológica e Testes de Personalidade

    • Numa Organização, o bem-estar dos colaboradores nos seus diferentes níveis de hierarquia, é crucial  e está diretamente relacionado com os níveis de produtividade. A Avaliação Psicológica permite diagnosticar o estado afetivo, cognitivo e de personalidade da pessoa, revelando tanto as dificuldades, como os recursos internos disponíveis para superá-los, assim, como as potencialidades que nem sempre são conhecidas. Assim, o principal objetivo da Avaliação Psicológica é ajudar a compreender o funcionamento da pessoa, com vista à identificação de estratégias de intervenção para aumentar o seu bem-estar.

      VANTAGENS:
      • Permite a identificação mais objetiva da problemática para intervenção adequada;
      • Permite o estudo da personalidade, competências cognitivas e competências da memória, entre muitas outras dimensões da psique;
      • Investir nas pessoas facilita a produtividade, aumenta a relação de confiança entre elas e a empresa, e faz crescer o seu nível de motivação e satisfação com o trabalho.
  • Descrição e Análise de Funções

    • A Descrição e Análise de Funções, continua a ser central para o sucesso das outras  técnicas da Gestão de Recursos Humanos, permitindo aos colaboradores  o conhecimento das suas tarefas e responsabilidades, assim como, as expetativas e os objetivos desejados com o cumprimento das mesmas. É um procedimento sistemático e estruturado; descreve e resume o conteúdo da(s) função(ões) que fazem parte de uma organização, ou seja, é uma análise que pode incidir sobre uma ou mais funções. Uma correta análise e descrição de cada função torna-se numa correta e eficaz gestão de pessoas.

      VANTAGENS:
      • Apoia a Gestão, Administração e a tomada de decisões dos Recursos Humanos;
      • Permite obter um conhecimento específico das funções de um colaborador, nomeadamente, um conhecimento do conteúdo e contexto da função;
      • Contribui para o desempenho organizacional (produtividade, eficiência e competitividade);
      • Permite determinar padrões comportamentais essenciais para o trabalho exercido pelos colaboradores numa empresa.
  • Gestão de Carreiras

    • A Gestão de Carreiras está ancorada a diversos mecanismos de GRH, tais como gestão de competências, formação adequada e possibilidade de desenvolvimento dos profissionais de cada organização e deve ser cuidadosamente planeada por cada empresa, garantindo, assim, que o seu sucesso será duradouro. Quando uma organização deixa ao acaso a sucessão para as suas funções-chave, arrisca-se a perder sua vantagem competitiva. Para que tal não aconteça, o investimento no planeamento e gestão de carreiras é fundamental para a gestão atual.

      VANTAGENS:
      • Redução da Rotatividade de Pessoal;
      • Qualificação dos Colaboradores, com uma melhoria gradual no seu desempenho, promovendo o desenvolvimento de suas competências técnicas e comportamentais;
      • Melhoria constante dos produtos e serviços;
      • Aumento da Competitividade no mercado;
      • Retenção de Talentos.
  • Onboarding Estratégico

    • O processo de acolhimento e integração tem início mesmo antes do novo colaborador dar entrada na organização, sendo, no entanto, decisivo aquando a entrada real, pois um processo de acolhimento e integração adequado, fornece ao colaborador a oportunidade de conhecer a cultura da organização para a qual vai trabalhar. Um colaborador bem acolhido e bem integrado, torna-se num colaborador mais comprometido e conhecedor das posturas a ter enquanto elemento da organização.

      VANTAGENS:
      • Apoio ao desenho do Manual de Acolhimento, que fornece informações essenciais da função, cultura e  missão da organização;
      • Facilita  rápida integração do colaborador, e sensação de pertença;
      • O conhecimento do local de trabalho e de toda a sua envolvência é determinante para um bom desempenho, refletindo-se na produtividade e sucesso organizacional.

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