Aplicação de Testes Psicológicos – Inteligência, Aptidão e Personalidade
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Objetivos Gerais
Este curso prático visa dotar os participantes, dos conhecimentos e capacidades necessários uma correta utilização e aplicação de testes psicológicos e, de entrevistas sustentadas em competências, com vista à condução de processos de recrutamento e seleção eficazes, adaptados às necessidades das funções e da organização.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades diretas ou de suporte, nos processos de recrutamento e seleção.
Objetivos Específicos
No final deste curso prático, os participantes deverão ser capazes de:
- Organizar o processo de seleção de talento, baseado em testes psicológicos e metodologias práticas reconhecidamente eficazes, de entrevista por competências;
- Identificar os principais testes psicológicos, e a sua importância em processos de seleção;
- Escolher e utilizar adequadamente os diferentes testes psicológicos, ajustados aos perfis de exigência das funções e suas áreas de expertise;
- Distinguir testes de inteligência, de aptidões específicas e questionários de personalidade;
- Identificar questões, trails e outros mecanismos práticos de suporte à entrevista por competências;
- Praticar a condução de sessões de aplicação de testes e de entrevistas por competências;
- Analisar e interpretar resultados no âmbito da seleção de candidatos e apresentação de short
list´s.
Conteúdos Programáticos
1. Testes Psicológicos: Aplicação, Interpretação e Limitações
6 Horas
2. Ética na Utilização dos Testes Psicológicos
1 Hora
3. Técnicas avançadas de Seleção
7 Horas
4. Interpretação de Resultados
7 Horas
5. Exercício Final
3 Horas
1.1 Recrutamento e seleção de talento: novos desafios e novas ferramentas;
1.2. Seleção de testes e definição do perfil de competências de diferentes funções;
1.3. Identificar e perceber a inteligência e a habilidade;
1.4. Competências técnicas e competências comportamentais;
1.5 Comportamentos e ações observáveis;
1.6. Identificação de traços de personalidade e aferição de comportamentos;
1.7. Técnicas de aplicação;
- Exercícios práticos e articulação com as finalidades do módulo-
2.1. Confidencialidade; direitos de autor e direitos do sujeito;
2.2. Organismos reguladores.
3.1. A entrevista por competências;
3.2. Organização e condução de um assessment centre;
3.3. Testes de inteligência e sua validação;
3.4. Testes de aptidão e suas limitações;
3.5. Testes de personalidade e suas conclusões comportamentais;
3.6. Dinâmicas de grupo e a sua correta utilização/execução;
- Exercícios práticos e articulação com as finalidades do módulo-
4.1. Estabelecer padrões funcionais;
4.2. Correção de testes, registo e validação de resultados;
4.3. Análise da informação recolhida e a tomada de decisão;
4.4. Comparação dos resultados dos testes psicológicos com o perfil de competências definido.
4.5. Elaboração da short list e respetivas conclusões.
5.1. Análise em pequenos grupos de “case study” onde os participantes irão desenvolver de forma prática e a partir de um caso de estudo real as competências trabalhadas durante o curso com vista ao assegurar da sua internalização e facilitação da futura transição das mesmas para o ambiente profissional;
5.2. Debate final e partilha de opiniões e experiências;
5.3. Desenvolvimento do PIM (Plano Individual de Melhoria) a partir das orientações KIM (Keep It in Mind).
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)