Prospeção Comercial - Métodos e Técnicas
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Objetivos Gerais
Este curso prático visa dotar os participantes dos conhecimentos, competências e técnicas, que contribuem para uma maior eficácia na prospeção comercial, na identificação de novos potenciais clientes e, no acompanhamento sistemático dos prospects.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais da área comercial e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.
Objetivos Específicos
No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Criar um plano de prospeção
- Identificar os métodos que permitem a prospeção eficaz de novas oportunidades no mercado;
- Apreender técnicas, estratégias e táticas que permitam uma maior produtividade na prospeção comercial.
Conteúdos Programáticos
1. O Processo Eficaz de Prospeção de Oportunidades de Vendas
2,5 Horas
2. Como selecionar Potenciais Clientes
2,5 Horas
3. Estabelecer o contacto com o potencial Cliente
2,5 Horas
4. Prospeção e Tecnologia
2,5 Horas
5. Simulações práticas.
2 Horas
1.1. O que significa Prospeção;
1.2. Gestão do ciclo de Vendas num mercado competitivo;
1.3. Diferença entre Venda e Prospeção;
1.4. Principais fontes de prospeção;
1.5. Melhores práticas de Prospeção: estratégia ofensiva para criação de oportunidades.
2.1. A importância de atingir o alvo-certo;
2.2. Definição de critérios de segmentação;
2.3. Actualizar e valorizar base de dados.
3.1. Como planear e abordar o Cliente;
3.2. Os diferentes tipos de abordagem ao Cliente: telefone, e-mail, presencial;
3.3. Como atrair a atenção dos potenciais novos Clientes;
3.4. Identificar decisores e influenciadores nos potenciais Clientes.
4.1. Prospeção e Redes Sociais (Linkedin, Whatsapp, Instagram, Facebook, Twitter, etc);
4.2. Criação de um email tipo de prospeção;
4.3. Outros Ferramentas.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)