key_school
(CPPT)

Compras: Procurement e o e-Procurement

DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS

O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.

Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos de Procurement e E-Procurement, bem como, das práticas eficazes nas compras, metodologias, técnicas e ferramentas, para uma adequada gestão de compras.

Objetivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer e compreender o Procurement, identificando as várias fases do processo de compra, desde a identificação da necessidade à receção do produto;
- Utilizar os processos de Procurement, como forma de melhorar a eficiência das aquisições;
- Reconhecer e entender os diversos tipos de compra;
- Compreender a importância do fornecedor como parceiro de negócio;
- Identificar, selecionar e gerir a relação com os fornecedores;
- Definir os indicadores de qualidade e prioridades na análise da qualidade nas compras;
- Reconhecer e entender o e-Procurement;
- Identificar e compreender a utilização os sistemas colaborativos relacionados com o Procurement.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades de Procurement; Gestão de Compras; Gestão e Execução ao nível do Aprovisionamento de bens e serviços e, público em geral.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos Fundamentais de Procurement (6 Horas)
1.1. Conceito de Procurement;
1.2. Questões Fundamentais do Procurement (Porquê Comprar / O que Comprar / A quem Comprar / Quanto Comprar / Duração do Stock / Onde Comprar / Quando Comprar / Como Comprar);
1.3. Aspetos Fundamentais do Procurement (Fornecedor / Qualidade / Preço / Relação Qualidade - Preço / Prazo de Entrega).

2. Organização nas Compras (4 Horas)
2.1. Conceitos;
2.2. Procura do Fornecedor;
2.3. Negociação e Comunicação;
2.4. Seleção do Fornecedor;
2.5. Efetivação do Pedido;
2.6. Receção e Controlo;
2.7. Suporte Documental.

3. Análise ABC nas Compras (4 Horas)
3.1. Conceito;
3.2. A Análise ABC.

4. Qualidade nas Compras (6 Horas)
4.1. Conceito de Qualidade;
4.2. Qualidade (Critério de Qualidade / Dimensão de Qualidade / Indicador de Qualidade);
4.3. Critério de Qualidade (Baseado no Produtor / Baseado no Consumidor / Baseado no Produto / Baseado no Valor / Transcendental);
4.4. Dimensão de Qualidade (Desempenho / Atributos / Fiabilidade / Durabilidade / Conformidade / Estética / Assistência / Qualidade Percebida);
4.5. Indicador de Qualidade (Indicador Chave de Desempenho / Categoria de Indicador / Tipo de Indicador);
4.6. Métodos de Amostragem (Sistemática / Aleatória / Por Subgrupo Racional).

5. Conceitos Fundamentais de e-Procurement (4 Horas)

5.1. Conceito de e-Procurement;
5.2. Conceitos de Informática e Rede de Informação;
5.3. Sistemas Colaborativos (e-Commerce / e-Business / Enterprise Resource Planning - ERP / Electronic Data Interchange - EDI / Pagamento Eletrónico / Catálogo Eletrónico);
5.4. Ferramentas de Apoio ao e-Procurement
(e-Sourcing / e-Tendering / e-Auctioning / Web-based ERP / e-MRO / e-Informing);
5.5. Implementação do e-Procurement.

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição na formação presencial, obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentarem mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2020.

PRÓXIMAS DATAS

Dez

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações preencha o formulário:

Informações Curso

(CPPT) Compras: Procurement e o e-Procurement

Tipo de cliente

key_school
key_school
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.