Compras: Procurement e o e-Procurement
Quero saber mais sobre o curso
Direitos de Autor e Direitos Conexos
O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.
Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos de Procurement e E-Procurement, bem como, das práticas eficazes nas compras, metodologias, técnicas e ferramentas, para uma adequada gestão de compras.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades de Procurement; Gestão de Compras; Gestão e Execução ao nível do Aprovisionamento de bens e serviços e, público em geral.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer e compreender o Procurement, identificando as várias fases do processo de compra, desde a identificação da necessidade à receção do produto;
- Utilizar os processos de Procurement, como forma de melhorar a eficiência das aquisições;
- Reconhecer e entender os diversos tipos de compra;
- Compreender a importância do fornecedor como parceiro de negócio;
- Identificar, selecionar e gerir a relação com os fornecedores;
- Definir os indicadores de qualidade e prioridades na análise da qualidade nas compras;
- Reconhecer e entender o e-Procurement;
- Identificar e compreender a utilização os sistemas colaborativos relacionados com o Procurement.
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos Fundamentais de Procurement
6 Horas
2. Organização nas Compras
4 Horas
3. Análise ABC nas Compras
4 Horas
4. Qualidade nas Compras
6 Horas
5. Conceitos Fundamentais de e-Procurement
4 Horas
1.1. Conceito de Procurement;
1.2. Questões Fundamentais do Procurement (Porquê Comprar / O que Comprar / A quem Comprar / Quanto Comprar / Duração do Stock / Onde Comprar / Quando Comprar / Como Comprar);
1.3. Aspetos Fundamentais do Procurement (Fornecedor / Qualidade / Preço / Relação Qualidade - Preço / Prazo de Entrega).
2.1. Conceitos;
2.2. Procura do Fornecedor;
2.3. Negociação e Comunicação;
2.4. Seleção do Fornecedor;
2.5. Efetivação do Pedido;
2.6. Receção e Controlo;
2.7. Suporte Documental.
3.1. Conceito;
3.2. A Análise ABC.
4.1. Conceito de Qualidade;
4.2. Qualidade (Critério de Qualidade / Dimensão de Qualidade / Indicador de Qualidade);
4.3. Critério de Qualidade (Baseado no Produtor / Baseado no Consumidor / Baseado no Produto / Baseado no Valor / Transcendental);
4.4. Dimensão de Qualidade (Desempenho / Atributos / Fiabilidade / Durabilidade / Conformidade / Estética / Assistência / Qualidade Percebida);
4.5. Indicador de Qualidade (Indicador Chave de Desempenho / Categoria de Indicador / Tipo de Indicador);
4.6. Métodos de Amostragem (Sistemática / Aleatória / Por Subgrupo Racional).
5.1. Conceito de e-Procurement;
5.2. Conceitos de Informática e Rede de Informação;
5.3. Sistemas Colaborativos (e-Commerce / e-Business / Enterprise Resource Planning - ERP / Electronic Data Interchange - EDI / Pagamento Eletrónico / Catálogo Eletrónico);
5.4. Ferramentas de Apoio ao e-Procurement
(e-Sourcing / e-Tendering / e-Auctioning / Web-based ERP / e-MRO / e-Informing);
5.5. Implementação do e-Procurement.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)