(CSLG)
Gestão Aduaneira do Comércio Internacional Novo
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos sobre a classificação pautal, origem e valor aduaneiro da mercadoria, por forma a determinar o tratamento aduaneiro incidente sobre as mercadorias, no âmbito do comércio internacional, bem como, as regras aplicáveis nessas matérias às mercadorias que transacionam.
Objetivos Específicos
No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Conhecer as soluções aduaneiras disponíveis e mais adequadas para determinados modelos de negócio;
- Analisar as questões aduaneiras relevantes numa transação e proceder à sua avaliação adequada;
- Distinguir e reconhecer os regimes aduaneiros e os regimes especiais e avaliar adequadamente a sua aplicação prática;
- Aplicar a um determinado modelo de negócio as simplificações/autorizações aduaneiras mais adequadas;
- Apontar as caraterísticas de cada uma das modalidades dos incoterms;
- Aplicar os incoterms na prática comercial;
- Apontar os intervenientes no comércio internacional e distinguir as suas funções;
- Distinguir as funções de cada um dos documentos de transporte.
- Conhecer as soluções aduaneiras disponíveis e mais adequadas para determinados modelos de negócio;
- Analisar as questões aduaneiras relevantes numa transação e proceder à sua avaliação adequada;
- Distinguir e reconhecer os regimes aduaneiros e os regimes especiais e avaliar adequadamente a sua aplicação prática;
- Aplicar a um determinado modelo de negócio as simplificações/autorizações aduaneiras mais adequadas;
- Apontar as caraterísticas de cada uma das modalidades dos incoterms;
- Aplicar os incoterms na prática comercial;
- Apontar os intervenientes no comércio internacional e distinguir as suas funções;
- Distinguir as funções de cada um dos documentos de transporte.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais (quadros superiores e intermédios) das áreas: Compras; Vendas e Logística e, público em geral com interesse em aprofundar os conhecimentos relacionados com as trocas internacionais de mercadorias.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Forma de Organização da Formação
Formação presencial.
Conteúdos Programáticos
1. Pilares Aduaneiros a considerar no Comércio Internacional de Mercadorias (6 Horas)
1.1. Classificação pautal das mercadorias;
1.2. Origem das mercadorias;
1.3. Valor Aduaneiro.
2. Soluções Aduaneiras para o seu modelo de Negócio (6 Horas)
2.1. Formalidades aduaneiras;
2.2. Regimes especiais;
2.2. Simplificações e estatutos aduaneiros.
3. A Exportação – Regime Aduaneiro (3 Horas)
3.1. Regras aplicáveis na exportação;
3.2. O circuito declarativo;
3.3. Documentos.
4. O IVA no Comércio Internacional (2 Horas)
4.1. O IVA na importação;
4.2. O IVA na exportação.
5. Incoterms – Condições de entrega (3 Horas)
5.1. Definição;
5.2. As diversas modalidades;
5.3. Responsabilidades do vendedor e do comprador.
6. Intervenientes no Comércio Internacional (2 Horas)
6.1. Cadeia logística;
6.2. Identificação e papel na cadeia logística.
7. O Transporte Marítimo e Aéreo de Mercadorias (1 Hora)
7.1. Convenções internacionais;
7.2 Documentos utilizados e sua utilização.
8. A Utilização da Internet (1 Hora)
8.1. Sites úteis;
8.2. Casos práticos.
1.1. Classificação pautal das mercadorias;
1.2. Origem das mercadorias;
1.3. Valor Aduaneiro.
2. Soluções Aduaneiras para o seu modelo de Negócio (6 Horas)
2.1. Formalidades aduaneiras;
2.2. Regimes especiais;
2.2. Simplificações e estatutos aduaneiros.
3. A Exportação – Regime Aduaneiro (3 Horas)
3.1. Regras aplicáveis na exportação;
3.2. O circuito declarativo;
3.3. Documentos.
4. O IVA no Comércio Internacional (2 Horas)
4.1. O IVA na importação;
4.2. O IVA na exportação.
5. Incoterms – Condições de entrega (3 Horas)
5.1. Definição;
5.2. As diversas modalidades;
5.3. Responsabilidades do vendedor e do comprador.
6. Intervenientes no Comércio Internacional (2 Horas)
6.1. Cadeia logística;
6.2. Identificação e papel na cadeia logística.
7. O Transporte Marítimo e Aéreo de Mercadorias (1 Hora)
7.1. Convenções internacionais;
7.2 Documentos utilizados e sua utilização.
8. A Utilização da Internet (1 Hora)
8.1. Sites úteis;
8.2. Casos práticos.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).
Espaços e Equipamentos
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Condições Gerais
1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.
Descontos
Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentaram mais que 1 curso KEY School, durante o ano de 2019.
MAIS INFORMAÇÕES
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