Gestão de Compras
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos, metodologias, técnicas e ferramentas necessários à Gestão de Compras e, desenvolver competências de análise dos macro processos de compras, da cadeia de valor.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais das áreas de: Logística; Operações; Compras; Distribuição e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.
Objetivos Específicos
No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Conhecer as ferramentas e modelos de gestão de compras;
- Identificar e posicionar-se nas várias fases do processo de compra: da identificação da necessidade à execução do contrato de aquisição;
- Identificar os vários critérios, dimensões e indicadores da qualidade;
- Identificar e selecionar os fornecedores, bem como desenvolver relacionamentos com os mercados;
- Negociar e estabelecer as condições e os termos contratuais mais favoráveis com os fornecedores;
- Definir indicadores e avaliar os fornecedores.
Conteúdos Programáticos
1. Gestão de Compras
1 Hora
2. A Gestão Estratégica das Compras
3 Horas
3. Gestão de Fornecedores
3 Horas
4. A Negociação de Compras
3 Horas
5. Os Contratos
1 Hora
6. TCO (Análise do custo total – Total Cost Ownership)
3 Horas
7. Sistemas de informação de suporte à Gestão de Compras
1,5 Horas
8. KPIS nas Compras
1 Hora
9. Gestão de Stocks
1,5 Horas
1.1. Âmbito de atuação e responsabilidades de um gestor de compras;
1.2. Interligação com outras funções e departamentos na empresa;
1.3. Ética nas compras.
2.1. Organização e princípios estratégicos aplicados nas compras;
2.2. A importância e impacto do planeamento no departamento de compras;
2.2. Macro pressões atuais nos mercados que influenciam a gestão de compras;
2.3. Análise SWOT na estratégia de compras;
2.4. Principais desafios organizacionais;
2.5. Gestão do cliente;
2.6. Análise de um estudo de caso e aplicação de medidas corretivas/preventivas.
3.1. Strategic Sourcing Plan;
3.2. Métodos de qualificação, seleção e avaliação de fornecedores;
3.3. Metodologias de acompanhamento e avaliação de fornecedores e monitorização de performance;
3.4. Registo e análise de reclamações e incidentes;
3.5. O impacto da qualidade dos fornecedores;
3.6. Os cadernos de encargos e respetiva importância nas compras – Exercício prático.
4.1. Estratégias e técnicas de negociação mais eficazes;
4.2. Planeamento da negociação;
4.3. Atitudes do gestor de compras na negociação;
4.4. A negociação de termos contratuais;
4.5. Role-Play (negociação).
5.1. Tipos de Contratos;
5.2. Gestão de Contratos;
5.3. O quadro de referência do direito civil que regula a contratação;
5.4. Outsourcing.
6.1. Os objetivos e vantagens do TCO;
6.2. O peso da análise do custo total nas decisões de Outsourcing;
6.3. Controlo de custos implementar;
6.3. O spend management e as necessidades de compra.
7.1. Tipos de ferramentas e aplicabilidade;
7.2. E-procurement direto e indireto;
7.3. Processos e estratégias de E-sourcing e aprovisionamento;
7.4. Plataformas web enable de facilitação dos processos de compras;
7.5. Aprovisionamento nas interfaces externa e interna.
8.1. Indicadores e fatores críticos de sucesso;
8.2. Atribuição dos principais indicadores;
8.3. Como e quando avaliar.
9.1. Stocks e respetivos custos;
9.2. Definição e cálculo de stock de segurança;
9.3 Quantidade Económica e Ponto de Encomenda;
9.4. Análise ABC.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)