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(CPGC)

Gestão de Compras Novo

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Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos, metodologias, técnicas e ferramentas necessários à Gestão de Compras e, desenvolver competências de análise dos macro processos de compras, da cadeia de valor.

Objetivos Específicos

No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Conhecer as ferramentas e modelos de gestão de compras;
- Identificar e posicionar-se nas várias fases do processo de compra: da identificação da necessidade à execução do contrato de aquisição;
- Identificar os vários critérios, dimensões e indicadores da qualidade;
- Identificar e selecionar os fornecedores, bem como desenvolver relacionamentos com os mercados;
- Negociar e estabelecer as condições e os termos contratuais mais favoráveis com os fornecedores;
- Definir indicadores e avaliar os fornecedores.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais das áreas de: Logística; Operações; Compras; Distribuição e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. Gestão de Compras (1 Hora)
1.1. Âmbito de atuação e responsabilidades de um gestor de compras;
1.2. Interligação com outras funções e departamentos na empresa;
1.3. Ética nas compras.

2. A Gestão Estratégica das Compras (3 Horas)
2.1. Organização e princípios estratégicos aplicados nas compras;
2.2. A importância e impacto do planeamento no departamento de compras;
2.2. Macro pressões atuais nos mercados que influenciam a gestão de compras;
2.3. Análise SWOT na estratégia de compras;
2.4. Principais desafios organizacionais;
2.5. Gestão do cliente;
2.6. Análise de um estudo de caso e aplicação de medidas corretivas/preventivas.

3. Gestão de Fornecedores (3 Horas)
3.1. Strategic Sourcing Plan;
3.2. Métodos de qualificação, seleção e avaliação de fornecedores;
3.3. Metodologias de acompanhamento e avaliação de fornecedores e monitorização de performance;
3.4. Registo e análise de reclamações e incidentes;
3.5. O impacto da qualidade dos fornecedores;
3.6. Os cadernos de encargos e respetiva importância nas compras – Exercício prático.

4. A Negociação de Compras (3 Horas)
4.1. Estratégias e técnicas de negociação mais eficazes;
4.2. Planeamento da negociação;
4.3. Atitudes do gestor de compras na negociação;
4.4. A negociação de termos contratuais;
4.5. Role-Play (negociação).

5. Os Contratos (1 Hora)
5.1. Tipos de Contratos;
5.2. Gestão de Contratos;
5.3. O quadro de referência do direito civil que regula a contratação;
5.4. Outsourcing.

6. TCO (Análise do custo total – Total Cost Ownership) (3 Horas)
6.1. Os objetivos e vantagens do TCO;
6.2. O peso da análise do custo total nas decisões de Outsourcing;
6.3. Controlo de custos implementar;
6.3. O spend management e as necessidades de compra.

7. Sistemas de informação de suporte à Gestão de Compras (1,5 Horas)
7.1. Tipos de ferramentas e aplicabilidade;
7.2. E-procurement direto e indireto;
7.3. Processos e estratégias de E-sourcing e aprovisionamento;
7.4. Plataformas web enable de facilitação dos processos de compras;
7.5. Aprovisionamento nas interfaces externa e interna.

8. KPIS nas Compras (1 Hora)
8.1. Indicadores e fatores críticos de sucesso;
8.2. Atribuição dos principais indicadores;
8.3. Como e quando avaliar.

9. Gestão de Stocks (1,5 Horas)
9.1. Stocks e respetivos custos;
9.2. Definição e cálculo de stock de segurança;
9.3 Quantidade Económica e Ponto de Encomenda;
9.4. Análise ABC.

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentaram  mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2019.

PRÓXIMAS DATAS

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