Gestão de Frotas
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos no domínio da gestão de frota automóvel.
Destinatários
Este curso destina-se a profissionais com responsabilidades de gestão de frota de automóveis e, público em geral.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Gerir a frota de viaturas para uma boa gestão das operações, dimensionamento e planeamento de frotas;
- Balancear custos e benefícios ao nível do transporte, implicando diretamente na diminuição dos gastos e manutenção da frota, obtendo assim uma vida útil mais dilatada dos equipamentos;
- Identificar e criar ferramentas para uma gestão mais eficiente, em função das necessidades da organização;
- Identificar e melhorar a qualidade do serviço prestado aos clientes;
- Mitigar custos e incrementar aumento na produtividade através do controlo, nomeadamente o combustível, utilização dos veículos, tempos de trabalho, redução dos tempos de espera.
Conteúdos Programáticos
1. Metodologias de gestão
5 Horas
2. Novas técnicas de sustentabilidade, avaliação e controlo de eficiência energética da frota
4 Horas
3. Aquisição de novos conhecimentos na área de negocio
4 Horas
4. Avaliação de fornecedores, serviços e processo de compras
5 Horas
5. Inovação e implementação de melhorias em processos existentes
4 Horas
6. Eficiência na comunicação organizacional
4 Horas
7. Conhecimentos básicos da legislação aplicável
4 Horas
1.1. O que é gestão de frota;
1.2. A importância de medir e controlar;
1.3. Principais KPI´s da gestão de frota;
1.4. Gestão da frota e seus custos;
1.5. Gestão da manutenção.
2.1. Gestão da manutenção;
2.2. Sistemas de Informação;
2.3. Estratégica energética.
3.1. Análise do meio envolvente contextual do sector de atividade;
3.2. Analise SWOT;
3.3. Estratégias de desenvolvimento de negociação e atuação;
3.4. Segmentação;
3.5. Diferenciação da área de negócio.
4.1. Importância do processo de monitorização dos fornecedores;
4.2. Definições estratégicas na seleção de fornecedores e serviços;
4.3. Definição e critérios na avaliação de fornecedores e serviços;
4.4. KPI´s
4.5. Parâmetros de avaliação de fornecedores;
4.6. Objetivos das compras;
4.7. A gestão estratégica das compras.
4.8. Políticas e procedimentos das compras;
4.9. Os processos das compras;
4.10. Gestão de reclamações a fornecedores;
4.11. Medidas de performance das compras e KPI;
4.12. Melhoria de processos e Benchmarking.
5.1. Filosofias de melhoria continua;
5.2. Fluxogramas;
5.3. Gestão do planeamento operacional e organizacional.
6.1. Conceito de comunicação;
6.2. Comunicação integrada;
6.3. Instrumentos de comunicação assertiva;
6.4. Estratégias de comunicação;
6.5. Planeamento da comunicação organizacional;
6.6. A comunicação como ferramenta para à eficácia organizacional.
7.1. Normas;
7.2. Regulamentos;
7.3. Legislação;
7.4. Aplicabilidade prática.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)