Técnicas de Negociação na Compra - Curso Prático
Quero saber mais sobre o curso
Direitos de Autor e Direitos Conexos
O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.
Objetivos Gerais
Este curso prático dotar os participantes dos conhecimentos e ferramentas necessários, para melhor gerir a função de negociação ao nível da Gestão de Compras, Stocks, Operações e Vendas, contribuindo para uma maior e melhor competitividade nas diversas áreas negociais.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades nas áreas de: Operações, Compras, Vendas e Distribuição e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.
Objetivos Específicos
No final deste curso prático, os participantes deverão ser capazes de:
- Comunicar eficazmente com os fornecedores e clientes;
- Dominar as técnicas e táticas básicas de negociação;
- Negociar com eficiência junto de fornecedores e clientes;
- Reduzir custos com fornecedores e negociar os melhores preços junto dos clientes.
Conteúdos Programáticos
1. O Mercado Competitivo
1 Hora
2. Princípios básicos de Negociação em Compras
5 Horas
3. A Negociação
6 Horas
4. Negociação Eletrónica
3 Horas
5. Prática de Negociação
3 Horas
1.1. A importância da fidelização de fornecedores;
1.2. Fatores que conduzem à melhoria da imagem da empresa durante todo o processo negocial;
1.3. Como alinhar as estratégias negociais com os objetivos e políticas da empresa.
2.1. O que compramos? Ideias e Satisfação ou Produtos e Serviços;
2.2. Elementos fundamentais da negociação:
2.2.1 Objetivos da negociação nas compras;
2.2.2. Quando negociar;
2.2.3. A importância da comunicação na negociação.
2.3. Fatores de êxito;
2.4. A persuasão na negociação:
2.4.1. Encontrar pontos comuns;
2.4.2. Estabelecer uma relação;
2.4.3.Criar credibilidade.
2.5. Métodos de persuasão para que a nossa argumentação seja aceite:
2.5.1. Captar a simpatia do outro;
2.5.2. Liderar pelo exemplo;
2.5.3. Identificar as motivações e responder em sintonia;
2.5.4. Técnicas de Rapport.
3.1. Como conduzir uma negociação;
3.2. Importância do conhecimento aprofundado dos Produtos / Serviços;
3.3. A importância do conhecimento do fornecedor;
3.4. Detetar o estilo de negociação do fornecedor;
3.5. A comunicação verbal e não verbal na negociação;
3.6. As etapas da negociação:
3.6.1. Conhecimento;
3.6.2. Argumentação;
3.6.3. Remate.
3.7. Os instrumentos fundamentais para persuadir, aconselhar, orientar e negociar:
3.7.1. Tipos de argumentos;
3.7.2. Preparação da argumentação;
3.7.3. Tratamento das objeções levantadas pelo Fornecedor;
3.7.4. Atitudes e comportamentos a adotar pelo negociador face às objeções do fornecedor.
3.8. Condução de uma entrevista de negociação:
3.8.1. Atitudes a adotar e a evitar;
3.8.2. Concessões e contrapartidas: como controlar as concessões e solicitar as exigências adequadas à empresa;
3.8.3. Técnicas de Remate.
4.1. E-Procurement;
4.2. Catálogos Eletrónicos e E-Marketplaces;
4.3. Consultas em Linha e Leilões Eletrónicos.
5.1. Simulação prática de diversas situações tipo de negociação.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)