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Comunicação Assertiva e Relações Interpessoais Novo

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Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos e técnicas que promovem a assertividade na comunicação e na gestão de situações laborais, expressando as suas necessidades, opiniões e preferências de forma clara e objetiva.

Objetivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Desenvolver a autoconfiança e eficácia nas comunicações interpessoais;
- Reduzir as reações emocionais na gestão de relacionamentos laborais;
- Reconhecer as barreiras que interferem numa boa prática da comunicação assertiva;
- Praticar a assertividade na gestão da comunicação diária;
- Gerir conflitos e adquirir acordos coletivos.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais com funções de coordenação, bem como público em geral,  que pretendam desenvolver e treinar as suas competências no âmbito comunicacional.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. Comunicação (2 Horas)
1.1. Conceito de Comunicação;
1.2. Comunicação: finalidades;
1.3. Comunicação: atitudes facilitadoras;
1.4. Comunicação: imagem;
1.5. Posturas que facilitam a comunicação;
1.6. Fatores fundamentais à comunicação.

2. Tipos de Comunicação (2,5 Horas)
2.1. Comunicação Verbal – compreender e expressar assertivamente as ideias;
2.2. Comunicação não-verbal;
2.3. Gestão das emoções;
2.4. Escuta empática;
2.5. A Importância da perceção nos relacionamentos profissionais;
2.6. Feedback como ferramenta de melhoria dos relacionamentos;
2.7. Abordagens assertivas.

3. O Comunicador (1 Hora)
3.1. Perfil do comunicador;
3.2. Tipos de comunicação.

4. Assertividade na Comunicação (2,5 Horas)
4.1. O que é?
4.2. Quando é necessária?
4.3. Obstáculos à comunicação assertiva;
4.4. Comunicação assertiva na gestão de conflitos;
4.5. Assertividade, produtividade e relacionamentos interpessoais:
   4.5.1. Aprender a ouvir;
   4.5.2. Comunicar opiniões de forma assertiva;
   4.5.3. Criticas positivas;
   4.5.4. Feedback positivo;
   4.5.5. Gestão de comportamentos passivos.

5. Barreiras à Comunicação Assertiva (2 Horas)
5.1. Interlocutores;
5.2. Meio ambiente.

6. Praticar a Assertividade (2 Horas)
6.1. Soluções práticas e realistas;
6.2. Exercícios Práticos e Role Play.

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentaram  mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2019.

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