key_school
(COIT)

Comunicação Empresarial - Comunicação Interna Ascendente e Descendente Novo

DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS

O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.

Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem aumentar a sua eficácia, no âmbito das comunicações internas estabelecidas em contexto profissional - entre chefia, colaboradores e colegas - promovendo comportamentos individuais em prol da equipa, e a gestão emocional de situações e a relação com os outros.

Objetivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Comunicar de forma transparente e autoconfiante, promovendo a confiança recíproca;
- Gerir ações que reforcem a coesão interna;
- Ser assertivos e facilitadores da assertividade na interação com os outros;
- Exprimir pontos de vista diferentes com segurança e sem gerar atitudes defensivas da parte dos outros;
- Lidar com diferentes estilos comunicacionais.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais que pretendam desenvolver competências no âmbito comunicacional, mais especificamente na área da comunicação interna e, público em geral. 

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Conteúdos Programáticos

1. Reconhecer o perfil de comunicação individual e da equipa (2 Horas)
1.1. O perfil de comunicação da equipa – diagnóstico e reflexão;
1.2. Autodiagnóstico sobre o meu perfil comunicacional;
1.3. A profecia autorrealizadora: como “aquilo que penso sobre os outros” influencia o seu comportamento.

2. Uma questão de escolha (in) consciente: passivo, agressivo, manipulador ou… assertivo? (2 Horas)
2.1. Passivo, agressivo, manipulador ou o rastilho reativo;
2.2. A assertividade ou a arte de pró-agir na relação com os outros;
2.3. Assertividade: um caminho de autoafirmação e de construção de relações fundadas na transparência e na confiança;
2.4. Formas típicas de resposta não-assertiva;
2.5. “Tu”, “Nós”, “Eles” ou “Eu”: como a comunicação na 1ª pessoa reforça a responsabilidade.

3. Praticar a assertividade em relacionamentos interpessoais baseados em valores (3 Horas)
3.1. Princípios e valores basilares do relacionamento interpessoal: reconhecer e respeitar os seus direitos e os dos outros;
3.2. De dentro para fora: a assertividade nos pensamentos, nos sentimentos e na ação;
3.3. Escutar de forma assertiva.

4. Equipas assertivas e emocionalmente saudáveis (2 Horas)
4.1. Ser assertivo em situações de interação grupal.

5. Plano de Desenvolvimento Individual (2 Horas)
5.1. Do autodiagnóstico individual à identificação de competências comunicacionais a melhorar
Compromisso para uma melhoria contínua.

6. Caraterizar o âmbito do desenvolvimento e gestão de equipas e pessoas (3 Horas)
6.1. As responsabilidades associadas à gestão e desenvolvimento de pessoas:
   6.1.1. Missão, desafios, valores e cultura da organização;
   6.1.2. Analisar os resultados do seu estilo pessoal de gestão e liderança.
6.2. Identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
6.3. Diagnosticar as necessidades de evolução das pessoas e das equipas;
6.4. Organizar o trabalho e facilitar a progressão individual/coletiva;
6.5. Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas;
6.6. Identificar fatores facilitadores da motivação e as situações que promovem desmotivação.

7. Feedback construtivo e melhorar o desempenho (2 Horas)
7.1. Adotar uma atitude positiva e construtiva., - Saber escutar e desenvolver a empatia;
7.2. Utilizar argumentos adaptados aos diferentes interlocutores, para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos;
7.3. Gestão de conflitos (Técnica PUF);
7.4. A importância da Gestão emocional;
7.5. Simulações práticas utilizando diversos cenários.

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição na formação presencial, obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentarem mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2020.

PRÓXIMAS DATAS

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações preencha o formulário:

Informações Curso

(COIT) Comunicação Empresarial - Comunicação Interna Ascendente e Descendente

Tipo de cliente

key_school
key_school
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.