key_school
(COEE)

Comunicação Escrita Contexto Empresarial

Enquadramento

Escrevemos para informar e informamos para promover uma acção. A escrita é a forma privilegiada de comunicar, tanto internamente como com os clientes e fornecedores. Esta forma de comunicar levanta, essencialmente, duas questões. A primeira reside nas dúvidas de carácter geral – a pontuação, a ortografia, a articulação das ideias – que surgem a qualquer redactor. A segunda prende-se com a especificidade do vocabulário e do estilo da linguagem que nem sempre concorrem para uma compreensão inequívoca dos textos que produz.

Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes de conhecimentos suficientes que lhe permitam redigir textos comerciais de uma forma eficaz e correcta.

Objetivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar os diversos tipos de Comunicação Escrita;
- Comunicar eficazmente, utilizando a expressão escrita;
- Analisar metodicamente um texto escrito e retirar dele a informação essencial;
- Analisar documentos modelo para visualizar o cumprimento das regras;
- Redigir documentos de acordo com as normas estabelecidas.

Destinatários

É destinado a assistentes, secretárias, pessoal administrativo e a todos os interessados em melhorar a sua comunicação escrita. Público em geral.
Este curso não exige requisitos de acesso.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. A comunicação escrita (2 Horas)
1.1. Reconhecer a importância da comunicação escrita
1.2. Descrever as situações profissionais que recorrem à escrita
1.3. Os diferentes tipos de textos
1.4. Identificar as dificuldades imediatas

2. Respeitar as regras de redacção comercial (2,5 Horas)
2.1. Fórmula de cortesia
2.2. Uso de letras maiúsculas/minúsculas
2.3. Uso de palavras em itálico
2.4. Uso de estrangeirismos
2.5. Uso da numeração
2.6. Uso dos símbolos das unidades de medida
2.7. Uso de siglas e abreviaturas
2.8. Uso de expressões
2.9. Uso de sinais: hífen, aspas, parêntesis

3. Analisar o destinatário e o contexto (2,5 Horas)
3.1. Identificar o destinatário do texto e as suas características
3.2. Definir os objectivos a alcançar e a finalidade do texto
3.3. Os diferentes estilos de redacção em função do assunto e do destinatário
3.4. O texto integrado na estratégia e imagem da organização
3.5. O texto como acto de comunicação e influência

4. Estruturar o pensamento (1,5 Horas)
4.1. Classificar e hierarquizar as suas ideias
4.2. Distinguir o que é essencial e o que é acessório
4.3. Colocar em evidência as ideias-chave
4.4. Conceber um plano claro e coerente

5. Estruturar o texto (1,5 Horas)
5.1. A estrutura e a objectividade do texto
5.2. Articular as ideias: os encadeamentos lógicos
5.3. Respeitar as regras da legibilidade: o parágrafo, a frase, as palavras, a pontuação
5.4. Fornecer ritmo às frases
5.5. Conjugar no seu texto informação e convicção
5.6. Humanizar as suas mensagens
5.7. Informar através dos assuntos, das sínteses, dos títulos, da apresentação

6. Características dos textos comerciais (2 Horas)
6.1. A carta comercial
6.2. O e-mail
6.3. O relatório
6.4. A acta
6.5. A comunicação interna
6.6.O memorando

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentaram  mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2018.

PRÓXIMAS DATAS

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações preencha o formulário:

Informações Curso

(COEE) Comunicação Escrita Contexto Empresarial

Tipo de cliente

key_school
key_school
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.