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(COAP)

Técnicas de Apresentação

Enquadramento

Todos os profissionais têm necessidade de comunicar, seja com clientes externos, na participação em reuniões, na apresentação de temas em conferências ou em equipas de trabalho da sua própria organização. A apresentação de ideias, projectos ou produtos são situações onde a capacidade de expressão desempenha um papel preponderante. A eficácia de uma apresentação está em saber manter um perfeito equilíbrio entre o que dizemos e a forma como o dizemos.

Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os formandos das mais eficazes técnicas de comunicação, desenvolvendo competências destinadas à preparação e condução de apresentações eficazes, persuasivas e motivadoras.

Objetivos Específicos

No final deste curso os formandos serão capazes de:

- Definir o objectivo da apresentação e a estratégia de comunicação;
- Identificar as barreiras à comunicação e as atitudes facilitadoras da comunicação;
- Seleccionar a expressão corporal a adoptar numa apresentação;
- Gerir o tempo de intervenção;
- Aplicar técnicas para controlar o medo, a ansiedade e as falhas de memória;
- Adequar a postura de forma a controlar o público;
- Concluir a apresentação de forma sintética e prática.

Destinatários

Este curso destina-se a directores, quadros médios e superiores, formadores, profissionais que necessitam de fazer apresentações em público para pequenas ou grandes audiências e público em geral.
Este curso não apresenta requisitos de acesso.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. Técnicas de apresentação (1,5 Horas)
1.1. A apresentação de produtos, serviços e ideias como processo estruturado
1.2. Características de um bom apresentador
1.3. As diversas fases da apresentação: preparação, estruturação e exposição

2. Preparação e estruturação da apresentação (3 Horas)
2.1. Identificar o contexto da apresentação
2.2. Finalidade e objectivos
2.3. Análise prévia da audiência
2.4. Elaboração de um plano geral
2.5. Formalização do plano geral
2.6. Desenvolvimento das ideias chave
2.7. A estrutura de um discurso persuasivo
2.8. As etapas chave da apresentação
2.9. Planificar para gerir o tempo de forma eficaz
2.10. Definição da documentação a entregar
2.11. Definição dos suportes áudio e/ou visuais

3. Suportes de apoio à apresentação (3 Horas)
3.1. Principais meios audiovisuais
3.2. A escolha dos suportes de apoio de acordo com os objectivos
3.3. O espaço físico e as distâncias
3.4. Enfocar a atenção do grupo
3.5. O PowerPoint como ferramenta de construção de slides
3.6. A utilização do data-show
3.7. Como se movimentar em função dos suportes

4. Falar em público (3 Horas)
4.1. Técnicas anti-stress
4.2. Relaxamento controlado e respiração disciplinada
4.3. A imagem e as primeiras impressões
4.4. Estabelecer contacto com a audiência
4.5. Os recursos pessoais: a voz, o olhar, os gestos, a postura e a movimentação
4.6. A comunicação verbal
4.7. O humor na comunicação
4.8. A postura e o controlo gestual
4.9. Interacção da linguagem verbal com a linguagem não verbal
4.10. A clareza do discurso
4.11. As “brancas” na comunicação
4.12. Lidar com o imprevisto

5. A voz (2,5 Horas)
5.1. Aquecimento Vocal
5.2. Relaxamento e postura corporal
5.3. Respiração como suporte para a voz
5.4. Dicção
5.5. Articulação
5.6. Projecção

6. A interacção com a audiência (3 Horas)
6.1. Como iniciar a apresentação
6.2. Métodos para captar e manter a atenção
6.3. Responder às perguntas colocadas durante a apresentação
6.4. Utilizar as técnicas da escuta e reformulação
6.5. Adoptar uma estratégia adequada em situação de conflito
6.6. Fazer face a situações difíceis: objecções, agressividade ou indiferença
6.7. Lançar o debate no final de uma apresentação
6.8. O fecho da apresentação

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentaram  mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2018.

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