Balanced Scorecard
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos necessários à implementação de projectos de BSC, tais como o desdobramento de objetivos, planos de desenvolvimento, comunicação e implementação, a gestão da mudança e o uso de ferramentas de Business Performance Management (BPM) para apoio à gestão estratégica, serão detalhadamente abordados.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais interessados em desenvolver competências que permitam o desenvolvimento e criação de um Balanced Scorecard.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Diagnosticar a necessidade de adoção de um Balanced Scorecard;
- Elencar os recursos necessários para o desenvolvimento de um Balanced Scorecard;
- Elaborar os planos de formação, desenvolvimento, implementação, comunicação e seleção de iniciativas para um Balanced Scorecard;
- Desdobrar objetivos para os níveis inferiores de uma organização;
- Elaborar especificações para ferramentas de Business Performance Management (BPM) aplicado ao Balanced Scorecard.
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos básicos de Gestão Estratégica e Balanced Scorecard (BSC)
1 Hora
2. Técnicas avançadas para a construção de um BSC
3 Horas
3. Comunicação e implementação de um BSC
3 Horas
4. O desafio tecnológico
3 Horas
5. Integração do BSC
2 Horas
1.1. A abordagem metodológica à Gestão Estratégica.
2.1. Diagnóstico de necessidades;
2.2. Constituição da equipa de BSC e programa de formação;
2.3. Programa de desenvolvimento do BSC;
2.4. Alinhamento da organização com o BSC.
3.1. Plano de implementação;
3.2. Técnicas e plano de comunicação.
4.1. Fontes e gestão da informação num BSC;
4.2. Automação do BSC;
4.3. Ferramentas de suporte;
4.4. Captura, verificação, validação de dados, Reporting.
5.1. Strategic Performance Management;
5.2. Arquitectura integrada de apoio à gestão;
5.3. Estimativa e cálculo do ROI (Return on Investment) de um BSC.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)