Construção do Business Plan - Curso Prático
Quero saber mais sobre o curso
Direitos de Autor e Direitos Conexos
O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.
Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos e competências técnicas, que permitem a estruturação e elaboração do Plano de negócios e seus componentes.
Destinatários
Este curso destina-se a todos profissionais e empreendedores, que pretendam iniciar uma atividade profissional por conta própria; empresários que pretendam lançar uma nova unidade de negócio no contexto da sua empresa, ou constituir nova empresa.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Estruturar as diferentes componentes do Plano de Negócios;
- Definir objetivos, visão e missão do negócio a que se propõem;- Elaborar um programa de análise de mercado;
- Selecionar os canais de pesquisa mais adequados, ao contexto do Plano de Negócios.
Conteúdos Programáticos
1. Plano de Negócios
1 Hora
2. Identificação e definição da ideia de negócio
2 Horas
3. Definição dos princípios do Plano de Negócio
2 Horas
4. Plano de negócios - Análise de mercado
2 Horas
5. Plano de negócios - Plano de Marketing
3 Horas
6. Plano de negócios - Plano Operacional
2,5 Horas
7. Plano de negócios - Plano Financeiro
3 Horas
8. Implementação e Medidas de controlo
1,5 Horas
9. Projeto Construção Business Plan: Elaboração de um Plano de Negócios
1 Hora
1.1. Da ideia à oportunidade de negócio;
1.2. Definição de etapas para a elaboração de plano de negócios;
1.3. Os diferentes módulos que constituem o Plano de Negócios.
2.1. Identificação clara dos produtos e / ou serviços a desenvolver;
2.2. Identificação genérica de mercado para implementação de ideia de negócio;
2.3. Análise PEST à ideia de negócio;
2.4. Identificação de competências técnicas e pessoais para a implementação da ideia de negócio.
3.1. Elaboração de Sumário executivo;
3.2. Missão da empresa;
3.3. Objetivos pretendidos;
3.4. Setor de atividade – definição de CAE – Código de Atividade Económica;
3.5. Enquadramento tributário – Forma jurídica da empresa;
3.6. Capital Social;
3.7. Recursos a envolver.
4.1. Procura Potencial;
4.2. Oferta Existente;
4.3. Matriz de operação & Parceiros;
4.4. Matriz de Porter – Análise das 5 forças.
5.1. Descrição de produto e/ou serviços;
5.2. Análise SWOT;
5.3. Marketing Mix;
5.4. Estrutura comercial;
5.5. Definição de localização.
6.1. Definição de processos operacionais;
6.2. Definição de estrutura de pessoal.
7.1. Definição de Investimento;
7.2. Elaboração de Mapa de Amortizações (definição de prazos de amortização);
7.3. Projeções económicas;
7.4. Estimativas de custo;
7.5. Demonstração de Resultados;
7.6. Mapa de CashFlow;
7.7. Resumo de indicadores de viabilidade:
7.7.1. Taxa Interna de Retorno – TIR;
7.7.2. Valor Atual Liquido – VAL;
7.7.3. Prazo de Retorno de Investimento – PRI;
7.7.4. Retorno de Capitais Próprios.
8.1. Definição de cronograma de implementação;
8.2. Definição de medidas de controlo e ações corretivas para eventuais desvios;
8.3. Avaliação final do negócio:
8.3.1. Utilização de indicadores de desempenho da gestão.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)