(COCC)
Comunicação Assertiva e Relações Interpessoais
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos e técnicas que promovem a assertividade na comunicação e na gestão de situações laborais, expressando as suas necessidades, opiniões e preferências de forma clara e objetiva.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Desenvolver a autoconfiança e eficácia nas comunicações interpessoais;
- Reduzir as reações emocionais na gestão de relacionamentos laborais;
- Reconhecer as barreiras que interferem numa boa prática da comunicação assertiva;
- Praticar a assertividade na gestão da comunicação diária;
- Gerir conflitos e adquirir acordos coletivos.
- Desenvolver a autoconfiança e eficácia nas comunicações interpessoais;
- Reduzir as reações emocionais na gestão de relacionamentos laborais;
- Reconhecer as barreiras que interferem numa boa prática da comunicação assertiva;
- Praticar a assertividade na gestão da comunicação diária;
- Gerir conflitos e adquirir acordos coletivos.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais com funções de coordenação, bem como público em geral, que pretendam desenvolver e treinar as suas competências no âmbito comunicacional.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Conteúdos Programáticos
1. Comunicação (2 Horas)
1.1. Conceito de Comunicação;
1.2. Comunicação: finalidades;
1.3. Comunicação: atitudes facilitadoras;
1.4. Comunicação: imagem;
1.5. Posturas que facilitam a comunicação;
1.6. Fatores fundamentais à comunicação.
2. Tipos de Comunicação (2,5 Horas)
2.1. Comunicação Verbal – compreender e expressar assertivamente as ideias;
2.2. Comunicação não-verbal;
2.3. Gestão das emoções;
2.4. Escuta empática;
2.5. A Importância da perceção nos relacionamentos profissionais;
2.6. Feedback como ferramenta de melhoria dos relacionamentos;
2.7. Abordagens assertivas.
3. O Comunicador (1 Hora)
3.1. Perfil do comunicador;
3.2. Tipos de comunicação.
4. Assertividade na Comunicação (2,5 Horas)
4.1. O que é?
4.2. Quando é necessária?
4.3. Obstáculos à comunicação assertiva;
4.4. Comunicação assertiva na gestão de conflitos;
4.5. Assertividade, produtividade e relacionamentos interpessoais:
4.5.1. Aprender a ouvir;
4.5.2. Comunicar opiniões de forma assertiva;
4.5.3. Criticas positivas;
4.5.4. Feedback positivo;
4.5.5. Gestão de comportamentos passivos.
5. Barreiras à Comunicação Assertiva (2 Horas)
5.1. Interlocutores;
5.2. Meio ambiente.
6. Praticar a Assertividade (2 Horas)
6.1. Soluções práticas e realistas;
6.2. Exercícios Práticos e Role Play.
1.1. Conceito de Comunicação;
1.2. Comunicação: finalidades;
1.3. Comunicação: atitudes facilitadoras;
1.4. Comunicação: imagem;
1.5. Posturas que facilitam a comunicação;
1.6. Fatores fundamentais à comunicação.
2. Tipos de Comunicação (2,5 Horas)
2.1. Comunicação Verbal – compreender e expressar assertivamente as ideias;
2.2. Comunicação não-verbal;
2.3. Gestão das emoções;
2.4. Escuta empática;
2.5. A Importância da perceção nos relacionamentos profissionais;
2.6. Feedback como ferramenta de melhoria dos relacionamentos;
2.7. Abordagens assertivas.
3. O Comunicador (1 Hora)
3.1. Perfil do comunicador;
3.2. Tipos de comunicação.
4. Assertividade na Comunicação (2,5 Horas)
4.1. O que é?
4.2. Quando é necessária?
4.3. Obstáculos à comunicação assertiva;
4.4. Comunicação assertiva na gestão de conflitos;
4.5. Assertividade, produtividade e relacionamentos interpessoais:
4.5.1. Aprender a ouvir;
4.5.2. Comunicar opiniões de forma assertiva;
4.5.3. Criticas positivas;
4.5.4. Feedback positivo;
4.5.5. Gestão de comportamentos passivos.
5. Barreiras à Comunicação Assertiva (2 Horas)
5.1. Interlocutores;
5.2. Meio ambiente.
6. Praticar a Assertividade (2 Horas)
6.1. Soluções práticas e realistas;
6.2. Exercícios Práticos e Role Play.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Condições Gerais
1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição na formação presencial, obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.
7. Para frequência dos cursos de Informática os Clientes Particulares e Empresariais, deverão fazer recurso a computador próprio.
8. Os cursos de Microsoft Office serão ministrados na versão solicitada pelo Cliente.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.
7. Para frequência dos cursos de Informática os Clientes Particulares e Empresariais, deverão fazer recurso a computador próprio.
8. Os cursos de Microsoft Office serão ministrados na versão solicitada pelo Cliente.
Horários
ONLINE:
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
PRESENCIAL:
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Descontos
Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentarem mais que 1 curso KEY School, durante o ano de 2022.
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