Gestão de Conflitos
Quero saber mais sobre o curso
Direitos de Autor e Direitos Conexos
O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.
Objetivos Gerais
Este curso prático, visa dotar os participantes dos conhecimentos e competências que permitem gerir com sucesso, as situações de conflito em que se encontrem, direta ou indiretamente envolvidos, reconhecendo o papel decisivo no processo de evolução.
Destinatários
Este curso destina-se, de uma forma geral, a todos os profissionais que pretendam gerir de forma eficaz as suas competências ao nível do relacionamento interpessoal e comunicação assertiva.
Objetivos Específicos
No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Compreender as causas e origens dos conflitos;
- Identificar as vantagens e as desvantagens de cada conflito;
- Analisar os conflitos emergentes, estimando os seus prejuízos;
- Aplicar competências de diálogo, escuta, e comunicação na mediação de conflitos;
- Conhecer e compreender as melhores ferramentas para cada tipo de conflito;
- Prever e prevenir a emergência de conflitos.
Conteúdos Programáticos
1. A importância da Comunicação e a Escuta Ativa
2 Horas
2. A dinâmica dos Conflitos
2 Horas
3. A Gestão de Conflitos
4 Horas
4. Técnicas eficazes de resolução de Conflitos.
4 Horas
1.1. Definição de Comunicação;
1.2. Diferentes formas de comunicar;
1.3. O impacto da comunicação aos diferentes níveis;
1.4. O papel da comunicação nos resultados;
1.5. Técnicas de escuta ativa: O papel do diálogo interno;
1.6. O papel da empatia na escuta ativa;
1.7. A escuta ativa como estratégia de resposta.
2.1. Definição de conflito
2.2. Vantagens e desvantagens dos conflitos
2.3. Os custos e as causas dos conflitos
2.4. A prevenção das consequências destrutivas dos conflitos
2.5. O papel do indivíduo no conflito
3.1. As 3 abordagens fundamentais na gestão de conflitos;
3.2. A comunicação e a escuta ativa como elementos fundamentais na mediação;
3.3. Estratégias de resolução de conflitos: Vantagens e Desvantagens;
3.4. Ferramentas de resolução de conflitos;
3.5. Conflitos adicionais:
3.5.1. Conflitos interpessoais;
3.5.2. Conflitos baseados em necessidades.
4.1. Reconhecimento, recompensa e motivação ;
4.2. A disciplina positiva;
4.3. Técnicas de negociação;
4.4. Gestão do Stress;
4.5. Ferramentas de resolução de conflitos.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)