Inteligência Emocional, Social e as Relações Interpessoais
Quero saber mais sobre o curso
Direitos de Autor e Direitos Conexos
O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.
Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem identificar os componentes da sua inteligência emocional e social e, desenvolver práticas decisivas no contexto do seu papel individual, no âmbito dos relacionamentos interpessoais que estabelecem em contexto profissional e social.
Destinatários
É destinado a todos os interessados no desenvolvimento de competências relacionais para uma vida mais produtiva, tanto pessoal como profissional e público em geral.
Objetivos Específicos
No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Compreender o conceito e importância de inteligência emocional;
- Identificar as componentes de inteligência emocional e social;
- Compreender a natureza das emoções;
- Dominar as competências básicas da inteligência emocional;
- Compreender a importância dos relacionamentos interpessoais no sucesso profissional e social;
- Dominar as técnicas principais de inteligência social nos contextos profissional e social;
- Aplicar, na prática, os conceitos de inteligência social no domínio da comunicação, da persuasão e dos relacionamentos interpessoais.
Conteúdos Programáticos
1. A Inteligência Emocional
3 Horas
2. Ferramentas práticas de Gestão Emocional: Competências intrapessoais e interpessoais.
3,5 Horas
3. Inteligência e Consciência Social
3,5 Horas
4. A Empatia e Escuta Ativa
3 Horas
5. Relacões Interpessoais
3 Horas
1.1. Definição e evolução do conceito;
1.2. Q.I. versus Q.E.;
1.3. Benefícios do desenvolvimento da inteligência emocional;
1.4. As bases biológicas da Emoção;
1.5. Emoção versus Razão;
1.6. Funções da Emoção.
2.1. Âncoras e posições percetivas;
2.2. Auto-conhecimento; Auto-domínio e Auto-motivação;
2.3. Empatia;
2.4. Aptidões sociais.
3.1. Definição e relevância de inteligência social;
3.2. Gestão emocional dos relacionamentos e interações;
3.3. A ligação entre Inteligência Social e Emocional;
3.4. A vantagem das competências sociais nos relacionamentos interpessoais;
3.5. Skills fundamentais de inteligência emocional e social e, o seu impacto no sucesso dos relacionamentos interpessoais;
3.6. Avaliação da inteligência social individual.
4.1. A aplicação da empatia na prática – técnicas e aplicações;
4.2. Técnicas de diálogo e empatia;
4.3. A importância e o impacto do rapport;
4.4. Os sistemas de representação e o seu impacto na comunicação e nos relacionamentos.
5.1. O papel das relações interpessoais no sucesso pessoal e profissional;
5.2. A inteligência emocionall e social no contexto dos relacionamentos interpessoais;
5.3. Técnicas de influência e persuasão interpessoal;
5.4. A responsabilidade social no contexto dos relacionamentos interpessoais;
5.5. Estratégias de resolução de conflitos interpessoais;
5.6. A importância da ética.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)