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(LIEV)

Gestão de Equipas Virtuais Novo

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Objetivos Gerais

Este curso, eminentemente prático, visa dotar os participantes de um conjunto de ferramentas e habilidades de gestão de equipas de excelência, através de métodos comprovadamente eficazes de liderança operacional, adaptados ao contexto do trabalho virtual.

Objetivos Específicos

No final deste curso prático, os participantes serão capazes de:
- Dominar técnicas práticas de motivação de equipas e de pessoas em ambiente remoto;
- Compreender o papel de uma liderança próxima e participativa no processo de mobiliização de equipas e geração de compromissos;
- Identificar situações geradoras de stress e desenvolver uma eficiente gestão emocional – pessoal e na equipa;
- Dominar técnicas de comunicação assertiva e dirigida a soluções e acordos;
- Melhorar a capacidade de persuasão para melhor conseguir obter os resultados desejados;
- Melhorar competências de gestão do tempo através de uma matriz de otimização da produtividade adaptada à atividade;
- Desenvolver capacidades práticas de delegação e acompanhamento de resultados em contexto virtual.

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais com responsabilidades de Direção, Gestão, Liderança e, público em geral.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Conteúdos Programáticos

1. A Adaptação à Mudança Como Competência Crítica dos Líderes “VICA”  (2 Horas)
1.1. Perceber a resistência à mudança (pessoal e dos outros) num contexto de mudança global;
1.2. A liderança à distância: uma questão de responsabilidades partilhadas;
1.3. A importância de integrar o processo de mudança na cultura da equipa;
1.4. Atributos-chave de liderança para o esforço de mudança;
1.5. Definição de objetivos específicos para a implementação da mudança;
1.6. Metodologias práticas de implementação da mudança;
1.7. Exercício Prático: Gerir a mudança pessoal com inteligência emocional.

2. Os Desafios do Novo Líder Virtual (4 Horas)
2.1. Melhorar a experiência do colaborador: o binómio emoção-razão;
2.2. Estilos de liderança e sua adequação pessoal;
2.3. Definir uma estratégia de modificação de comportamentos;
2.4. Atuar com ética e coerência – análise de “ameaças” e “pontos fracos”;
2.5. Práticas de liderança situacional adaptadas a equipas virtuais;
2.6. Exercício Prático: Desenvolver um plano de acção pessoal para uma liderança de sucesso.

3. Motivar Equipas de Elite em Ambiente Virtual Promovendo Responsabilizações (4 Horas)
3.1. Novas realidades e novas formas de moldar as equipas;
3.2. Definição da estratégia de compromisso;
3.3. Criar sinergias genuínas com os colaboradores;
3.4. Objetivos individuais e coletivos, progresso e contribuição;
3.5. Preparar as condições para a aceitação partilhada;
3.6. Acompanhar e monitorizar;
3.7. Caso Prático de Plano de Alinhamento de Equipas.

4. Analisar e Prevenir Conflitos em Ambiente Virtual (2 Horas)
4.1. Os custos e as consequências dos conflitos: ineficiências e bloqueios;
4.2. A prevenção das consequências destrutivas dos conflitos;
4.3. Estratégias práticas para identificar e lidar com conflitos em contexto presencial e remoto;
4.4. O Coaching e a liderança de proximidade como processo chave na prevenção e gestão de conflitos;
4.5. Exercício prático com base em caso de estudo.

5. A Comunicação de “Proximidade” em Contexto Virtual (3 Horas)
5.1. A comunicação assertiva como ferramenta de implementação da mudança;
5.2. A importância da criação de fóruns virtuais de reforço do sentimento de equipa;
5.3. Diagnósticos do estilo pessoal de comunicação e de “fluidez da comunicação na equipa”;
5.4. Desenvolver uma estratégia de comunicação para a equipa e para cada um dos seus membros;
5.5. A comunicação não-verbal em contexto virtual;
5.6. O feedback, desenvolvimento, recompensas e reconhecimento;
5.7. O ambiente virtual como oportunidade de desenvolver processos de feedback contínuo.

6. A Gestão do Tempo e a Delegação como Estratégias de Optimização de Equipas Virtuais (3 Horas)
6.1. Ferramentas tecnológicas e como podem ajudar na gestão do tempo;
6.2. Regras fundamentais para reuniões operacionais eficazes: digital scrum meetings;
6.3. Plano de gestão do tempo em equipas virtuais;
6.4. Técnicas e níveis de delegação;
6.5. Poderes chave para uma delegação de sucesso:
6.6. Plano de optimização do tempo e delegação de actividades como base no “caminho crítico”.


Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição na formação presencial, obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentarem mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2020.

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