(PRIN)
Iniciação à Programação
DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes das componentes de raciocínio e abstração necessárias para conceber e desenhar, através da forma de pseudocódigo e/ou de fluxograma, as soluções para os problemas.
Objetivos Específicos
No final deste curso os formandos serão capazes de:
- Conhecer os principais conceitos de algoritmia e a modelação de problemas;
- Conhecer a representação e notação algorítmica;
- Identificar e utilizar tipos de dados;
- Utilizar estruturas de decisão e de repetição;
- Conhecer e aplicar algoritmos de ordenação e pesquisa;
- Utilizar pilhas e filas.
- Conhecer os principais conceitos de algoritmia e a modelação de problemas;
- Conhecer a representação e notação algorítmica;
- Identificar e utilizar tipos de dados;
- Utilizar estruturas de decisão e de repetição;
- Conhecer e aplicar algoritmos de ordenação e pesquisa;
- Utilizar pilhas e filas.
Destinatários
Este curso destina-se, de uma forma geral, a todos os profissionais que pretendam iniciar o desenvolvimento de aplicações e, com interesse nas temáticas em análise
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos de programação (4 Horas)
1.1. O que é um programa informático;
1.2. O que é uma linguagem de programação;
1.3. O que é um compilador e um interpretador;
1.4. Caraterísticas de um algoritmo;
1.5. Formas de representação algorítmica;
1.6. Fluxograma;
1.7. Pseudocódigo.
1.8. Exercícios Práticos.
2. Tipos de dados (2 Horas)
2.1. Tipos de dados de dados;
2.2. Representação dos dados em memória;
2.3. Exercícios Práticos.
3. Estruturas de decisão (2 Horas)
3.1. Expressões lógicas;
3.2. Se-Então-Senão;
3.3. Exercícios Práticos.
4. Estruturas de Repetição (5 Horas)
4.1. Repetir-Até;
4.2. Enquanto-Do;
4.3. Para-Do;
4.4. Exercícios Práticos.
5. Algoritmos de ordenação e pesquisa (2,5 Horas)
5.1. Ordenação;
5.2. Pesquisa;
5.3. Exercícios Práticos.
6. Estruturas de dados lineares e não lineares (2,5 Horas)
6.1. Filas;
6.2. Pilhas;
6.3. Listas;
6.4. Arvores;
6.5. Ficheiros.
1.1. O que é um programa informático;
1.2. O que é uma linguagem de programação;
1.3. O que é um compilador e um interpretador;
1.4. Caraterísticas de um algoritmo;
1.5. Formas de representação algorítmica;
1.6. Fluxograma;
1.7. Pseudocódigo.
1.8. Exercícios Práticos.
2. Tipos de dados (2 Horas)
2.1. Tipos de dados de dados;
2.2. Representação dos dados em memória;
2.3. Exercícios Práticos.
3. Estruturas de decisão (2 Horas)
3.1. Expressões lógicas;
3.2. Se-Então-Senão;
3.3. Exercícios Práticos.
4. Estruturas de Repetição (5 Horas)
4.1. Repetir-Até;
4.2. Enquanto-Do;
4.3. Para-Do;
4.4. Exercícios Práticos.
5. Algoritmos de ordenação e pesquisa (2,5 Horas)
5.1. Ordenação;
5.2. Pesquisa;
5.3. Exercícios Práticos.
6. Estruturas de dados lineares e não lineares (2,5 Horas)
6.1. Filas;
6.2. Pilhas;
6.3. Listas;
6.4. Arvores;
6.5. Ficheiros.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Condições Gerais
1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição na formação presencial, obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.
Descontos
Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentarem mais que 1 curso KEY School, durante o ano de 2020.
MAIS INFORMAÇÕES
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