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(FIBP)

Construção do Business Plan Novo

Enquadramento

O sucesso de um plano de negócios implica um trabalho prévio de construção que estabeleça os objcetivos a que se propõe o negócio de forma eficiente. Para isso é fundamental o conhecimento da estrutura a que um plano deve obedecer e de todas as variáveis que possam estar presentes no desenvolvimento do negócio.

Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes de conhecimentos e competências técnicas para a estruturação e elaboração do Plano de negócios e seus componentes. 

Objetivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Estruturar as diferentes componentes do Plano de Negócios;
- Definir objectivos, visão e missão do negócio a que se propõem;
- Elaborar um programa de análise de mercado, bem como seleccionar os canais de pesquisa mais adequados ao contexto do Plano de Negócios.

Destinatários

Este curso destina-se a todos as pessoas e empreendedores que se encontrem em via de iniciar uma actividade profissional por conta própria ou empresários que pretendam lançar uma nova unidade de negócio no contexto da sua empresa, ou constituição de nova empresa.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. Estrutura de Plano de Negócios (1 Hora)
1.1. Introdução à temática do Plano de Negócios
1.2. Definição de etapas para a elaboração de plano de negócios
1.3. Identificação dos diferentes módulos que constituem o Plano de Negócios
 
2. Identificação e definição da ideia de negócio (2 Horas)
2.1. Identificação clara dos produtos e / ou serviços a desenvolver
2.2. Identificação genérica de mercado para implementação de ideia de negócio
2.3. Análise PEST à ideia de negócio
2.4. Identificação de competências técnicas e pessoais para a implementação da ideia de negócio
 
3. Definição dos princípios do Plano de Negócio (2 Horas)
3.1. Elaboração de Sumário executivo
3.2. Missão da empresa
3.3. Objectivos pretendidos
3.4. Sector de actividade – definição de CAE – Código de Actividade Económica
3.5. Enquadramento tributário – Forma jurídica da empresa
3.6. Capital Social
3.7. Recursos a envolver
 
4. Plano de negócios - Análise de mercado (2 Horas)
4.1. Procura Potencial
4.2. Oferta Existente
4.3. Matriz de operação & Parceiros
4.4. Matriz de Porter – Análise das 5 forças
 
5. Plano de negócios - Plano de Marketing (3 Horas)
5.1. Descrição de produto e/ou serviços
5.2. Análise SWOT
5.3. Marketing Mix
5.4. Estrutura comercial
5.5. Definição de localização
 
6. Plano de negócios - Plano Operacional (3 Horas)
6.1. Definição de processos operacionais
6.2. Definição de estrutura de pessoal

7. Plano de negócios - Plano Financeiro (4 Horas)
7.1. Definição de Investimento
7.2. Elaboração de Mapa de Amortizações (definição de prazos de amortização)
7.3. Projecções económicas
7.4. Estimativas de custo
7.5. Demonstração de Resultados
7.6. Mapa de CashFlow
7.7. Resumo de indicadores de viabilidade
7.7.1. Taxa Interna de Retorno – TIR
7.7.2. Valor Actual Liquido – VAL
7.7.3. Prazo de Retorno de Investimento – PRI
7.7.4. Retorno de Capitais Próprios
 
8. Implementação e Medidas de controlo (1 Hora)
8.1. Definição de cronograma de implementação
8.2. Definição de medidas de controlo e acções correctivas para eventuais desvios

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentaram  mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2018.

PRÓXIMAS DATAS

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