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Avaliação de Desempenho & Competências

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Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos e competências que  permitem integrar a Avaliação de Desempenho e Competências, no Processo de Gestão.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais da área de Recursos Humanos e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.

Objetivos Específicos

No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar os objetivos da avaliação de desempenho e, a sua importância no processo de gestão empresarial;
- Conduzir eficazmente a entrevistade desempenho: dominar as técnicas essenciais e saber gerir situações difíceis;
- Alinhar os objetivos individuais, com os objetivos e valores da organização;
- Conceber um plano de desenvolvimento individual e, acompanhar a sua implementação;
- Conceber planos de ação em termos de competências (individual e coletivo).

Conteúdos Programáticos

1. A relação da Avaliação de Desempenho com a Gestão Empresarial

3 Horas

1.1. Enquadramento geral do sistema de avaliação de desempenho;
1.2. A gestão do desempenho como um sistema: o ciclo da gestão do desempenho;
1.3. Bases do processo de avaliação do desempenho.

2. Conceção e implementação do sistema de Avaliação de Desempenho

3 Horas

2.1. Etapas do sistema de avaliação de desempenho;
2.2. Fases-chave do processo de avaliação de desempenho.

3. Métodos de Avaliação de Desempenho

4 Horas

3.1 Métodos centrados nos resultados. Avaliação por objetivos.
3.2. A gestão em cascata dos objetivos;
3.3. A importância do alinhamento dos objetivos globais da organização, com os objetivos da equipa/ departamento e, os objetivos individuais;
3.4. Definir quadros padrão de referência para os objetivos da equipa;
3.5. Tendências contemporâneas: avaliação 360º e por competências.
 

4. A entrevista de Avaliação de Desempenho

4 Horas

4.1. Os objetivos da entrevista de avaliação de desempenho;
4.2. Relação entre  entrevista de avaliação  e outros instrumentos de gestão de desempenho;
4.3. Estratégia empresarial e políticas de recursos humanos;
4.4. Conduzir a entrevista de avaliação de desempenho: dominar as técnicas essenciais;
4.3. Criar as condições adequadas para uma entrevista bem-sucedida;
4.4. Pôr em prática as fases principais da entrevista;
4.5. Detetar os diferentes estilos e tendências na escuta;
4.6. O que se deve e não deve fazer na entrevista de avaliação de desempenho;
4.7. Desenvolver a flexibilidade;
4.8. Treinar para lidar com situações difíceis.
 

5. Desenvolver Competências 

4 Horas

5.1. Avaliar as competências individuais / equipa;
5.2. O papel da conferência do desenvolvimento na evidência das necessidades de desenvolvimento e, dos recursos necessários para o atingir;
5.3. Promover os planos de ação em termos de competências (Individual e coletivo);
5.4. Fomentar a aprendizagem contínua e regular por parte dos colaboradores;
5.5. Planos de ação: individual e coletivo.

1.1. Enquadramento geral do sistema de avaliação de desempenho;
1.2. A gestão do desempenho como um sistema: o ciclo da gestão do desempenho;
1.3. Bases do processo de avaliação do desempenho.

2.1. Etapas do sistema de avaliação de desempenho;
2.2. Fases-chave do processo de avaliação de desempenho.

3.1 Métodos centrados nos resultados. Avaliação por objetivos.
3.2. A gestão em cascata dos objetivos;
3.3. A importância do alinhamento dos objetivos globais da organização, com os objetivos da equipa/ departamento e, os objetivos individuais;
3.4. Definir quadros padrão de referência para os objetivos da equipa;
3.5. Tendências contemporâneas: avaliação 360º e por competências.
 

4.1. Os objetivos da entrevista de avaliação de desempenho;
4.2. Relação entre  entrevista de avaliação  e outros instrumentos de gestão de desempenho;
4.3. Estratégia empresarial e políticas de recursos humanos;
4.4. Conduzir a entrevista de avaliação de desempenho: dominar as técnicas essenciais;
4.3. Criar as condições adequadas para uma entrevista bem-sucedida;
4.4. Pôr em prática as fases principais da entrevista;
4.5. Detetar os diferentes estilos e tendências na escuta;
4.6. O que se deve e não deve fazer na entrevista de avaliação de desempenho;
4.7. Desenvolver a flexibilidade;
4.8. Treinar para lidar com situações difíceis.
 

5.1. Avaliar as competências individuais / equipa;
5.2. O papel da conferência do desenvolvimento na evidência das necessidades de desenvolvimento e, dos recursos necessários para o atingir;
5.3. Promover os planos de ação em termos de competências (Individual e coletivo);
5.4. Fomentar a aprendizagem contínua e regular por parte dos colaboradores;
5.5. Planos de ação: individual e coletivo.

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Horários Online

Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Horários Presencial

Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Próximas datas

28 Out

2024

18 H

PORTO e LISBOA

349.00€

Inscrição

02 Nov

2024

18 H

PORTO e LISBOA

349.00€

Inscrição

12 Nov

2024

18 H

PORTO e LISBOA

379.00€

Inscrição

10 Dez

2024

18 H

PORTO e LISBOA

379.00€

Inscrição

23 Dez

2024

18 H

PORTO e LISBOA

349.00€

Inscrição

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Pedido de Informações

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