(RHAD)
Avaliação de Desempenho & Competências
DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS
O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.
Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos e competências que permitem integrar a Avaliação de Desempenho e Competências, no Processo de Gestão.
Objetivos Específicos
No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar os objetivos da avaliação de desempenho e, a sua importância no processo de gestão empresarial;
- Conduzir eficazmente a entrevistade desempenho: dominar as técnicas essenciais e saber gerir situações difíceis;
- Alinhar os objetivos individuais, com os objetivos e valores da organização;
- Conceber um plano de desenvolvimento individual e, acompanhar a sua implementação;
- Conceber planos de ação em termos de competências (individual e coletivo).
- Identificar os objetivos da avaliação de desempenho e, a sua importância no processo de gestão empresarial;
- Conduzir eficazmente a entrevistade desempenho: dominar as técnicas essenciais e saber gerir situações difíceis;
- Alinhar os objetivos individuais, com os objetivos e valores da organização;
- Conceber um plano de desenvolvimento individual e, acompanhar a sua implementação;
- Conceber planos de ação em termos de competências (individual e coletivo).
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais da área de Recursos Humanos e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Conteúdos Programáticos
1. A relação da Avaliação de Desempenho com a Gestão Empresarial (3 Horas)
1.1. Enquadramento geral do sistema de avaliação de desempenho;
1.2. A gestão do desempenho como um sistema: o ciclo da gestão do desempenho;
1.3. Bases do processo de avaliação do desempenho.
2. Conceção e implementação do sistema de Avaliação de Desempenho (3 Horas)
2.1. Etapas do sistema de avaliação de desempenho;
2.2. Fases-chave do processo de avaliação de desempenho.
3. Métodos de Avaliação de Desempenho (4 Horas)
3.1 Métodos centrados nos resultados. Avaliação por objetivos.
3.2. A gestão em cascata dos objetivos;
3.3. A importância do alinhamento dos objetivos globais da organização, com os objetivos da equipa/ departamento e, os objetivos individuais;
3.4. Definir quadros padrão de referência para os objetivos da equipa;
3.5. Tendências contemporâneas: avaliação 360º e por competências.
4. A entrevista de Avaliação de Desempenho (4 Horas)
4.1. Os objetivos da entrevista de avaliação de desempenho;
4.2. Relação entre entrevista de avaliação e outros instrumentos de gestão de desempenho;
4.3. Estratégia empresarial e políticas de recursos humanos;
4.4. Conduzir a entrevista de avaliação de desempenho: dominar as técnicas essenciais;
4.3. Criar as condições adequadas para uma entrevista bem-sucedida;
4.4. Pôr em prática as fases principais da entrevista;
4.5. Detetar os diferentes estilos e tendências na escuta;
4.6. O que se deve e não deve fazer na entrevista de avaliação de desempenho;
4.7. Desenvolver a flexibilidade;
4.8. Treinar para lidar com situações difíceis.
5. Desenvolver Competências (4 Horas)
5.1. Avaliar as competências individuais / equipa;
5.2. O papel da conferência do desenvolvimento na evidência das necessidades de desenvolvimento e, dos recursos necessários para o atingir;
5.3. Promover os planos de ação em termos de competências (Individual e coletivo);
5.4. Fomentar a aprendizagem contínua e regular por parte dos colaboradores;
5.5. Planos de ação: individual e coletivo.
1.1. Enquadramento geral do sistema de avaliação de desempenho;
1.2. A gestão do desempenho como um sistema: o ciclo da gestão do desempenho;
1.3. Bases do processo de avaliação do desempenho.
2. Conceção e implementação do sistema de Avaliação de Desempenho (3 Horas)
2.2. Fases-chave do processo de avaliação de desempenho.
3. Métodos de Avaliação de Desempenho (4 Horas)
3.1 Métodos centrados nos resultados. Avaliação por objetivos.
3.2. A gestão em cascata dos objetivos;
3.3. A importância do alinhamento dos objetivos globais da organização, com os objetivos da equipa/ departamento e, os objetivos individuais;
3.4. Definir quadros padrão de referência para os objetivos da equipa;
3.5. Tendências contemporâneas: avaliação 360º e por competências.
4. A entrevista de Avaliação de Desempenho (4 Horas)
4.1. Os objetivos da entrevista de avaliação de desempenho;
4.2. Relação entre entrevista de avaliação e outros instrumentos de gestão de desempenho;
4.3. Estratégia empresarial e políticas de recursos humanos;
4.4. Conduzir a entrevista de avaliação de desempenho: dominar as técnicas essenciais;
4.3. Criar as condições adequadas para uma entrevista bem-sucedida;
4.4. Pôr em prática as fases principais da entrevista;
4.5. Detetar os diferentes estilos e tendências na escuta;
4.6. O que se deve e não deve fazer na entrevista de avaliação de desempenho;
4.7. Desenvolver a flexibilidade;
4.8. Treinar para lidar com situações difíceis.
5. Desenvolver Competências (4 Horas)
5.1. Avaliar as competências individuais / equipa;
5.2. O papel da conferência do desenvolvimento na evidência das necessidades de desenvolvimento e, dos recursos necessários para o atingir;
5.3. Promover os planos de ação em termos de competências (Individual e coletivo);
5.4. Fomentar a aprendizagem contínua e regular por parte dos colaboradores;
5.5. Planos de ação: individual e coletivo.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Condições Gerais
1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição na formação presencial, obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.
Descontos
Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentarem mais que 1 curso KEY School, durante o ano de 2020.
MAIS INFORMAÇÕES
Para mais informações preencha o formulário: