Competências Pedagógicas para Formadores Internos
Quero saber mais sobre o curso
Direitos de Autor e Direitos Conexos
O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.
Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos de técnicas de apresentação, exposição e dinamização de sessões de formação para adultos.
Destinatários
Este curso destina-se a profissionais pretendam desenvolver as suas competências enquanto Formadores e, público em geral.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Interpretar o grupo e utilizar dinâmicas que potenciem a aprendizagem através de princípios de confiança e influência;
- Compreender os diferentes estilos de aprendizagens;
- Utilizar as melhores estratégias.
Conteúdos Programáticos
1. A preparação de uma apresentação
2 Horas
2. A comunicação verbal e não-verbal aplicada à formação de adultos
6 Horas
3. A Confiança - Impacto da Comunicação
4 Horas
4. Os 6 princípios da Influência
4 Horas
5. Ressignificar Crenças Limitadoras
2 Horas
6. Gestão do tempo e da audiência em contexto de formação
6 Horas
1.1. Materiais de suporte;
1.2. Técnicas de relaxamento;
1.3. Treino mental.
2.1. Comunicação verbal:
2.1.1. Linguagem positiva;
2.1.2. Como colocar questões;
2.1.3. Como criar impacto numa apresentação;
2.1.4. Projeção da voz;
2.1.5. Escuta Ativa.
2.2. Comunicação não-verbal;
2.2.1. Poses de poder;
2.2.2. Linguagem corporal;
2.2.3. Expressões faciais.
3.1. Casos Práticos.
4.1. Princípio de Influência da Reciprocidade;
4.2. Princípio de Influência da Autoridade;
4.3. Princípio de Influência do Gostar;
4.5. Princípio de Influência da Prova Social;
4.6. Princípio de Influência da Coerência e do Compromisso;
4.7. Princípio de Influência da Escassez.
5.1. Autoconhecimento;
5.2. Identificação de crenças;
5.3. Processo de ressignificação.
6.1. Como controlar as situações e imprevistos;
6.2. Gerir o tempo e cumprir o plano/agenda.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)