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Gestão de Competências e Retenção de Talentos

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Objetivos Gerais

Este curso eminentemente prático tem como objectivo dotar os participantes de conhecimentos e capacidades que lhes permitam identificar, gerir e desenvolver profissionais de elevado potencial com base em processos de gestão por competências comprovadamente eficazes. 

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades diretas ou de suporte nos processos de gestão e desenvolvimento de capital humano nas organizações, incluindo-se diretores, gestores, técnicos e, público em geral, com interesse nos processos de desenvolvimento e melhoria do talento organizacional.

Objetivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Definir, reconhecer, medir e valorizar o talento na organização, através da sistemática da gestão por competências;
- Identificar processos e instrumentos que permitam uma identificação efetiva de colaboradores com elevado potencial, com base em competências;
- Identificar necessidades estratégicas e definir estratégias de ação, baseadas em competências e integradas nas necessidades presentes e futuras de capacidades competitivas;
- Reconhecer os benefícios de uma gestão integrada do talento como base em políticas de employer branding;
- Selecionar as técnicas e metodologias de avaliação;
- Gerir as carreiras e o planeamento das sucessões de forma eficaz e focada estrategicamente.

Conteúdos Programáticos

1. A Gestão por Competências e os Modelos de Desenvolvimento do Capital Humano

4 Horas

1.1. A Gestão por Competências como processo nuclear na gestão do “Ativo Humano” das organizações;
1.2. A relação entre as competências e os fatores críticos de sucesso da competitividade do negócio;
1.3. A cultura como base da “personalidade” organizacional;
1.4. A estratégia do negócio e o seu enquadramento em competências diferenciadoras de sucesso futuro;
1.5. Competências estratégicas, táticas e operacionais;
1.6. Competências funcionais associadas à cultura, liderança e operações.

2. O Processo Prático de Mapeamento de Competências

4 Horas

2.1. Mapeamento de competências enquadrado nos processos chave do negócio;
2.2. Missões e factores críticos de sucesso estratégicos, táticos e operacionais;
2.3. Indicadores de performance – core & support (eficiência e eficácia);
2.4. Definir as competências diferenciadoras de desempenhos de excelência;
2.5. Focus group e processos de mapeamento de comportamentos e práticas de excelência profissionais;
2.6. A Construção do portfólio de competências – exemplos práticos;
2.7. Validação do portfólio de competências: metodologias operacionais.

3. O Employer Branding como Factor Crítico na Captação e Retenção de Talento

2 Horas

3.1. O Employer Branding como metodologia de posicionamento estratégico;
3.2. O Employer Branding como metodologia de diferenciação e captação de talento crítico;
3.3. Casos práticos em empresa nacionais e internacionais.

4. O Processo de Análise do Talento Baseado em Competências

4 Horas

4.1. Funções e perfis: associar pessoas a estruturas organizacionais e operacionais;
4.2. Assessment Centres e indicadores multi fonte;
4.3. Identificar aspectos chave a considerar na entrevista por competências;
4.4. Praticar a entrevista por competências;
4.5. Desenvolver a grelha de análise e validação de uma entrevista por competências – exemplo prático.

5. O Sistema de Gestão de Desempenho – Acompanhamento e a Melhoria Contínua

4 Horas

5.1. A Gestão de Desempenho como processo sustentado em competências;
5.2. Etapas, avaliação e periocidades do Processo de Gestão de Desempenho;
5.3. Definir de forma clara os objetivos/metas através da metodologia SMART;
5.4. Definir comportamentos e práticas profissionais de excelência a associar ao modelo de competências;
5.5. Acompanhamento sistemático do desempenho – o processo de feedback operacional;
5.6. Corrigir desempenhos e definir um plano de ação individual (exemplos práticos).

6. A Retenção de Talentos

4 Horas

6.1. A arte de reconhecer o talento e a sua pertinência transversal na organização;
6.2. Identificar necessidades de talento a partir das competências organizacionais presentes e futuras;
6.3. Estratégias e práticas de retenção de talentos;
6.4. A matriz 9 Box: “Potencial (c) / Desempenho (h)”;
6.5. As fases sistematizadas da gestão de talentos;
6.6. A gestão de carreiras com suporte no modelo de competências;
6.7. Planeamento das sucessões;
6.8. Desenho de intervenções, programas de motivação e compromisso (engagement).

7. Metodologias Práticas de Gestão Operacional de Competências

2 Horas

7.1. O Coaching: Modelo Grow;
7.2. O Mentoring: Modelo Post;
7.3. Práticas de formação Ágeis e focadas nas operações: o Microlearning como estudo de caso.


1.1. A Gestão por Competências como processo nuclear na gestão do “Ativo Humano” das organizações;
1.2. A relação entre as competências e os fatores críticos de sucesso da competitividade do negócio;
1.3. A cultura como base da “personalidade” organizacional;
1.4. A estratégia do negócio e o seu enquadramento em competências diferenciadoras de sucesso futuro;
1.5. Competências estratégicas, táticas e operacionais;
1.6. Competências funcionais associadas à cultura, liderança e operações.

2.1. Mapeamento de competências enquadrado nos processos chave do negócio;
2.2. Missões e factores críticos de sucesso estratégicos, táticos e operacionais;
2.3. Indicadores de performance – core & support (eficiência e eficácia);
2.4. Definir as competências diferenciadoras de desempenhos de excelência;
2.5. Focus group e processos de mapeamento de comportamentos e práticas de excelência profissionais;
2.6. A Construção do portfólio de competências – exemplos práticos;
2.7. Validação do portfólio de competências: metodologias operacionais.

3.1. O Employer Branding como metodologia de posicionamento estratégico;
3.2. O Employer Branding como metodologia de diferenciação e captação de talento crítico;
3.3. Casos práticos em empresa nacionais e internacionais.

4.1. Funções e perfis: associar pessoas a estruturas organizacionais e operacionais;
4.2. Assessment Centres e indicadores multi fonte;
4.3. Identificar aspectos chave a considerar na entrevista por competências;
4.4. Praticar a entrevista por competências;
4.5. Desenvolver a grelha de análise e validação de uma entrevista por competências – exemplo prático.

5.1. A Gestão de Desempenho como processo sustentado em competências;
5.2. Etapas, avaliação e periocidades do Processo de Gestão de Desempenho;
5.3. Definir de forma clara os objetivos/metas através da metodologia SMART;
5.4. Definir comportamentos e práticas profissionais de excelência a associar ao modelo de competências;
5.5. Acompanhamento sistemático do desempenho – o processo de feedback operacional;
5.6. Corrigir desempenhos e definir um plano de ação individual (exemplos práticos).

6.1. A arte de reconhecer o talento e a sua pertinência transversal na organização;
6.2. Identificar necessidades de talento a partir das competências organizacionais presentes e futuras;
6.3. Estratégias e práticas de retenção de talentos;
6.4. A matriz 9 Box: “Potencial (c) / Desempenho (h)”;
6.5. As fases sistematizadas da gestão de talentos;
6.6. A gestão de carreiras com suporte no modelo de competências;
6.7. Planeamento das sucessões;
6.8. Desenho de intervenções, programas de motivação e compromisso (engagement).

7.1. O Coaching: Modelo Grow;
7.2. O Mentoring: Modelo Post;
7.3. Práticas de formação Ágeis e focadas nas operações: o Microlearning como estudo de caso.


Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Horários Online

Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Horários Presencial

Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Próximas datas

22 Out

2024

24 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

12 Nov

2024

24 H

PORTO e LISBOA

419.00€

Inscrição

26 Nov

2024

24 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

10 Dez

2024

24 H

PORTO e LISBOA

419.00€

Inscrição

24 Dez

2024

24 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

Out

Nov

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Jan

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