Gestão de Competências e Retenção de Talentos
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Objetivos Gerais
Este curso eminentemente prático tem como objectivo dotar os participantes de conhecimentos e capacidades que lhes permitam identificar, gerir e desenvolver profissionais de elevado potencial com base em processos de gestão por competências comprovadamente eficazes.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades diretas ou de suporte nos processos de gestão e desenvolvimento de capital humano nas organizações, incluindo-se diretores, gestores, técnicos e, público em geral, com interesse nos processos de desenvolvimento e melhoria do talento organizacional.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Definir, reconhecer, medir e valorizar o talento na organização, através da sistemática da gestão por competências;
- Identificar processos e instrumentos que permitam uma identificação efetiva de colaboradores com elevado potencial, com base em competências;
- Identificar necessidades estratégicas e definir estratégias de ação, baseadas em competências e integradas nas necessidades presentes e futuras de capacidades competitivas;
- Reconhecer os benefícios de uma gestão integrada do talento como base em políticas de employer branding;
- Selecionar as técnicas e metodologias de avaliação;
- Gerir as carreiras e o planeamento das sucessões de forma eficaz e focada estrategicamente.
Conteúdos Programáticos
1. A Gestão por Competências e os Modelos de Desenvolvimento do Capital Humano
4 Horas
2. O Processo Prático de Mapeamento de Competências
4 Horas
3. O Employer Branding como Factor Crítico na Captação e Retenção de Talento
2 Horas
4. O Processo de Análise do Talento Baseado em Competências
4 Horas
5. O Sistema de Gestão de Desempenho – Acompanhamento e a Melhoria Contínua
4 Horas
6. A Retenção de Talentos
4 Horas
7. Metodologias Práticas de Gestão Operacional de Competências
2 Horas
1.1. A Gestão por Competências como processo nuclear na gestão do “Ativo Humano” das organizações;
1.2. A relação entre as competências e os fatores críticos de sucesso da competitividade do negócio;
1.3. A cultura como base da “personalidade” organizacional;
1.4. A estratégia do negócio e o seu enquadramento em competências diferenciadoras de sucesso futuro;
1.5. Competências estratégicas, táticas e operacionais;
1.6. Competências funcionais associadas à cultura, liderança e operações.
2.1. Mapeamento de competências enquadrado nos processos chave do negócio;
2.2. Missões e factores críticos de sucesso estratégicos, táticos e operacionais;
2.3. Indicadores de performance – core & support (eficiência e eficácia);
2.4. Definir as competências diferenciadoras de desempenhos de excelência;
2.5. Focus group e processos de mapeamento de comportamentos e práticas de excelência profissionais;
2.6. A Construção do portfólio de competências – exemplos práticos;
2.7. Validação do portfólio de competências: metodologias operacionais.
3.1. O Employer Branding como metodologia de posicionamento estratégico;
3.2. O Employer Branding como metodologia de diferenciação e captação de talento crítico;
3.3. Casos práticos em empresa nacionais e internacionais.
4.1. Funções e perfis: associar pessoas a estruturas organizacionais e operacionais;
4.2. Assessment Centres e indicadores multi fonte;
4.3. Identificar aspectos chave a considerar na entrevista por competências;
4.4. Praticar a entrevista por competências;
4.5. Desenvolver a grelha de análise e validação de uma entrevista por competências – exemplo prático.
5.1. A Gestão de Desempenho como processo sustentado em competências;
5.2. Etapas, avaliação e periocidades do Processo de Gestão de Desempenho;
5.3. Definir de forma clara os objetivos/metas através da metodologia SMART;
5.4. Definir comportamentos e práticas profissionais de excelência a associar ao modelo de competências;
5.5. Acompanhamento sistemático do desempenho – o processo de feedback operacional;
5.6. Corrigir desempenhos e definir um plano de ação individual (exemplos práticos).
6.1. A arte de reconhecer o talento e a sua pertinência transversal na organização;
6.2. Identificar necessidades de talento a partir das competências organizacionais presentes e futuras;
6.3. Estratégias e práticas de retenção de talentos;
6.4. A matriz 9 Box: “Potencial (c) / Desempenho (h)”;
6.5. As fases sistematizadas da gestão de talentos;
6.6. A gestão de carreiras com suporte no modelo de competências;
6.7. Planeamento das sucessões;
6.8. Desenho de intervenções, programas de motivação e compromisso (engagement).
7.1. O Coaching: Modelo Grow;
7.2. O Mentoring: Modelo Post;
7.3. Práticas de formação Ágeis e focadas nas operações: o Microlearning como estudo de caso.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)