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(GRHC)

Gestão de Recursos Humanos para Chefias Novo

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Objetivos Gerais

Este curso prático, visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem compreender os vários processos envolvidos na gestão de recursos humanos das organizações atuais, através de uma análise crítica que possibilita melhorar os resultados das equipas que integram e coordenam.

Objetivos Específicos

No final deste curso prático, os participantes deverão ser capazes de:
- Enquadrar o papel da gestão de recursos humanos na estratégia da empresa;
- Compreender as responsabilidades críticas das chefias enquanto gestores de pessoas;
- Aplicar as ferramentas necessárias a uma eficiente gestão operacional de recursos humanos;
- Reconhecer a aplicação de mecânicas eficazes de atração, recrutamento e seleção de talentos;
- Reconhecer as fases críticas do processo de formação, identificando novas formas de capacitação contínua nas organizações;
- Apoiar e operacionalizar os mecanismos de desenvolvimento de pessoas, através de processos integrados de gestão do desempenho e do desenvolvimento individual;
- Favorecer o desenvolvimento organizacional através de mecanismos eficazes de gestão da mudança;
- Mobilizar pessoas através de processos de Coaching e comunicação assertiva;
- Reconhecer a importância da liderança emocional nos processos de gestão de equipas.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades diretas ou de suporte nos processos de Gestão de Recursos Humanos, incluindo-se Diretores, Gestores e outras Chefias com interesse em desenvolver os resultados das suas equipas e, público em geral.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Conteúdos Programáticos

1. A Gestão Estratégica de Recursos Humanos nas Organizações (4 Horas)
1.1. Compreender a estratégia e seus vetores críticos para a organização;
1.2. Missão, visão e valores o que são na prática e sua importância;
1.4. A integração estratégica da gestão de recursos humanos;
1.5. A trilogia das competências e a trilogia das contribuições;
1.6. A empresa como integradora de competências nas suas diferentes estruturas;
1.7. A Cultura Organizacional e a cultura emocional;
1.8. Exercícios práticos e debate.

2. A Função das Chefias Enquanto Gestores de Pessoas (2 Horas)
2.1 O papel da função “gestão de recursos humanos” como criadora de valor em toda a organização;
2.2 O gestor de recursos humanos como parceiro de negócio e como dinamizador da excelência;
2.3 As habilidades e comportamentos críticos do gestor enquanto gestor de pessoas;
2.4 Autoanálise e desenvolvimento pessoal.

3. Ferramentas de Gestão Operacional de Recursos Humanos Para Chefias (2 Horas)
3.1. O RGPD e seu impacto no registo e controlo de informação;
3.2. Mapeamento de cargos e funções: análise e descrição de missões, responsabilidades e atividades críticas na organização;
3.3. A importância do planeamento de Recursos Humanos e como deve ser elaborado e organizado;
3.4. Indicadores de Gestão de Recursos Humanos: participação das áreas no levantamento de informação e na gestão dos mapas de controlo;
3.5. Exercícios práticos e debate.

4. O Recrutamento e Seleção de Talentos Como Processo Estratégico (4 Horas)
4.1. O processo integrado de recrutamento e seleção;
4.2. Processos de captação permanente de talento crítico;
4.3. O perfil de funções;
4.4. As entrevistas por competências;
4.5. Compreender os testes de aptidão e quando devem ser utilizados;
4.6. A integração organizacional;
4.7. Exercícios práticos e debate.

5. Desenvolvimento de Capital Humano: Uma Responsabilidade Partilhada (4 Horas)
5.1. O processo de gestão e avaliação do desempenho profissional:
   5.1.1. Gestão e integração de metas e objetivos;
   5.1.2. Gestão integrada de competências;
   5.1.3. Processos de desenvolvimento individual;
   5.1.4. Mentoring e Coaching e sua aplicação aos planos de desenvolvimento pessoal
5.2. Exercícios práticos e debate.

6. Formação e Capacitação como Responsabilidade de Gestão (4 Horas)

6.1. A gestão integrada do processo de formação;
6.2. O modelo de participação das áreas na construção do plano de formação organizacional;
6.3. Os líderes e a sua responsabilidade na formação contínua das suas equipas;
6.4. Novas mecânicas de capacitação contínua nas organizações: Microlearning e Collaborative Learning;
6.5. Indicadores de eficácia na formação;
6.6. A avaliação da formação e a tradução do seu impacto em resultados para as áreas e para as chefias;
6.7. Exercícios práticos e debate.

7. Liderança e Gestão da Mudança (4 Horas)

7.1. A adaptação contínua das organizações e o seu impacto nos processos de gestão de pessoas;
7.2. As atribuições críticas do líder enquanto gestor de pessoas ;
7.3. Fatores de resistência à mudança e como contorná-los;
7.4 A liderança de proximidade e o Coaching inspiracional como ferramentas de suporte crítico à gestão da mudança;
7.5. A inteligência emocional e a liderança emocional;
7.6. O líder Coach: desenvolver o modelo GROW;
7.7. A importância da comunicação emocional e inspiradora de valores partilhados;
7.8. Gestão do stress e das emoções em processos de adaptação e mudança;
7.9. Mobilização e motivação de pessoas;
7.10. As políticas de responsabilidade social e corporativa;
7.11. Exercícios práticos e debate.

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição na formação presencial, obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentarem mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2020.

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