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(GRNI)

Norma ISO 9001:2015 - Aplicação Prática na Gestão de Recursos Humanos Novo

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Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos de metodologias operacionais que permitem identificar as prioridades estratégicas, táticas e operacionais da instituição, materializando-as na arquitetura e implementação de um modelo prático de Gestão de RH, enquadrado nos preceitos da Norma ISO 9001:2015.

Objetivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Compreender os princípios de Gestão da Qualidade e, como estes se enquadram na atuação estratégica da função RH e em todo o processo de implementação da ISO 9001:2015;
- Utilizar ferramentas de análise estratégica da organização, no âmbito das prioridades na gestão de capital humano;
- Compreender o papel da liderança para o reforço do compromisso das pessoas, no âmbito do sistema de qualidade e de todos os outros sistemas críticos, para a capacidade competitiva da instituição no mercado;
- Compreender as metodologias de análise estratégica, com relevo no processo de gestão da qualidade e sua integração nos processos de gestão de capital humano;
- Determinar e caraterizar as competências internas com impacto na qualidade do produto/serviço e na satisfação do cliente;
- Estabelecer critérios de desempenho, acompanhamento e avaliação de competências nas funções e nos seus titulares;
- Reconhecer e utilizar as principais ferramentas de qualidade no âmbito dos processos de gestão de capital humano;
- Desenvolver um sistema de avaliação do desempenho e dos resultados profissionais, enquadrado nas metas e fatores críticos de sucesso na organização.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais interessados em desenvolver competências que lhes permitam uma participação ativa na optimização dos processos de gestão de RH enquadrados na Norma ISO 9001:2015, em particular, as Direcções de Recursos Humanos, Qualidade, Administrativa e Financeira, Organização e Métodos e, público em geral.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento Prático da Norma ISO 9001:2015 (4 Horas)
1.1. Adequação e transição de sistemas de gestão da qualidade já implementados;
1.2. A ISO 9001:2015 – requisitos, alterações e eliminações;
1.3. Política da qualidade e a orientação estratégica da organização;
1.4. O processo de revisão: estratégias e finalidade da revisão das normas;
1.5. Os príncipios de Gestão da Qualidade;
1.6. O modelo PDCA (para produtos e serviços).

2. Atuação estratégica da GRH na implementação da ISO 9001 (4 Horas)
2.1. Medir a contribuição do capital humano para a instituição no presente e face ao futuro previsível;
2.2. Os sistemas e sub-sistemas da gestão de recursos humanos que acrescentam valor na instituição;
2.3. A função RH como suporte crítico de todas as outras áreas da instituição;
2.4. A importância de alinhar os objetivos de Gestão de Recursos Humanos com os objetivos da instituição;
2.5. Caraterísticas, componentes e diferentes tipos de metas e indicadores;
2.6. Transformar bases qualitativas em acompanhamento quantitativo;
2.7. Construir um referencial partilhado de metas estratégicas, táticas e operacionais.
   
3. O papel da Liderança da Empresa na Implementação da ISO 9001:2015 (8 Horas)
3.1. Liderança e compromisso:
   3.1.1. Gestão de Topo: política e objetivos compatíveis com o contexto e a orientação estratégica;
   3.1.2. Integração do SGQ nos processos de negócio; promover a abordagem por processos e a gestão do risco;
   3.1.3. Motivar as pessoas para a eficácia do SGQ através de estilos de liderança adaptados a diferentes perfis e níveis de maturidade;
   3.1.4. A Liderança Situacional: o modelo e a sua caraterização.
3.2. O Foco no Cliente: Determinar, compreender e aplicar requisitos dos clientes como as exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis;
3.3. Política de Qualidade;
3.4. Funções, responsabilidades e autoridades organizacionais;
3.5. Metodologias práticas de análise estratégica:
   3.5.1. Definição da missão, visão, valores da organização e identificação e análise dos respetivos stakeholders (partes interessadas);
   3.5.2. Análise do ambiente externo e competitivo da organização: Análise SWOT; análise PESTAL; modelo das 5 Forças de Porter;
   3.5.3. Matriz BCG;
   3.5.4. Matriz Mckinsey;
   3.5.5. Definição dos planos e das ações estratégicas recomendadas e a criação de valor para os stakeholders da organização.

4. A necessidade de uma Gestão por Competências eficaz (4 Horas)
4.1. Definição de Competências;
4.2. Definição de consciencialização;
4.3. Comunicação: determinar as necessidades de comunicação interna e externa relevantes para o SGQ;
4.4. Estabelecer o portfólio de competências estratégicas, táticas e operacionais.

5. A Avaliação do Desempenho (4 Horas)
5.1. Ferramentas da Qualidade como suporte para a compreensão dos processos;
5.2. Avaliação do Desempenho:
   5.2.1. Monitorização, medição, análise e avaliação;
   5.2.2. Análise e avaliação da satisfação do cliente;
   5.2.3. Auditoria interna;
   5.2.4. Revisão pela gestão;
5.3. A melhoria contínua na instituição e nas pessoas.
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Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição na formação presencial, obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentarem mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2020.

PRÓXIMAS DATAS

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Informações Curso

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