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Recrutamento e Seleção - Curso Prático

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Objetivos Gerais

Este curso prático visa dotar os participantes dos conhecimentos e competências que permitem conduzir eficazmente todo o processo de Recrutamento e Seleção. 

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais da área de Recursos Humanos e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.

Objetivos Específicos

No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar a importância do alinhamento de processos de Recrutamento e Seleção, com a estratégia e objetivos organizacionais;
- Realizar um ajustado levantamento do perfil e requisitos da função/pessoa a identificar no mercado;
- Identificar fontes de recrutamento ajustadas à(s) oportunidade(s) em aberto;
- Redigir anúncios atraentes e eficazes;
- Aplicar os métodos e técnicas de avaliação e seleção;
- Identificar e aplicar as boas práticas de condução dos processos de Recrutamento & Seleção (parâmetros éticos e exigências legais), por forma a preservar a  a imagem da organização;
- Aplicar as técnicas e ferramentas de apoio à tomada de decisão, relativa aos candidatos;
- Identificar tipos e conteúdos de relatórios com vista à apresentação de candidatos finais ao cliente interno ou externo;
- Contratar e integrar na organização.

Conteúdos Programáticos

1. Recrutamento e Seleção e estratégia organizacional

2,5 Horas

1.1. Alinhamento dos processos de Recrutamento & Seleção com a estratégia e objetivos organizacionais;
1.2. Vantagens de uma política eficaz de Recrutamento & Seleção;
1.3. Critérios de apoio à realização de um ajustado levantamento de necessidades: clarificação do pedido do cliente interno ou externo;
1.4. Definição dos requisitos e perfil de exigências da função/pessoa a identificar no mercado.

2. Comunicar a oportunidade: atrair eficazmente

2,5 Horas

2.1. Fontes de recrutamento, critérios e avaliação de indicadores de suporte à escolha do(s) meio(s) mais ajustados para a divulgação da oportunidade;
2.2. Endereçamento do convite: a elaboração de anúncios;
2.3. Análise curricular das candidaturas;
2.4. Meios e recursos utilizados na divulgação da vaga;
2.5. Vantagens e desvantagens de métodos selecionados.

3. Recrutamento através das Redes Sociais

1 Hora

3.1. Desenvolvimento de um plano de recrutamento através das redes sociais;
3.2. Otimizar a utilização das plataformas digitais nos processos de recrutamento;
3.3. Vantagens e inconvenientes da utilização das redes sociais nos processos de recrutamento. 

4. Avaliar para Selecionar

3 Horas

4.1. Princípios a respeitar aquando da realização de uma entrevista de avaliação psicológica;
4.2. Tipos de entrevistas: Estruturada, Semiestruturada e Não Estruturada;
4.3. Métodos de Observação e de Avaliação Psicológica:
   4.3.1. Testes de Aptidão;
   4.3.2. "Inventário" de comportamentos: profissionais e personalidade;
   4.3.3. Provas de grupo;
   4.3.4. Exercícios de simulação e de role play; 
   4.3.5. Entrevistas: biográficas, avaliação de competências. 4.4. Código deontológico e questões da igualdade de oportunidades relacionadas com a seleção.

5. Tomada de Decisão, Contratação e integração na empresa

3 Horas

5.1. Elaboração de relatórios para apresentação dos candidatos;
5.2. Elaboração e apresentação da proposta de trabalho:
   5.2.1. Legislação laboral relacionada com a contratação de um novo colaborador;
   5.2.2. Apoios financeiros à contratação de novos colaboradores;
   5.2.3. Realização da proposta de trabalho.
5.3. Admissão de novo colaborador: a importância do manual de acolhimento e da integração.

Exercícios Práticos e Simulações ao longo de todo o Curso.

1.1. Alinhamento dos processos de Recrutamento & Seleção com a estratégia e objetivos organizacionais;
1.2. Vantagens de uma política eficaz de Recrutamento & Seleção;
1.3. Critérios de apoio à realização de um ajustado levantamento de necessidades: clarificação do pedido do cliente interno ou externo;
1.4. Definição dos requisitos e perfil de exigências da função/pessoa a identificar no mercado.

2.1. Fontes de recrutamento, critérios e avaliação de indicadores de suporte à escolha do(s) meio(s) mais ajustados para a divulgação da oportunidade;
2.2. Endereçamento do convite: a elaboração de anúncios;
2.3. Análise curricular das candidaturas;
2.4. Meios e recursos utilizados na divulgação da vaga;
2.5. Vantagens e desvantagens de métodos selecionados.

3.1. Desenvolvimento de um plano de recrutamento através das redes sociais;
3.2. Otimizar a utilização das plataformas digitais nos processos de recrutamento;
3.3. Vantagens e inconvenientes da utilização das redes sociais nos processos de recrutamento. 

4.1. Princípios a respeitar aquando da realização de uma entrevista de avaliação psicológica;
4.2. Tipos de entrevistas: Estruturada, Semiestruturada e Não Estruturada;
4.3. Métodos de Observação e de Avaliação Psicológica:
   4.3.1. Testes de Aptidão;
   4.3.2. "Inventário" de comportamentos: profissionais e personalidade;
   4.3.3. Provas de grupo;
   4.3.4. Exercícios de simulação e de role play; 
   4.3.5. Entrevistas: biográficas, avaliação de competências. 4.4. Código deontológico e questões da igualdade de oportunidades relacionadas com a seleção.

5.1. Elaboração de relatórios para apresentação dos candidatos;
5.2. Elaboração e apresentação da proposta de trabalho:
   5.2.1. Legislação laboral relacionada com a contratação de um novo colaborador;
   5.2.2. Apoios financeiros à contratação de novos colaboradores;
   5.2.3. Realização da proposta de trabalho.
5.3. Admissão de novo colaborador: a importância do manual de acolhimento e da integração.

Exercícios Práticos e Simulações ao longo de todo o Curso.

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Horários Online

Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Horários Presencial

Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Próximas datas

28 Out

2024

12 H

PORTO e LISBOA

329.00€

Inscrição

02 Nov

2024

12 H

PORTO e LISBOA

329.00€

Inscrição

11 Nov

2024

12 H

PORTO e LISBOA

299.00€

Inscrição

09 Dez

2024

12 H

PORTO e LISBOA

299.00€

Inscrição

23 Dez

2024

12 H

PORTO e LISBOA

329.00€

Inscrição

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

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