Não foram encontrados resultados

Gestão Eficaz de Cobranças e Recuperação de Crédito

Quero saber mais sobre o curso

Direitos de Autor e Direitos Conexos

O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.

Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem gerir eficazmente o processo de cobrança e recuperação de crédito, através da aplicação de técnicas, estratégias e ferramentas que assegurem a sustentabilidade financeira e a otimização do ciclo de recebimentos nas organizações.
Ler +

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais das áreas financeira, administrativa, comercial e de controlo de gestão, bem como a empresários e gestores que pretendam otimizar a gestão de crédito e cobrança. Inclui também o público em geral interessado em adquirir competências práticas nesta área.
Ler +

Objetivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Implementar políticas de crédito equilibradas e alinhadas com os objetivos financeiros da empresa.
- Analisar e monitorizar o risco de crédito dos clientes.
- Aplicar técnicas de cobrança preventiva, amigável e judicial.
- Utilizar ferramentas digitais de apoio à gestão de cobranças.
- Adotar estratégias eficazes para melhorar os prazos médios de recebimento e reduzir o incumprimento.
Ler +

Conteúdos Programáticos

1. Políticas de Crédito e Gestão de Risco

3 Horas

1.1. Política de crédito e perfil de risco do cliente
1.2. Critérios de atribuição de crédito e limites operacionais
1.3. Indicadores financeiros de risco e scoring de crédito
1.4. Estratégias de prevenção do incumprimento

2. Planeamento e Organização do Processo de Cobrança

3 Horas

2.1. Estrutura e fases do ciclo de cobrança
2.2. Definição de procedimentos e fluxos de comunicação interna
2.3. Sistemas de monitorização e controlo de contas a receber
2.4. Indicadores de performance: DSO, aging list e taxa de recuperação
 

3. Técnicas de Cobrança Preventiva e Amigável

4 Horas

3.1. Comunicação assertiva e técnicas de negociação com clientes
3.2. Gestão de objeções e situações de conflito
3.3. Estratégias de cobrança preventiva e recuperação precoce
3.4. Técnicas de follow-up eficazes e personalização da abordagem

4. Recuperação de Crédito Judicial e Extrajudicial

4 Horas

4.1. Opções legais de recuperação de crédito
4.2. Acordos extrajudiciais e renegociação de dívida
4.3. Interação com sociedades de recuperação e advogados
4.4. Custos e riscos do processo judicial
 

5. Ferramentas Digitais e Estratégias de Melhoria Contínua

4 Horas

5.1. Aplicação de software e plataformas digitais na cobrança
5.2. Utilização de IA e automação em tarefas de cobrança repetitivas
5.3. Monitorização e análise de resultados
5.4. Técnicas e estratégias para otimizar o ciclo financeiro e reforçar a liquidez

1.1. Política de crédito e perfil de risco do cliente
1.2. Critérios de atribuição de crédito e limites operacionais
1.3. Indicadores financeiros de risco e scoring de crédito
1.4. Estratégias de prevenção do incumprimento

2.1. Estrutura e fases do ciclo de cobrança
2.2. Definição de procedimentos e fluxos de comunicação interna
2.3. Sistemas de monitorização e controlo de contas a receber
2.4. Indicadores de performance: DSO, aging list e taxa de recuperação
 

3.1. Comunicação assertiva e técnicas de negociação com clientes
3.2. Gestão de objeções e situações de conflito
3.3. Estratégias de cobrança preventiva e recuperação precoce
3.4. Técnicas de follow-up eficazes e personalização da abordagem

4.1. Opções legais de recuperação de crédito
4.2. Acordos extrajudiciais e renegociação de dívida
4.3. Interação com sociedades de recuperação e advogados
4.4. Custos e riscos do processo judicial
 

5.1. Aplicação de software e plataformas digitais na cobrança
5.2. Utilização de IA e automação em tarefas de cobrança repetitivas
5.3. Monitorização e análise de resultados
5.4. Técnicas e estratégias para otimizar o ciclo financeiro e reforçar a liquidez

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Horários Online

Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Horários Presencial

Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Próximas datas

21 Nov

2025

18 H

Online

419.00€

Inscrição

10 Dez

2025

18 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

23 Dez

2025

18 H

Online

419.00€

Inscrição

08 Jan

2026

18 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

16 Jan

2026

18 H

Online

419.00€

Inscrição

09 Fev

2026

18 H

Online

419.00€

Inscrição

19 Fev

2026

18 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

03 Mar

2026

18 H

Online

419.00€

Inscrição

25 Mar

2026

18 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

14 Abr

2026

18 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

16 Abr

2026

18 H

Online

419.00€

Inscrição

11 Mai

2026

18 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

18 Mai

2026

18 H

Online

419.00€

Inscrição

01 Jun

2026

18 H

Online

419.00€

Inscrição

24 Jun

2026

18 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

02 Jul

2026

18 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

23 Jul

2026

18 H

Online

419.00€

Inscrição

27 Ago

2026

18 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

28 Ago

2026

18 H

Online

419.00€

Inscrição

23 Set

2026

18 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

30 Set

2026

18 H

Online

419.00€

Inscrição

07 Out

2026

18 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

12 Out

2026

18 H

Online

419.00€

Inscrição

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Pedido de Informações

Gestão Eficaz de Cobranças e Recuperação de Crédito