key_school
(GI8D)

8D – Resolução sistemática de problemas

DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS

O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida. 

Objetivos Gerais

Este curso tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que permitem trabalhar a metodologia estruturada de resolução de problemas.

Objetivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Abordar os problemas de forma sistemática e compreender os passos necessários para corrigir e evitar novos problemas;
- Tornar as decisões mais acertadas pelo uso de métodos de decisão baseado em dados;
- Descrever caraterísticas de dados utilizando técnicas gráficas e / ou estatísticas apropriadas;
- Entender e aplicar as principais ferramentas da qualidade e o método de resolução de problemas das 8 disciplinas.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais das áreas da Gestão Industrial e da Qualidade e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. 8D e as suas fases (8 Horas)
1.1. Descrição do método;
1.2. As 8 etapas de resolução do problema:
   1.2.1. Formação da Equipa;
   1.2.2. Descrição do Problema;
   1.2.3. Definição e verificação de causas raiz;
   1.2.4. Implementação de plano de contenção provisório;
   1.2.5. Definição de ações corretivas permanentes;
   1.2.6. Verificação da eficácia;
   1.2.7. Prevenção da recorrência;
   1.2.8. Feedback à equipa.
 
2. Técnicas de estratificação dos problemas - Ferramentas de análise (4 Horas)
2.1. Diagrama Causa-Efeito;
2.2. Os 5 Porquês;
2.3. Relatório A3;
2.4. MASP – Método de análise e solução de problemas;
2.5. MASP versus PDCA (Plan/Do/Check/Act).
 
3. As 7 ferramentas da Qualidade (4 Horas)
3.1. Fluxograma;
3.2. Folha de verificação;
3.3. Gráfico de Pareto;
3.4. Diagramas de Causa Efeito;
3.5. Diagrama de correlação;
3.6. Histogramas;
3.7. Cartas de Controlo.
 
4. Casos práticos (2 Horas)
4.1. Aplicação das ferramentas, técnicas e elaboração do 8D através de exemplos práticos.

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentaram  mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2019.

PRÓXIMAS DATAS

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações preencha o formulário:

Informações Curso

(GI8D) 8D – Resolução sistemática de problemas

Tipo de cliente

key_school
key_school
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.