key_school
(GIKA)

KAIZEN - A melhoria Contínua na Prática

Enquadramento

Kaizen é uma palavra japonesa que significa Melhoria Contínua. A Melhoria contínua é imprescindível no dia-a-dia de uma empresa que assume o compromisso de entregar produtos e serviços de alta qualidade utilizando processos eficientes. A metodologia Kaizen leva à implementação de um novo paradigma de organização do trabalho focalizado na criação de fluxo de materiais e de informação, no trabalho orientado em função das necessidades dos clientes, nos zero defeitos e nos zero acidentes. As organizações que conseguem pôr em prática este novo paradigma alcançam uma vantagem competitiva extraordinária conseguindo atingir um grau de excelência operacional elevado.

Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os formandos dos conhecimentos e práticas necessárias de forma a aumentar a produtividade industrial pela implementação da simplificação de processos; compreender a filosofia Kaizen de Melhoria Contínua baseada nos princípios de relações de causa-efeito, resolução de problemas, não culpar, não julgar e potenciar o desenvolvimento do indivíduo na empresa como fonte inesgotável de inovação e melhoria.

Objetivos Específicos

No final deste Curso os participantes saberão:
- Avaliar a técnica Kaizen como processo de aprendizagem nas empresas;
- Compreender os factores que configuram a técnica Kaizen como ferramenta para o desenvolvimento contínuo das organizações;
- Identificar as principais vantagens da implementação do Kaizen nas empresas;
- Conhecer as técnicas kaizen que permitem às empresas melhorar em termos de Qualidade, Custo e Serviço.

Destinatários

Este curso destina-se a quadros das áreas de Qualidade, Engenharia, Produção, Manutenção, Melhoria Contínua e de Recursos Humanos, com interesse pela melhoria dos resultados operacionais e desenvolvimento de Recursos Humanos e público em geral.
Este curso não apresenta requisitos de acesso.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Kaizen (2,5 Horas)
1.1. Princípios fundamentais do Kaizen
1.2. Valor e os 7 tipos de desperdício
1.3. Melhoria Contínua
1.4. Casos de estudo

2. Qualidade Kaizen (2,5 Horas)
2.1. Visão Kaizen da Qualidade
2.2. Controlo da Qualidade Total
2.3. Círculos da Qualidade
2.4. Sistemas à prova de erro

3.Ferramentas Kaizen para a produtividade (5 Horas)
3.1 5S como factor de produtividade
3.2. A Gestão Visual
3.3. TFM - Total Flow Management como factor de produtividade
3.4. TPM - Manutenção Total como factor de produtividade
3.45. Casos práticos e exemplos

4. Gemba Kaizen (3 Horas)
4.1. Ir ao terreno – princípios fundamentais do GEMBA KAIZEN
4.2. Workshops de melhoria rápida
4.3. A casa do Gemba
4.4. Exemplos

5. Kaizen e os recursos humanos (3 Horas)
5.1. Equipas e suas funções
5.2. Sistemas de sugestões
5.3. Aproximação kaizen à resolução de problemas
5.4. Cultura de produtividade

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentaram  mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2018.

PRÓXIMAS DATAS

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações preencha o formulário:

Informações Curso

(GIKA) KAIZEN - A melhoria Contínua na Prática

Tipo de cliente

key_school
key_school
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.