KAIZEN - A melhoria Contínua na Prática
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos da filosofia Kaizen de Melhoria Contínua, que permite o aumento da produtividade industrial, baseada nos princípios de relações de causa-efeito, resolução de problemas, não culpar, não julgar e, potenciar o desenvolvimento do indivíduo na empresa como fonte inesgotável de inovação.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais das áreas da Qualidade, Engenharia, Produção, Manutenção, Melhoria Contínua, Recursos Humanos e, público em geral com interesse pela melhoria dos resultados operacionais e desenvolvimento de recursos humanos.
Objetivos Específicos
No final deste Curso os participantes deverão ser capazes de:
- Avaliar a técnica Kaizen como processo de aprendizagem nas empresas;
- Compreender os fatores que configuram a técnica Kaizen como ferramenta para o desenvolvimento contínuo das organizações;
- Identificar as principais vantagens da implementação do Kaizen nas empresas;
- Conhecer as técnicas Kaizen que permitem às empresas melhorar em termos de Qualidade, Custo e Serviço.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao Kaizen
3 Horas
2. Qualidade Kaizen
3 Horas
3.Ferramentas Kaizen para a produtividade
5 Horas
4. Gemba Kaizen
3,5 Horas
5. Kaizen e os recursos humanos
3,5 Horas
1.1. Princípios fundamentais do Kaizen;
1.2. Valor e os 7 tipos de desperdício;
1.3. Melhoria Contínua;
1.4. Casos de estudo.
2.1. Visão Kaizen da Qualidade;
2.2. Controlo da Qualidade Total;
2.3. Círculos da Qualidade;
2.4. Sistemas à prova de erro.
3.1. 5S como fator de produtividade;
3.2. A Gestão Visual;
3.3. TFM - Total Flow Management como fator de produtividade;
3.4. TPM - Manutenção Total como fator de produtividade;
3.5. Casos práticos e exemplos.
4.1. Ir ao terreno – princípios fundamentais do GEMBA KAIZEN;
4.2. Workshops de melhoria rápida;
4.3. A casa do Gemba;
4.4. Exemplos.
5.1. Equipas e suas funções;
5.2. Sistemas de sugestões;
5.3. Aproximação Kaizen à resolução de problemas;
5.4. Cultura de produtividade.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)