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(DPCD)

Coaching para Liderança e Desenvolvimento de Equipas - CURSO PRÁTICO Novo

Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes das competências necessárias para o desenvolvimento de ações de Coaching, como Líderes, conduzindo processos de alinhamento, melhoria e adaptação das suas equipas e de cada um dos seus integrantes aos desafios organizacionais. O curso visa também o desenvolvimento de capacidades de reconhecimento de perfis e motivações profissionais e pessoais, com o consequente estabelecimento de abordagens individualizadas, centradas nos processos de comprometimento para cumprimento de metas desafiantes, definidas e assumidas.

Objetivos Específicos

No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar metas e métricas de desempenho organizacional e orgânico, identificando igualmente a necessidade de capacidades na equipa para a sua consecução;
- Traduzir de forma clara e objetiva, junto da equipa e individualmente, as metas e métricas, assegurando comprometimentos genuínos;
- Definir ações em equipa e individuais, que permitam atingir os resultados desejados;
- Desenvolver um processo de acompanhamento sistemático, com recurso a técnicas de Coaching e PNL, que assegurem o acompanhamento periódico de resultados de forma eficaz, e direcionado para os resultados;
- Desenvolver ações corretivas, individualmente e em equipa, quando necessárias, comunicando-as com clareza e objetividade;
- Tomar o controlo das ações eliminando situações de insegurança, ansiedade e stress, aumentando a sua capacidade de influência e persuasão;
- Aprender a identificar situações de potencial conflito e como agir de forma a minimizar e/ou abolir;
- Compreender os modelos de comunicação críticos no Coaching focado em metas e resultados;
- Saber obter feedback e dar feedback de forma mais eficiente;
- Controlar os estados emocionais próprios e, individuais e grupos.

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais com funções de decisão, executivos, gestores, líderes de equipas, e em geral todos os profissionais que desejem desenvolver técnicas de Coaching, com vista ao desenvolvimento e melhoria dos seus resultados e, das suas equipas.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. O Coaching como ferramenta de sucesso organizacional (3 Horas)
1.1. Porque é o Coaching uma ferramenta poderosa de melhoria de resultados?:
 1.1.1. Objetivos e benefícios práticos do Coaching nos processos de Liderança e de Performance Excellence Enhancement;
1.2. O impacto do Coaching na motivação das equipas e nos processos de Liderança eficaz e com foco na obtenção de resultados;
1.3. O Coaching como veículo para a obtenção dos resultados organizacionais, orgânicos e individuais;
1.4. Análise inicial de “case study” – 1º. Bloco de Exercícios de Grupo

2. Competências Técnicas do Líder Coach (8 Horas)
2.1. Como se comunica e entende a linguagem:
   2.1.1. Criação de mapas, modelos e atalhos mentais;
   2.1.2. Abstração e interpretação das palavras;
   2.1.3. Filtros percetivos;
   2.1.4. Referência interna/ externa.
2.2. Como sintonizar e manter excelentes relacionamentos;
2.3. A sintonia/ Rapport:
   2.3.1. Sintonia Básica;
   2.3.2. Espelhagem;
   2.3.3. Contacto e cooperação.
2.4. Mudança Comportamental: “ a arte de obter os comportamentos desejados”:
   2.4.1. A necessidade de ter e fazer cumprir regras, limites e fronteiras;
   2.4.2. A linguagem corporal do Líder;
   2.4.3. Valores, critérios e convicções;
   2.4.4. A necessidade de ter e fazer cumprir regras, limites e fronteiras;
   2.4.5. A vantagem do reforço positivo: passo a passo e controle de resultados;
   2.4.6. Elogiar com contrapeso e medida.
2.5. Análise de vídeos e exercícios práticos. – 2º. Bloco de Exercícios de Grupo

3. O Processo de Coaching (9 Horas)
3.1. As fases do processo de Coaching:
   3.1.1. Planear com base em condicionantes organizacionais e orgânicas;
  3.1.2. Conhecer os perfis psicológicos e profissionais da equipa e de cada um dos seus membros;
   3.1.3. Estabelecer um mapa de atividades críticas que facilitem a definição de prioridades de Coaching;
   3.1.4. Definir objetivos.
3.2. Estabelecer o Plano de Ação:
   3.2.1. Definir o estado atual e o desejável : AS IS / TO BE;
   3.2.2. Modelo Score - do estado atual para o desejado: sintomas, causas e estado desejável: efeitos e recursos;
   3.2.3. Analisar a equipa e cada um dos componentes;
   3.2.4. A dinâmica das equipas;
   3.2.5. Fatores de sucesso nas equipas;
   3.2.6. A colaboração e a comunicação entre membros;
   3.2.7. A gestão de conflitos nas equipas;
   3.2.8. A gestão do stress e da ansiedade;
   3.2.9. A motivação como um processo eminentemente pessoal;
   3.2.10. Melhorar as relações interpessoais;
  3.2.11. Identificar os principais eixos de motivação e comprometimento dos membros da equipa, características do grupo e fatores de sucesso para mobilização e obtenção de resultados;
 3.2.12. Planear processos de acompanhamento intercalar e comunicar com a equipa, estabelecendo regras e processos;
 3.3. Avaliar resultados. O feedback positivo e a criação de pontes para o futuro.

4. Coaching para o sucesso do Líder e das Equipas (4 Horas)  3º. Bloco de Exercícios de Grupo
4.1. Análise prática em grupo do “case study” - desenvolvimento pratico das competências anteriormente trabalhadas a partir de um caso de estudo real;
4.2. Debate e partilha de opiniões;
4.3. Desenvolvimento do PIM (Plano Individual de Melhoria) através do KIM (Keep It In Mind).

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos (quando aplicável);
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;
- Textos de apoio (exercícios práticos);
- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentaram  mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2018.

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Informações Curso

(DPCD) Coaching para Liderança e Desenvolvimento de Equipas - CURSO PRÁTICO

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