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Coaching, Liderança e Gestão de Equipas - Curso Prático

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Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes das competências necessárias para o desenvolvimento de ações de Coaching, como Líderes, conduzindo processos de alinhamento, melhoria e adaptação das suas equipas e de cada um dos seus integrantes aos desafios organizacionais. O curso visa também o desenvolvimento de capacidades de reconhecimento de perfis e motivações profissionais e pessoais, com o consequente estabelecimento de abordagens individualizadas, centradas nos processos de comprometimento para cumprimento de metas desafiantes, definidas e assumidas.

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais com funções de decisão, executivos, gestores, líderes de equipas, e em geral todos os profissionais que desejem desenvolver técnicas de Coaching, com vista ao desenvolvimento e melhoria dos seus resultados e, das suas equipas.

Objetivos Específicos

No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar metas e métricas de desempenho organizacional e orgânico;
- Traduzir de forma clara e objetiva, junto da equipa e individualmente, as metas e métricas, assegurando compromissos genuínos;
- Definir ações individuais e em equipa, que permitam atingir os resultados desejados;
- Desenvolver um processo de acompanhamento sistemático, com recurso a técnicas de Coaching e PNL, que assegurem o acompanhamento periódico dos resultados de forma eficaz;
- Desenvolver ações corretivas, individualmente e em equipa, quando necessárias, comunicando-as com clareza e objetividade;
- Tomar o controlo das ações eliminando situações de insegurança, ansiedade e stress, aumentando a sua capacidade de influência e persuasão;
- Identificar situações de potencial conflito e agir de forma a minimizar e/ou abolir;
- Compreender os modelos de comunicação críticos no Coaching focado em metas e resultados;
- Obter e dar feedback de forma mais eficiente;
- Controlar os estados emocionais: próprios, individuais e coletivos.

Conteúdos Programáticos

1. O Coaching como ferramenta de sucesso organizacional

3 Horas

1.1. Porque é o Coaching uma ferramenta poderosa de melhoria de resultados?:
 1.1.1. Objetivos e benefícios práticos do Coaching nos processos de Liderança e de Performance Excellence Enhancement;
1.2. O impacto do Coaching na motivação das equipas e nos processos de Liderança eficaz e com foco na obtenção de resultados;
1.3. O Coaching como veículo para a obtenção dos resultados organizacionais, orgânicos e individuais;
1.4. Análise inicial de “case study” – 1º. Bloco de Exercícios de Grupo
 

2. Competências Técnicas do Líder Coach

8 Horas

2.1. Como se comunica e entende a linguagem:
   2.1.1. Criação de mapas, modelos e atalhos mentais;
   2.1.2. Abstração e interpretação das palavras;
   2.1.3. Filtros percetivos;
   2.1.4. Referência interna/ externa.
2.2. Como sintonizar e manter excelentes relacionamentos;
2.3. A sintonia/ Rapport:
   2.3.1. Sintonia Básica;
   2.3.2. Espelhagem;
   2.3.3. Contacto e cooperação.
2.4. Mudança Comportamental: “ a arte de obter os comportamentos desejados”:
   2.4.1. A necessidade de ter e fazer cumprir regras, limites e fronteiras;
   2.4.2. A linguagem corporal do Líder;
   2.4.3. Valores, critérios e convicções;
   2.4.4. A necessidade de ter e fazer cumprir regras, limites e fronteiras;
   2.4.5. A vantagem do reforço positivo: passo a passo e controle de resultados;
   2.4.6. Elogiar com contrapeso e medida.
2.5. Análise de vídeos e exercícios práticos. – 2º. Bloco de Exercícios de Grupo
 

3. O Processo de Coaching

9 Horas

3.1. As fases do processo de Coaching:
   3.1.1. Planear com base em condicionantes organizacionais e orgânicas;
  3.1.2. Conhecer os perfis psicológicos e profissionais da equipa e de cada um dos seus membros;
   3.1.3. Estabelecer um mapa de atividades críticas que facilitem a definição de prioridades de Coaching;
   3.1.4. Definir objetivos.
3.2. Estabelecer o Plano de Ação:
   3.2.1. Definir o estado atual e o desejável : AS IS / TO BE;
   3.2.2. Modelo Score - do estado atual para o desejado: sintomas, causas e estado desejável: efeitos e recursos;
   3.2.3. Analisar a equipa e cada um dos componentes;
   3.2.4. A dinâmica das equipas;
   3.2.5. Fatores de sucesso nas equipas;
   3.2.6. A colaboração e a comunicação entre membros;
   3.2.7. A gestão de conflitos nas equipas;
   3.2.8. A gestão do stress e da ansiedade;
   3.2.9. A motivação como um processo eminentemente pessoal;
   3.2.10. Melhorar as relações interpessoais;
  3.2.11. Identificar os principais eixos de motivação e comprometimento dos membros da equipa, características do grupo e fatores de sucesso para mobilização e obtenção de resultados;
 3.2.12. Planear processos de acompanhamento intercalar e comunicar com a equipa, estabelecendo regras e processos;
 3.3. Avaliar resultados. O feedback positivo e a criação de pontes para o futuro.

4. Coaching para o sucesso do Líder e das Equipas – 3º. Bloco de Exercícios de Grupo

4 Horas

4.1. Análise prática em grupo do “case study” - desenvolvimento pratico das competências anteriormente trabalhadas a partir de um caso de estudo real;
4.2. Debate e partilha de opiniões;
4.3. Desenvolvimento do PIM (Plano Individual de Melhoria) através do KIM (Keep It In Mind).

1.1. Porque é o Coaching uma ferramenta poderosa de melhoria de resultados?:
 1.1.1. Objetivos e benefícios práticos do Coaching nos processos de Liderança e de Performance Excellence Enhancement;
1.2. O impacto do Coaching na motivação das equipas e nos processos de Liderança eficaz e com foco na obtenção de resultados;
1.3. O Coaching como veículo para a obtenção dos resultados organizacionais, orgânicos e individuais;
1.4. Análise inicial de “case study” – 1º. Bloco de Exercícios de Grupo
 

2.1. Como se comunica e entende a linguagem:
   2.1.1. Criação de mapas, modelos e atalhos mentais;
   2.1.2. Abstração e interpretação das palavras;
   2.1.3. Filtros percetivos;
   2.1.4. Referência interna/ externa.
2.2. Como sintonizar e manter excelentes relacionamentos;
2.3. A sintonia/ Rapport:
   2.3.1. Sintonia Básica;
   2.3.2. Espelhagem;
   2.3.3. Contacto e cooperação.
2.4. Mudança Comportamental: “ a arte de obter os comportamentos desejados”:
   2.4.1. A necessidade de ter e fazer cumprir regras, limites e fronteiras;
   2.4.2. A linguagem corporal do Líder;
   2.4.3. Valores, critérios e convicções;
   2.4.4. A necessidade de ter e fazer cumprir regras, limites e fronteiras;
   2.4.5. A vantagem do reforço positivo: passo a passo e controle de resultados;
   2.4.6. Elogiar com contrapeso e medida.
2.5. Análise de vídeos e exercícios práticos. – 2º. Bloco de Exercícios de Grupo
 

3.1. As fases do processo de Coaching:
   3.1.1. Planear com base em condicionantes organizacionais e orgânicas;
  3.1.2. Conhecer os perfis psicológicos e profissionais da equipa e de cada um dos seus membros;
   3.1.3. Estabelecer um mapa de atividades críticas que facilitem a definição de prioridades de Coaching;
   3.1.4. Definir objetivos.
3.2. Estabelecer o Plano de Ação:
   3.2.1. Definir o estado atual e o desejável : AS IS / TO BE;
   3.2.2. Modelo Score - do estado atual para o desejado: sintomas, causas e estado desejável: efeitos e recursos;
   3.2.3. Analisar a equipa e cada um dos componentes;
   3.2.4. A dinâmica das equipas;
   3.2.5. Fatores de sucesso nas equipas;
   3.2.6. A colaboração e a comunicação entre membros;
   3.2.7. A gestão de conflitos nas equipas;
   3.2.8. A gestão do stress e da ansiedade;
   3.2.9. A motivação como um processo eminentemente pessoal;
   3.2.10. Melhorar as relações interpessoais;
  3.2.11. Identificar os principais eixos de motivação e comprometimento dos membros da equipa, características do grupo e fatores de sucesso para mobilização e obtenção de resultados;
 3.2.12. Planear processos de acompanhamento intercalar e comunicar com a equipa, estabelecendo regras e processos;
 3.3. Avaliar resultados. O feedback positivo e a criação de pontes para o futuro.

4.1. Análise prática em grupo do “case study” - desenvolvimento pratico das competências anteriormente trabalhadas a partir de um caso de estudo real;
4.2. Debate e partilha de opiniões;
4.3. Desenvolvimento do PIM (Plano Individual de Melhoria) através do KIM (Keep It In Mind).

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Horários Online

Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Horários Presencial

Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Próximas datas

16 Out

2024

24 H

PORTO e LISBOA

419.00€

Inscrição

07 Nov

2024

24 H

PORTO e LISBOA

419.00€

Inscrição

27 Nov

2024

24 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

11 Dez

2024

24 H

PORTO e LISBOA

459.00€

Inscrição

18 Dez

2024

24 H

PORTO e LISBOA

419.00€

Inscrição

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

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