Comunicação Eficaz na Gestão de Equipas e Pessoas
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem identificar as competências críticas, para uma comunicação eficaz.
Destinatários
Este curso destina-se a profissionais com responsabilidades na gestão de equipas e clientes e, público em geral.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Desenvolver a competência e a autonomia das pessoas e equipas abordando a importância da comunicação eficaz interna e externa;
- Criar condições que facilitam a motivação;
- Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores;
- Desenvolver a sua eficácia no processo comunicacional.
Conteúdos Programáticos
1. Comunicação Eficaz
4 Horas
2. Motivação
3 Horas
3. Feedback
4 Horas
4. Gestão de Conflitos e Plano de Mudança
3 Horas
5. Plano de Ação
2 Horas
1.1. As responsabilidades associadas à Comunicação Eficaz;
1.2.Comunicar pelo exemplo;
1.3.Analisar os resultados do seu estilo pessoal de comunicação;
1.4. Identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
1.5. Saber como utilizar a comunicação eficaz, de forma realista e adaptada aos contextos e às pessoas;
1.6. Reforçar o seu impacto sobre a envolvente;
1.7.Afirmar-se face a diferentes tipos de equipas;
1.8. Identificar preferências de estilos de comunicação, nos seus interlocutores para melhorar o entendimento e a colaboração;
1.9. Diagnosticar o grau de competência e autonomia dos colaboradores;
1.10. Diagnosticar as necessidades de evolução das pessoas e das Equipas;
1.11. Organizar o trabalho e facilitar a progressão individual/coletiva;
1.12. Utilizar as entrevistas e reuniões para desenvolver o processo comunicacional de forma eficaz.
2.1. Refletir sobre as motivações;
2.2. Identificar fatores facilitadores da motivação e as situações que promovem desmotivação.
3.1. Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos;
3.2. Adotar uma atitude positiva e construtiva;
3.3. Saber escutar e desenvolver a empatia;
3.4. Utilizar argumentos adaptados aos diferentes interlocutores, para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos;
3.5 Usar Clareza, Objetividade e Cortesia.
4.1. Prevenir e tratar desacordos e conflitos;
4.2. Definir um plano de ação das mudanças a pôr em prática;
4.3. Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)