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Comunicação Eficaz na Gestão de Equipas e Pessoas

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Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem identificar as competências críticas, para uma comunicação eficaz.

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais com responsabilidades na gestão de equipas e clientes e, público em geral.

Objetivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Desenvolver a competência e a autonomia das pessoas e equipas abordando a importância da comunicação eficaz interna e externa;
- Criar condições que facilitam a motivação;
- Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores;
- Desenvolver a sua eficácia no processo comunicacional.

Conteúdos Programáticos

1. Comunicação Eficaz

4 Horas

1.1. As responsabilidades associadas à Comunicação Eficaz;
1.2.Comunicar pelo exemplo;
1.3.Analisar os resultados do seu estilo pessoal de comunicação;
1.4. Identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
1.5. Saber como utilizar a comunicação eficaz, de forma realista e adaptada aos contextos e às pessoas;
1.6. Reforçar o seu impacto sobre a envolvente;
1.7.Afirmar-se face a diferentes tipos de equipas;
1.8. Identificar preferências de estilos de comunicação, nos seus interlocutores para melhorar o entendimento e a colaboração;
1.9. Diagnosticar o grau de competência e autonomia dos colaboradores;
1.10. Diagnosticar as necessidades de evolução das pessoas e das Equipas;
1.11. Organizar o trabalho e facilitar a progressão individual/coletiva;
1.12. Utilizar as entrevistas e reuniões para desenvolver o processo comunicacional de forma eficaz.

2. Motivação

3 Horas

2.1. Refletir sobre as motivações;
2.2. Identificar fatores facilitadores da motivação e as situações que promovem desmotivação.

3. Feedback

4 Horas

3.1. Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos;
3.2. Adotar uma atitude positiva e construtiva;
3.3. Saber escutar e desenvolver a empatia;
3.4. Utilizar argumentos adaptados aos diferentes interlocutores, para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos;
3.5 Usar Clareza, Objetividade e Cortesia.

4. Gestão de Conflitos e Plano de Mudança

3 Horas

4.1. Prevenir e tratar desacordos e conflitos;
4.2. Definir um plano de ação das mudanças a pôr em prática;
4.3. Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.

 

5. Plano de Ação

2 Horas

1.1. As responsabilidades associadas à Comunicação Eficaz;
1.2.Comunicar pelo exemplo;
1.3.Analisar os resultados do seu estilo pessoal de comunicação;
1.4. Identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
1.5. Saber como utilizar a comunicação eficaz, de forma realista e adaptada aos contextos e às pessoas;
1.6. Reforçar o seu impacto sobre a envolvente;
1.7.Afirmar-se face a diferentes tipos de equipas;
1.8. Identificar preferências de estilos de comunicação, nos seus interlocutores para melhorar o entendimento e a colaboração;
1.9. Diagnosticar o grau de competência e autonomia dos colaboradores;
1.10. Diagnosticar as necessidades de evolução das pessoas e das Equipas;
1.11. Organizar o trabalho e facilitar a progressão individual/coletiva;
1.12. Utilizar as entrevistas e reuniões para desenvolver o processo comunicacional de forma eficaz.

2.1. Refletir sobre as motivações;
2.2. Identificar fatores facilitadores da motivação e as situações que promovem desmotivação.

3.1. Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos;
3.2. Adotar uma atitude positiva e construtiva;
3.3. Saber escutar e desenvolver a empatia;
3.4. Utilizar argumentos adaptados aos diferentes interlocutores, para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos;
3.5 Usar Clareza, Objetividade e Cortesia.

4.1. Prevenir e tratar desacordos e conflitos;
4.2. Definir um plano de ação das mudanças a pôr em prática;
4.3. Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.

 

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Horários Online

Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Horários Presencial

Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Próximas datas

29 Mai

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

Inscrição

20 Jun

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

Inscrição

27 Jun

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

Inscrição

10 Jul

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

Inscrição

17 Jul

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

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01 Ago

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

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28 Ago

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

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18 Set

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

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25 Set

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

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16 Out

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

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23 Out

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

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07 Nov

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

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14 Nov

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

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05 Dez

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

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18 Dez

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

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Mai

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Mar

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