Gestão do Departamento Jurídico
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem a gestão do Departamento Jurídico da Organização, identificando as estruturas adequadas do setor e, destacando os mecanismos e ferramentas práticas de administração para soluções produtivas. No decorrer do curso serão transmitidas estratégias para maximizar o desempenho e garantir a competitividade e qualidade nos processos.
Destinatários
Este curso destina-se a profissionais da área jurídica, com responsabilidades de Administração, Gestão, Direção e Consultoria e, público em geral.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar quais os principais modelos de estratégia de gestão dos departamentos jurídicos de grandes organizações;
- Identificar as competências necessárias para o desempenho das funções de gestão deste departamento;
- Definir as ferramentas de gestão mais úteis para aplicação no seu segmento.
Conteúdos Programáticos
1. Estratégias no Departamento Jurídico
3 Horas
2. A Importância do Departamento para a Empresa
3 Horas
3. Tecnologia da Informação em Ambiente Jurídico
3 Horas
4. Prestação de Serviços e Outsourcing
2 Horas
5. Gestão de Recursos Humanos
2 Horas
6. Gestão e Desenvolvimento
3 Horas
7. Estratégias de Comunicação
2 Horas
1.1. A Administração e a articulação com o departamento;
1.2. Tarefas e responsabilidades da direção do departamento;
1.3. Estratégias e modelos de gestão.
2.1. O papel do departamento jurídico;
2.2. Planeamento Estratégico;
2.3. Indicadores de Desempenho;
2.4. Produtividade;
2.5. Expectativas dos acionistas e da administração quanto ao Departamento Jurídico;
2.6. O aprovisionamento de contingências.
3.1. Sistema de Gestão – automatizar e modernizar processos;
3.2. A estruturação e o armazenamento de informações;
3.3. Regulamento geral de proteção de dados;
3.4. A utilização de Ferramentas Tecnológicas para aumento de eficiência do setor;
3.5. Servidores, Networking, redes sem fio e virtualização da infraestrutura de TI;
3.6. Licenciamento de software – gestão.
4.1. A contratação e acompanhamento de escritórios e sociedades de advogados em regime de Outsourcing.
6.1. Estabelecimento de objetivos para obtenção de resultados;
6.2. Indicadores de desempenho e de superação;
6.3. Gestão do tempo;
6.4. Gestão de certificações de qualidade;
6.5. Criação de áreas especializadas;
6.6. A organização do espaço físico.
7.1. Comunicação jurídica para clientes internos e externos;
7.2. Dimensionamento de equipas;
7.3. Meios de Controlo e Procedimentos de Correção;
7.4. Ações integradas entre os diferentes departamentos.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)