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Gestão por Objetivos

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Objetivos Gerais

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de um processo integrado de gestão por objetivos, com vista ao alcance de metas desafiantes ou desenvolvimento de novos projetos. 

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades ao nível de Gestão Organizacional e, público em geral.

Objetivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:- Implementar um processo de gestão sustentado num equilíbrio dinâmico entre metas, recursos e resultados expetáveis;
- Identificar os “stakeholders” críticos para o alcance de objetivos e quais os critérios de valor associados às suas expetativas;
- Enquadrar o modelo de gestão por objetivos em processos e procedimentos geradores de valor numa lógica integrada;
- Reconhecer e implementar métodos de medição de desempenho dos processos de negócio, através de objetivos lead & lag;
- Projetar a mudança, avaliando os seus resultados e impactos a nível interdepartamental e/ou global. 

Conteúdos Programáticos

1. A Gestão por Objetivos

4 Horas

1.1. Conceitos e influências na gestão das organizações atuais;
1.2. Princípios da gestão por objetivos;
1.3. Integração da gestão por objetivos com a gestão de processos organizacionais;
1.4. Indicadores e modelos de acompanhamento através de processos “Agile”;
1.5. Integração organizacional dos objetivos “aparentemente” divergentes;
1.6. Atividades e processos de mapeamento integrado.

2. Planeamento Estratégico na Gestão por Objetivos

4 Horas

2.1. Os “stakeholders” e critérios de valor face às suas expetativas;
2.2. Implementação de orientações para a obtenção de resultados;
2.3. Processo de definição de metas e objetivos estratégicos, táticos e operacionais;
2.4. Identificação da informação, documentação e recursos necessários;
2.5. Fatores críticos de sucesso para o cliente;
2.6. Acompanhamento dos objetivos com foco na satisfação do cliente;
2.7. Processo de report intercalar.

3. O Ciclo da Gestão por Objetivos

4 Horas

3.1. A matriz SIPOC e a aferição de recursos e resultados necessários;
3.2. Elaboração do plano a partir de atividades críticas – o caminho crítico;
3.3. Processos de acompanhamento sistemático;
3.4. A melhoria contínua e a sua integração em processos de mudança.

4. Planeamento, Controlo e Acompanhamento de Resultados

4 Horas

4.1. Os processos de planeamento e controlo empresariais e organizacionais;
4.2. O balanceamento dos objetivos e dos resultados – processos de acompanhamento intercalar;
4.3. A realidade atual: AS IS;
4.4. Transformação para uma nova realidade, ao encontro dos objetivos: TO BE;
4.5. Domínios e perspetivas de medição e análise de processos de negócio;
4.6. Relação entre objetivos e indicadores críticos;
4.7. Indicadores de desempenho focados em fatores de sucesso numa lógica de cadeia de valor;
4.8. A importância do alinhamento entre níveis estratégico e operacional;
4.9. Objetivos Lead & Lag;
4.10. O Balanced Scorecard. 



1.1. Conceitos e influências na gestão das organizações atuais;
1.2. Princípios da gestão por objetivos;
1.3. Integração da gestão por objetivos com a gestão de processos organizacionais;
1.4. Indicadores e modelos de acompanhamento através de processos “Agile”;
1.5. Integração organizacional dos objetivos “aparentemente” divergentes;
1.6. Atividades e processos de mapeamento integrado.

2.1. Os “stakeholders” e critérios de valor face às suas expetativas;
2.2. Implementação de orientações para a obtenção de resultados;
2.3. Processo de definição de metas e objetivos estratégicos, táticos e operacionais;
2.4. Identificação da informação, documentação e recursos necessários;
2.5. Fatores críticos de sucesso para o cliente;
2.6. Acompanhamento dos objetivos com foco na satisfação do cliente;
2.7. Processo de report intercalar.

3.1. A matriz SIPOC e a aferição de recursos e resultados necessários;
3.2. Elaboração do plano a partir de atividades críticas – o caminho crítico;
3.3. Processos de acompanhamento sistemático;
3.4. A melhoria contínua e a sua integração em processos de mudança.

4.1. Os processos de planeamento e controlo empresariais e organizacionais;
4.2. O balanceamento dos objetivos e dos resultados – processos de acompanhamento intercalar;
4.3. A realidade atual: AS IS;
4.4. Transformação para uma nova realidade, ao encontro dos objetivos: TO BE;
4.5. Domínios e perspetivas de medição e análise de processos de negócio;
4.6. Relação entre objetivos e indicadores críticos;
4.7. Indicadores de desempenho focados em fatores de sucesso numa lógica de cadeia de valor;
4.8. A importância do alinhamento entre níveis estratégico e operacional;
4.9. Objetivos Lead & Lag;
4.10. O Balanced Scorecard. 



Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Horários Online

Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Horários Presencial

Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Próximas datas

17 Abr

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

Inscrição

22 Abr

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

Inscrição

02 Mai

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

Inscrição

27 Mai

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

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11 Jun

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

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27 Jun

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

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17 Jul

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

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22 Jul

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

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01 Ago

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

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26 Ago

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

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23 Set

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

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25 Set

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

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23 Out

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

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28 Out

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

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02 Nov

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

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14 Nov

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

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05 Dez

2024

16 H

PORTO e LISBOA

359.00€

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23 Dez

2024

16 H

PORTO e LISBOA

329.00€

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Abr

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