Gestão por Objetivos
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de um processo integrado de gestão por objetivos, com vista ao alcance de metas desafiantes ou desenvolvimento de novos projetos.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades ao nível de Gestão Organizacional e, público em geral.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:- Implementar um processo de gestão sustentado num equilíbrio dinâmico entre metas, recursos e resultados expetáveis;
- Identificar os “stakeholders” críticos para o alcance de objetivos e quais os critérios de valor associados às suas expetativas;
- Enquadrar o modelo de gestão por objetivos em processos e procedimentos geradores de valor numa lógica integrada;
- Reconhecer e implementar métodos de medição de desempenho dos processos de negócio, através de objetivos lead & lag;
- Projetar a mudança, avaliando os seus resultados e impactos a nível interdepartamental e/ou global.
Conteúdos Programáticos
1. A Gestão por Objetivos
4 Horas
2. Planeamento Estratégico na Gestão por Objetivos
4 Horas
3. O Ciclo da Gestão por Objetivos
4 Horas
4. Planeamento, Controlo e Acompanhamento de Resultados
4 Horas
1.1. Conceitos e influências na gestão das organizações atuais;
1.2. Princípios da gestão por objetivos;
1.3. Integração da gestão por objetivos com a gestão de processos organizacionais;
1.4. Indicadores e modelos de acompanhamento através de processos “Agile”;
1.5. Integração organizacional dos objetivos “aparentemente” divergentes;
1.6. Atividades e processos de mapeamento integrado.
2.1. Os “stakeholders” e critérios de valor face às suas expetativas;
2.2. Implementação de orientações para a obtenção de resultados;
2.3. Processo de definição de metas e objetivos estratégicos, táticos e operacionais;
2.4. Identificação da informação, documentação e recursos necessários;
2.5. Fatores críticos de sucesso para o cliente;
2.6. Acompanhamento dos objetivos com foco na satisfação do cliente;
2.7. Processo de report intercalar.
3.1. A matriz SIPOC e a aferição de recursos e resultados necessários;
3.2. Elaboração do plano a partir de atividades críticas – o caminho crítico;
3.3. Processos de acompanhamento sistemático;
3.4. A melhoria contínua e a sua integração em processos de mudança.
4.1. Os processos de planeamento e controlo empresariais e organizacionais;
4.2. O balanceamento dos objetivos e dos resultados – processos de acompanhamento intercalar;
4.3. A realidade atual: AS IS;
4.4. Transformação para uma nova realidade, ao encontro dos objetivos: TO BE;
4.5. Domínios e perspetivas de medição e análise de processos de negócio;
4.6. Relação entre objetivos e indicadores críticos;
4.7. Indicadores de desempenho focados em fatores de sucesso numa lógica de cadeia de valor;
4.8. A importância do alinhamento entre níveis estratégico e operacional;
4.9. Objetivos Lead & Lag;
4.10. O Balanced Scorecard.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)