Liderança com PNL (Programação Neurolinguística) - Curso Completo
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem reconhecer a importância da PNL, assim como usar as suas ferramentas mais relevantes ao serviço das suas funções de liderança e, da ampliação dos seus níveis de carisma e de influência junto da equipa, da organização e do mercado onde operam.
Destinatários
Este curso destina-se a profissionais com responsabilidades em Administração; Direção; Gestão e, público em geral, com interesse nas temáticas em análise e, que desejem desenvolver técnicas profissionais de liderança e de gestão avançada de pessoas, com vista à melhoria dos resultados das suas equipas e dos seus próprios.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Motivar equipas e indivíduos de forma carismática;
- Influenciar a cooperação e a colaboração, motivando a mudança e ultrapassando resistências;
- Desenvolver competências de persuasão para melhor conseguir obter resultados;
- Dar e receber feedback de forma altamente motivadora;
- Evitar competitividade desnecessária inter e intra-equipa;
- Antecipar e gerir conflitos;
- Sintonizar-se por forma a compreender melhor os outros, as suas motivações e intenções;
- Mudar comportamentos indesejáveis e reforçar comportamentos desejáveis, em si e nos outros;
- Determinar e usar valores e filtros percetivos;
- Conseguir auto motivar-se, sentindo-se sereno, calmo, confiante e focado enquanto líder;
- Gerar e ancorar estados positivos;
- Enfraquecer convicções limitantes e, fortalecer convicções positivas;
- Determinar as causas de um problema a nível de valores e convicções;
- Desenvolver a criatividade e a capacidade inovadora, utilizando estas capacidades para melhorar o seu desempenho enquanto líder.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
2 Horas
2. Modelo de Comunicação da PNL e a Liderança
5 Horas
3. O Estado, Emoções e Disposição do Líder e do liderado
4 Horas
4. Acompanhar e Liderar – O Rapport
4 Horas
5. Valores – A chave da porta da Motivação
3 Horas
6. Convicções
2 Horas
7.Convicções fortalecedoras do Líder
4 Horas
8. Abstração e Especificação na Linguagem – Da linguagem geral e abstrata para a linguagem específica e concreta
3 Horas
9. Modelo Score de Robert Dilts – Ir da situação atual para a situação desejada, produtividade e eficiência do Líder através da PNL
3 Horas
1.1. História da PNL – Como tudo começou;
1.2. Introdução breve à PNL e aos seus conceitos básicos;
1.3. Áreas de aplicação da PNL;
1.4. O conceito de modelagem;
1.5. Analise e aplicações da PNL na liderança e motivação – Por que é que os líderes devem aprender PNL?
1.6. Exercícios e aplicações práticas.
2.1. Como comunicamos e entendemos a linguagem;
2.2. Mundo externo e interno – A matriz;
2.3. Mapas e modelos mentais – Representações Mentais;
2.4. Associação mental;
2.5. O que são modelos mentais;
2.6. Processos gerais da criação de modelos mentais;
2.7. Modelo dos níveis neurológicos;
2.8. Pressupostos da PNL;
2.9. Aplicações para a liderança e motivação:
2.9.1. O líder como comunicador;
2.9.2. O líder como avaliador (avaliação de desempenho);
2.9.3. O líder como formador;
2.9.4. O líder como coach;
2.9.5. O líder como influenciador;
2.9.6. O líder como motor de mudança;
2.9.7. O líder inovador e criador.
2.10. Exercícios e aplicações práticas.
3.1. O que são estados e disposições;
3.2. O que são emoções;
3.3. A importância do controlo emocional na liderança;
3.4. Como controlar as emoções e os estados;
3.5. A ancoragem:
3.5.1. O que é a ancoragem;
3.5.2. Como fazer uma ancoragem;
3.5.3. Ancoras conscientes e inconscientes;
3.5.4. Vantagens e limitações das ancoras;
3.5.5. Estados fundamentais do líder e do liderado:
3.5.6. Calma, tranquilidade e serenidade;
3.5.7. Confiança e autoestima;
3.5.8. Foco;
3.5.9. Energia.
3.6. Exercícios e aplicações práticas – Geração de estados e ancoragens.
4.1. O Rapport;
4.2. Dar atenção aos liderados;
4.3. Elogiar os liderados;
4.4. A espelhagem;
4.5. O padrão de Concordância;
4.6. Contacto e cooperação.
4.7. Exercícios e aplicações práticas.
5.1. O que são valores?
5.2. Valores da instituição e do individuo;
5.3. Valores de vida e valores contextualizados;
5.4. Valores como motivação para atingir os objetivos;
5.5. Relação entre os valores e as convicções;
5.6. Valores finais, valores meios e valores representativos;
5.7. Hierarquia de Valores:
5.7.1. Exercício – Determinar os valores de alguém e a sua hierarquia;
5.7.2. Exercício – Usar os valores para motivar.
5.8. Aplicações praticas na motivação.
6.1. O que são convicções;
6.2. Estrutura das convicções;
6.3. Reconhecer e desafiar convicções;
6.4. Enfraquecer convicções limitadoras e indesejáveis:
6.4.1. Reforçar convicções fortalecedoras;
6.4.2. Usar os valores e as convicções para motivar.
6.5. Exercício: Desafiar e enfraquecer convicções indesejáveis e fortalecer convicções desejáveis - Atingir objetivos e conseguir motivação através de convicções fortalecedoras.
7.1. A importância da mentalidade apropriada na liderança;
7.2. Pressupostos da PNL;
7.3. O mapa não é o território;
7.4. Não há erros, nem falhas, nem fracassos, só há feedback;
7.5. Tomar a responsabilidade pelo seu sucesso - Não ao “bode expiatório”;
7.6. Acreditar em si mesmo e nas suas capacidades;
7.7. O resultado da comunicação é a resposta obtida;
7.8. Outras convicções poderosas;
7.9. O efeito polaridade e a lei dos opostos;
7.10. Dar primeiro para receber depois;
7.11. Prática e aprendizagem constante- a regra das 10.000 horas de prática;
7.12. Ecologia e ética;
7.13. Exercícios e aplicações práticas.
8.1. Metamodelo da linguagem da PNL;
8.2. Linguagem específica e abstrata;
8.3. Conteúdo e forma da comunicação;
8.4. Informação específica – Vantagens e inconvenientes;
8.5. Informação vaga - Vantagens e inconvenientes;
8.6. Atribuição eficiente de tarefas;
8.7. Pensamento lateral e motivação criativa;
8.8. Exercício: Atribuição eficiente de tarefas;
8.9. Aplicações práticas.
9.1. Situação atual e situação desejada;
9.2. Sintomas;
9.3. Causas;
9.4. Objetivos: Definição e Convicções;
9.5. Efeitos;
9.6. Recursos;
9.7. Criatividade:
9.7.1. Criatividade prática e inovação;
9.7.2. Modelo Walt Disney de criatividade (segundo Robert Dilts).
9.8. Exercícios e Dinâmicas;
9.9. Aplicações práticas.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)