(LDTM)

Liderança em Tempos de Mudança

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Objetivos Gerais

Este curso prático visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem compreender os processos sistemáticos da liderança eficaz, num contexto de mudança e adaptação operacional sistemática e permanente, assim como, desenvolver os necessários recursos técnicos e comportamentais necessários à liderança adaptada ao contexto das suas organizações e, às caraterísticas das suas equipas. Pretende-se igualmente reforçar o papel do líder enquanto veículo da cultura, visão e missão organizacional, como variável chave no processo da liderança eficaz nas organizações do “novo real”.

Objetivos Específicos

No final deste curso prático, os participantes deverão ser capazes de:
- Compreender a mudança e as necessárias capacidades de adaptação como a base do sucesso profissional;
- Dominar ferramentas e técnicas necessárias ao envolvimento das pessoas nos processos de mudança.
- Desenvolver práticas de liderança inspiradoras, sustentadas em valores e convicções;
- Assimilar o processo de liderança compreendendo-o como um conjunto de competências pessoais, de adaptação ao contexto organizacional e de acções e comportamentos sistemáticos que geram resultados;
- Aplicar técnicas de motivação e de liderança eficazes, no contexto das caraterísticas das suas equipas;
- Entender os processos chave da comunicação, e desenvolver uma forma pessoal de comunicação adaptada, assertiva e motivante;
- Compreender o papel de uma liderança próxima e participativa no processo de gestão de conflitos;
- Melhorar a capacidade de persuasão para melhor conseguir obter os resultados desejados;
- Identificar situações geradoras de stress e saber desenvolver uma eficiente gestão emocional;
- Desenvolver capacidades práticas de delegação e acompanhamento de resultados.

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais com funções de Gestão; Executivos; Líderes de equipa; Chefias intermédias, entre outros, que pretendam desenvolver competências de liderança e gestão de equipas de excelência em contexto de mudança e, público em geral.

Modalidade de Formação

Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).

Forma de Organização da Formação

Formação presencial e/ou Formação à distância (online).

Conteúdos Programáticos

1. A Adaptação à Mudança Como Competência Crítica dos Líderes em 360º  (3 Horas)
1.1. Perceber a resistência à mudança (pessoal e dos outros) num contexto de mudança global;
1.2. Identificar os novos desafios e as principais causas de resistência;
1.3. O que “veio para ficar” a partir da nova realidade;
1.4. A importância de integrar o processo de mudança na cultura da equipa;
1.5. Atributos-chave de liderança para o esforço de mudança;
1.6. Etapas do ciclo da mudança;
1.7. Programar a mudança a partir do previsível;
1.8. Definição de objetivos específicos para a implementação da mudança;
1.9. Metodologias práticas de implementação da mudança;
1.10. Gerir a mudança com inteligência emocional;
1.11. Exemplos de líderes que sairam a ganhar com a crise e suas caraterísticas.

2. O Enquadramento Prático das Novas Realidades Laborais (3 Horas)
2.1. Saber lidar com a pressão dos despedimentos, lay-offs e outras práticas laborais;
2.2. O teletrabalho e suas principais vantagens e desvantagens – incorporar a realidade presente no futuro;
2.3. Questões processuais a ter em conta no teletrabalho (pessoal e na equipa);
2.4. Requisitos essenciais para implementar um projecto de teletrabalho;
2.5. A liderança à distância: uma questão de responsabilidades partilhadas;
2.6. Projetos de teletrabalho: alguns exemplos práticos internacionais.

3. Os Desafios do Líder nas Novas Arenas Organizacionais (3 Horas)
3.1. Perceber-se a si próprio e às suas características enquanto líder: auto-diagnóstico;
3.2. Estilo estratega, conceptual, mobilizador e metódico;
3.3. Perceber a dinâmica das equipas;
3.4. Melhorar a experiência do colaborador: o binómio emoção-razão;
3.5. Criar e difundir uma visão, missão e propósito;
3.6. Estilos de liderança e sua adequação a cada profissional;
3.7. A necessidade de possuir e de fazer cumprir regras e limites e fronteiras;
3.8. Elogiar com conta, peso e medida: o reforço positivo;
3.9. Definir uma estratégia de modificação de comportamentos;
3.10. Transformar comportamentos em hábitos;
3.11. Actuar com ética e coerência;
3.12. Desenvolver um plano de acção para uma liderança de sucesso.

4. A Comunicação de Proximidade em Contexto de Mudança (3 Horas)
4.1. A comunicação como ferramenta de implementação da mudança;
4.2. Comunicar para promover a adesão -  a importância da criação de fóruns de integração de equipas;
4.3. Desenvolver a participação da equipa em desafios comuns;
4.4. A estratégia de comunicação do processo e eficácia na gestão da melhoria;
4.5. Sistemas simples e eficazes para avaliar e quantificar a evolução;
4.6. O feedback, desenvolvimento, recompensas e reconhecimento na equipa;
4.7. Role play: reuniões de feedback e reorientação.

5. Motivar Equipas de Elite Promovendo Responsabilizações e Compromissos (3 Horas)
5.1. Novas realidades e novas formas de moldar as equipas;
5.2. Motivação dos colaboradores para a mudança;
5.3. A responsabilização da equipa como factor crítico de sucesso;
5.4. Definição da estratégia e compromisso;
5.5. Integrar o processo de mudança na cultura da equipa;
5.6. Criar sinergias com os colaboradores;
5.7. Combinar objetivos individuais e coletivos, de progresso e contribuição;
5.8. Contacto e a cooperação - como fazer as pessoas cooperarem e colaborarem;
5.9. Espelhar a experiência sensorial - ligar o que está a acontecer ao que queremos que aconteça;
5.10. Preparar as condições para a aceitação partilhada;
5.11. Acompanhar e monitorizar;
5.12. Exercício prático: definição de objetivos comuns a partir de brainstorming.

6. A Capacidade de Analisar e Prevenir Conflitos (3 Horas)
6.1. Definição de conflito e de confronto;
6.2. Oportunidades e ameaças nos conflitos;
6.3. Os custos e as consequências dos conflitos: ineficiências e bloqueios;
6.4. A prevenção das consequências destrutivas dos conflitos;
6.5. Estratégias práticas para identificar e lidar com conflitos em contexto presencial e remoto;
6.6. O coaching e a liderança de proximidade como processo chave na prevenção e gestão de conflitos;
6.7. Exercício prático com base em caso de estudo.

7. A Gestão do Stress e das Emoções no Líder e na Equipa (3 Horas)
7.1. Auto-diagnóstico de inteligência emocional adaptada ao âmbito profissional;
7.2. Identificar situações geradoras de stress;
7.3. Saber lidar, de forma positiva, com as causas do stress;
7.4. Aumentar o bem estar pessoal e a qualidade de vida em geral;
7.5. Melhorar a realização profissional e definir posturas assertivas na vida pessoal e profissional;
7.6. Treino prático de situações geradoras de stress e elaboração do mapa pessoal de organização mental para gestão do stress;
7.7. Plano individual de melhoria emocional e resposta a situações de stress.

8. Delegação Produtiva em Equipas Presenciais e Remotas (3 Horas)
8.1. A delegação como processo de optimização e melhoria dos resultados;
8.2. O impacto da delegação nos resultados da organização;
8.3. O impacto da delegação na otimização do tempo disponível;
8.4. Técnicas e níveis de delegação;
8.5. Centralizar ou delegar competências: definir critérios;
8.6. Poderes chave para uma delegação de sucesso:
8.7. Parceiros internos de melhoria;
8.8. Acompanhamento incremental;
8.9. Plano individual de delegação com base em técnicas de liderança situacional.

Metodologias de Formação

- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.

Metodologias de Avaliação

- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.

Espaços e Equipamentos

Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.

Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.

Condições Gerais

1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição na formação presencial, obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.
7. Para frequência dos cursos de Informática os Clientes Particulares e Empresariais, deverão fazer recurso a computador próprio.
8. Os cursos de Microsoft Office serão ministrados na versão solicitada pelo Cliente.

Horários

ONLINE:
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
PRESENCIAL:
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)

Descontos

Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentarem mais que 1 curso  KEY School, durante o ano de 2021.

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