Liderança, Motivação e Gestão de Equipas - Curso Avançado
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Objetivos Gerais
Este curso prático, visa dotar os participantes dos conhecimentos e técnicas, que permitem liderar eficazmente, ajustando adequadamente a sua liderança ao contexto da organização e, às caraterísticas das equipas.
Destinatários
Este curso destina-se a profissionais com responsabilidades em Gestão e Liderança e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.
Objetivos Específicos
No final deste curso prático, os participantes deverão ser capazes de:
- Desenvolver uma forma de comunicação assertiva e adaptada às caraterísticas pessoais;
- Compreender a diferença entre chefiar e liderar, sendo consequentemente mais eficientes como líderes mas igualmente mais conscientes das suas responsabilidades enquanto chefias;
- Dominar técnicas práticas de motivação de equipas e de pessoas;
- Dar e receber feedback de forma altamente motivadora;
- Desenvolver técnicas de gestão e mitigação de conflitos;
- Mudar comportamentos indesejáveis e reforçar comportamentos desejáveis, designadamente convicções e valores, sabendo igualmente transmiti-los junto dos outros;
- Desenvolver técnicas de foco e auto-motivação;
- Criar um sistema de incentivos, prático, para compensar resultados e a melhoria da equipa e das pessoas que a compõem;
- Melhorar a capacidade de persuasão para melhor conseguir obter os resultados desejados;
- Compreender a importância crítica da cultura organizacional e, desenvolver uma liderança culturalmente enquadrada;
- Assimilar o processo de liderança compreendendo-o como um conjunto de competências pessoais, de adaptação ao contexto organizacional e, de um processo de ações e comportamentos sistemáticos que geram resultados.
Conteúdos Programáticos
1. Liderar versus Chefiar
4 Horas
2. Modelo de Comunicação - Compreender e Comunicar
3 Horas
3. Valores e Convicções – A chave que abre a porta da motivação
4 Horas
4. Mudar comportamentos através do Coaching
4 Horas
5. Acompanhar e Liderar
5 Horas
6. Mudança Comportamental – A arte de obter os comportamentos desejados
4 Horas
7. Técnicas avançadas para influenciar, persuadir e convencer
3 Horas
8. Exercício Final
3 Horas
1.1. Caraterísticas distintivas dos grandes líderes;
1.2. Criar a visão, missão e o propósito;
1.3. Transmitir valores;
1.4. Demonstrar paixão, com serenidade;
1.5. A persistência e a resiliência pelo exemplo;
1.6. Influência e persuasão (sem manipulação);
1.7. Estilos de Liderança e sua adequação a cada profissional;
1.8. O desenvolvimento pessoal, das capacidades de comunicação e, de influência;
1.9. A avaliação do desempenho e do sistema de recompensas na equipa;
1.10. Gestão da mudança e a natural resistência.
2.1. Como se comunica e entende a linguagem?
2.1.1. Criação de mapas, modelos e atalhos mentais;
2.1.2. Abstração e interpretação das palavras;
2.1.3. Filtros percetivos;
2.1.4. Referencia Interna/externa.
2.2. Como sintonizar e manter excelentes relacionamentos:
2.2.1. Dar e receber feedback de forma altamente motivadora;
2.2.2. Lidar com a resistência.
2.3. A sintonia/rapport:
2.3.1. Sintonia Básica;
2.3.2. Espelhagem;
2.3.3. Contacto e cooperação.
3.1. O que são e porque são tão importantes para o líder os valores e as convicções:
3.1.1. Relação entre os valores e as convicções;
3.1.2. Valores da organização e do individuo;
3.1.3. Valores de vida e valores contextualizados;
3.1.4. Valores como motivação para atingir os objetivos;
3.1.5. Hierarquia de valores - todos o valores são importantes mas há uns mais importantes que outros: Como determinar os valores de alguém na hierarquia?
3.1.6. Reconhecer e desafiar convicções;
3.1.7. Mudar comportamentos mudando convicções;
3.1.8. Enfraquecer convicções limitadoras e indesejáveis;
3.1.9. Reforçar convicções fortalecedoras;
3.1.10. Usar os valores e as convicções pessoais para motivar os outros.
4.1. O Líder como formador e como Coach;
4.2. O estado e a disposição do Líder;
4.3. Estados e disposições:
4.3.1. Calma, tranquilidade e Serenidade;
4.3.2. Confiança;
4.3.3. Foco;
4.3.4. Assertividade.
5.1. Quatro formas de motivar;
5.2. Saber elogiar (sem lisonja);
5.3. O padrão de concordância;
5.4. Contacto e cooperação - Como fazer as pessoas cooperarem e colaborarem;
5.5. Espelhar a experiência sensorial - Ligar o que está a acontecer ao que queremos que aconteça;
5.6. Preparar as condições para a aceitação partilhada.
6.1. A linguagem corporal do Líder;
6.2. A necessidade de ter e fazer cumprir regras e limites e fronteiras;
6.3. Valores, critérios e convicções;
6.4. Prémios e punições – Vantagens e inconvenientes:
6.4.1. A necessidade de ter e fazer cumprir regras, limites e fronteiras;
6.4.2. A vantagem do reforço positivo: passo a passo e, a controlar os resultados;
6.4.3. Elogiar com conta, peso e medida. O reforço positivo.
6.5. Prémios ao grupo e ao individuo;
6.6. Definir uma estratégia de modificação de comportamentos;
6.7. Fazer com que os novos comportamentos sejam permanentes e consistentes;
6.8. O poder do hábito;
6.9. Como transformar comportamentos em hábitos;
6.10. Atuar com ética e elegância.
7.1. Reciprocidade;
7.2. Escassez;
7.3. Prova Social;
7.4. Compromisso e consistência;
7.5. Autoridade (QB).
8.1. Análise em pequenos grupos de “case study” onde os participantes irão desenvolver de forma prática e, a partir de um caso de estudo real, as competências trabalhadas durante o curso, com vista a assegurar da sua interiorização e facilitação na futura transição para o ambiente profissional.
8.2. Debate final e partilha de opiniões e experiências.
8.3. Desenvolvimento do PIM (Plano Individual de Melhoria) a partir das orientações KIM (Keep It in Mind).
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)