(DPLM)
Liderança, Motivação e Gestão de Equipas - Curso Avançado
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Objetivos Gerais
Este curso prático, visa dotar os participantes dos conhecimentos e técnicas, que permitem liderar eficazmente, ajustando adequadamente a sua liderança ao contexto da organização e, às caraterísticas das equipas.
Objetivos Específicos
No final deste curso prático, os participantes deverão ser capazes de:
- Desenvolver uma forma de comunicação assertiva e adaptada às caraterísticas pessoais;
- Compreender a diferença entre chefiar e liderar, sendo consequentemente mais eficientes como líderes mas igualmente mais conscientes das suas responsabilidades enquanto chefias;
- Dominar técnicas práticas de motivação de equipas e de pessoas;
- Dar e receber feedback de forma altamente motivadora;
- Desenvolver técnicas de gestão e mitigação de conflitos;
- Mudar comportamentos indesejáveis e reforçar comportamentos desejáveis, designadamente convicções e valores, sabendo igualmente transmiti-los junto dos outros;
- Desenvolver técnicas de foco e auto-motivação;
- Criar um sistema de incentivos, prático, para compensar resultados e a melhoria da equipa e das pessoas que a compõem;
- Melhorar a capacidade de persuasão para melhor conseguir obter os resultados desejados;
- Compreender a importância crítica da cultura organizacional e, desenvolver uma liderança culturalmente enquadrada;
- Assimilar o processo de liderança compreendendo-o como um conjunto de competências pessoais, de adaptação ao contexto organizacional e, de um processo de ações e comportamentos sistemáticos que geram resultados.
- Desenvolver uma forma de comunicação assertiva e adaptada às caraterísticas pessoais;
- Compreender a diferença entre chefiar e liderar, sendo consequentemente mais eficientes como líderes mas igualmente mais conscientes das suas responsabilidades enquanto chefias;
- Dominar técnicas práticas de motivação de equipas e de pessoas;
- Dar e receber feedback de forma altamente motivadora;
- Desenvolver técnicas de gestão e mitigação de conflitos;
- Mudar comportamentos indesejáveis e reforçar comportamentos desejáveis, designadamente convicções e valores, sabendo igualmente transmiti-los junto dos outros;
- Desenvolver técnicas de foco e auto-motivação;
- Criar um sistema de incentivos, prático, para compensar resultados e a melhoria da equipa e das pessoas que a compõem;
- Melhorar a capacidade de persuasão para melhor conseguir obter os resultados desejados;
- Compreender a importância crítica da cultura organizacional e, desenvolver uma liderança culturalmente enquadrada;
- Assimilar o processo de liderança compreendendo-o como um conjunto de competências pessoais, de adaptação ao contexto organizacional e, de um processo de ações e comportamentos sistemáticos que geram resultados.
Destinatários
Este curso destina-se a profissionais com responsabilidades em Gestão e Liderança e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Conteúdos Programáticos
1. Liderar versus Chefiar (4 Horas)
1.1. Caraterísticas distintivas dos grandes líderes;
1.2. Criar a visão, missão e o propósito;
1.3. Transmitir valores;
1.4. Demonstrar paixão, com serenidade;
1.5. A persistência e a resiliência pelo exemplo;
1.6. Influência e persuasão (sem manipulação);
1.7. Estilos de Liderança e sua adequação a cada profissional;
1.8. O desenvolvimento pessoal, das capacidades de comunicação e, de influência;
1.9. A avaliação do desempenho e do sistema de recompensas na equipa;
1.10. Gestão da mudança e a natural resistência.
2. Modelo de Comunicação - Compreender e Comunicar (3 Horas)
2.1. Como se comunica e entende a linguagem?
2.1.1. Criação de mapas, modelos e atalhos mentais;
2.1.2. Abstração e interpretação das palavras;
2.1.3. Filtros percetivos;
2.1.4. Referencia Interna/externa.
2.2. Como sintonizar e manter excelentes relacionamentos:
2.2.1. Dar e receber feedback de forma altamente motivadora;
2.2.2. Lidar com a resistência.
2.3. A sintonia/rapport:
2.3.1. Sintonia Básica;
2.3.2. Espelhagem;
2.3.3. Contacto e cooperação.
3. Valores e Convicções – A chave que abre a porta da motivação (4 Horas)
3.1. O que são e porque são tão importantes para o líder os valores e as convicções:
3.1.1. Relação entre os valores e as convicções;
3.1.2. Valores da organização e do individuo;
3.1.3. Valores de vida e valores contextualizados;
3.1.4. Valores como motivação para atingir os objetivos;
3.1.5. Hierarquia de valores - todos o valores são importantes mas há uns mais importantes que outros: Como determinar os valores de alguém na hierarquia?
3.1.6. Reconhecer e desafiar convicções;
3.1.7. Mudar comportamentos mudando convicções;
3.1.8. Enfraquecer convicções limitadoras e indesejáveis;
3.1.9. Reforçar convicções fortalecedoras;
3.1.10. Usar os valores e as convicções pessoais para motivar os outros.
4. Mudar comportamentos através do Coaching (4 Horas)
4.1. O Líder como formador e como Coach;
4.2. O estado e a disposição do Líder;
4.3. Estados e disposições:
4.3.1. Calma, tranquilidade e Serenidade;
4.3.2. Confiança;
4.3.3. Foco;
4.3.4. Assertividade.
5. Acompanhar e Liderar (5 Horas)
5.1. Quatro formas de motivar;
5.2. Saber elogiar (sem lisonja);
5.3. O padrão de concordância;
5.4. Contacto e cooperação - Como fazer as pessoas cooperarem e colaborarem;
5.5. Espelhar a experiência sensorial - Ligar o que está a acontecer ao que queremos que aconteça;
5.6. Preparar as condições para a aceitação partilhada.
6. Mudança Comportamental – A arte de obter os comportamentos desejados (4 Horas)
6.1. A linguagem corporal do Líder;
6.2. A necessidade de ter e fazer cumprir regras e limites e fronteiras;
6.3. Valores, critérios e convicções;
6.4. Prémios e punições – Vantagens e inconvenientes:
6.4.1. A necessidade de ter e fazer cumprir regras, limites e fronteiras;
6.4.2. A vantagem do reforço positivo: passo a passo e, a controlar os resultados;
6.4.3. Elogiar com conta, peso e medida. O reforço positivo.
6.5. Prémios ao grupo e ao individuo;
6.6. Definir uma estratégia de modificação de comportamentos;
6.7. Fazer com que os novos comportamentos sejam permanentes e consistentes;
6.8. O poder do hábito;
6.9. Como transformar comportamentos em hábitos;
6.10. Atuar com ética e elegância.
7. Técnicas avançadas para influenciar, persuadir e convencer (3 Horas)
7.1. Reciprocidade;
7.2. Escassez;
7.3. Prova Social;
7.4. Compromisso e consistência;
7.5. Autoridade (QB).
8. Exercício Final (3 Horas)
1.1. Caraterísticas distintivas dos grandes líderes;
1.2. Criar a visão, missão e o propósito;
1.3. Transmitir valores;
1.4. Demonstrar paixão, com serenidade;
1.5. A persistência e a resiliência pelo exemplo;
1.6. Influência e persuasão (sem manipulação);
1.7. Estilos de Liderança e sua adequação a cada profissional;
1.8. O desenvolvimento pessoal, das capacidades de comunicação e, de influência;
1.9. A avaliação do desempenho e do sistema de recompensas na equipa;
1.10. Gestão da mudança e a natural resistência.
2. Modelo de Comunicação - Compreender e Comunicar (3 Horas)
2.1. Como se comunica e entende a linguagem?
2.1.1. Criação de mapas, modelos e atalhos mentais;
2.1.2. Abstração e interpretação das palavras;
2.1.3. Filtros percetivos;
2.1.4. Referencia Interna/externa.
2.2. Como sintonizar e manter excelentes relacionamentos:
2.2.1. Dar e receber feedback de forma altamente motivadora;
2.2.2. Lidar com a resistência.
2.3. A sintonia/rapport:
2.3.1. Sintonia Básica;
2.3.2. Espelhagem;
2.3.3. Contacto e cooperação.
3. Valores e Convicções – A chave que abre a porta da motivação (4 Horas)
3.1. O que são e porque são tão importantes para o líder os valores e as convicções:
3.1.1. Relação entre os valores e as convicções;
3.1.2. Valores da organização e do individuo;
3.1.3. Valores de vida e valores contextualizados;
3.1.4. Valores como motivação para atingir os objetivos;
3.1.5. Hierarquia de valores - todos o valores são importantes mas há uns mais importantes que outros: Como determinar os valores de alguém na hierarquia?
3.1.6. Reconhecer e desafiar convicções;
3.1.7. Mudar comportamentos mudando convicções;
3.1.8. Enfraquecer convicções limitadoras e indesejáveis;
3.1.9. Reforçar convicções fortalecedoras;
3.1.10. Usar os valores e as convicções pessoais para motivar os outros.
4. Mudar comportamentos através do Coaching (4 Horas)
4.1. O Líder como formador e como Coach;
4.2. O estado e a disposição do Líder;
4.3. Estados e disposições:
4.3.1. Calma, tranquilidade e Serenidade;
4.3.2. Confiança;
4.3.3. Foco;
4.3.4. Assertividade.
5. Acompanhar e Liderar (5 Horas)
5.1. Quatro formas de motivar;
5.2. Saber elogiar (sem lisonja);
5.3. O padrão de concordância;
5.4. Contacto e cooperação - Como fazer as pessoas cooperarem e colaborarem;
5.5. Espelhar a experiência sensorial - Ligar o que está a acontecer ao que queremos que aconteça;
5.6. Preparar as condições para a aceitação partilhada.
6. Mudança Comportamental – A arte de obter os comportamentos desejados (4 Horas)
6.1. A linguagem corporal do Líder;
6.2. A necessidade de ter e fazer cumprir regras e limites e fronteiras;
6.3. Valores, critérios e convicções;
6.4. Prémios e punições – Vantagens e inconvenientes:
6.4.1. A necessidade de ter e fazer cumprir regras, limites e fronteiras;
6.4.2. A vantagem do reforço positivo: passo a passo e, a controlar os resultados;
6.4.3. Elogiar com conta, peso e medida. O reforço positivo.
6.5. Prémios ao grupo e ao individuo;
6.6. Definir uma estratégia de modificação de comportamentos;
6.7. Fazer com que os novos comportamentos sejam permanentes e consistentes;
6.8. O poder do hábito;
6.9. Como transformar comportamentos em hábitos;
6.10. Atuar com ética e elegância.
7. Técnicas avançadas para influenciar, persuadir e convencer (3 Horas)
7.1. Reciprocidade;
7.2. Escassez;
7.3. Prova Social;
7.4. Compromisso e consistência;
7.5. Autoridade (QB).
8. Exercício Final (3 Horas)
8.1. Análise em pequenos grupos de “case study” onde os participantes irão desenvolver de forma prática e, a partir de um caso de estudo real, as competências trabalhadas durante o curso, com vista a assegurar da sua interiorização e facilitação na futura transição para o ambiente profissional.
8.2. Debate final e partilha de opiniões e experiências.
8.3. Desenvolvimento do PIM (Plano Individual de Melhoria) a partir das orientações KIM (Keep It in Mind).
8.3. Desenvolvimento do PIM (Plano Individual de Melhoria) a partir das orientações KIM (Keep It in Mind).
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Condições Gerais
1. A KEY School reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
2. Os cursos KEY School destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional.
3. Garantia de realização da ação de formação obriga a pagamento de 6 inscrições.
4. Valores isentos de IVA.
5. Validação da inscrição na formação presencial, obriga a pagamento de 30% do valor total do curso.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.
7. Para frequência dos cursos de Informática os Clientes Particulares e Empresariais, deverão fazer recurso a computador próprio.
8. Os cursos de Microsoft Office serão ministrados na versão solicitada pelo Cliente.
6. Validação da inscrição na formação à distância (online), obriga a pagamento de 100% do valor total do curso.
7. Para frequência dos cursos de Informática os Clientes Particulares e Empresariais, deverão fazer recurso a computador próprio.
8. Os cursos de Microsoft Office serão ministrados na versão solicitada pelo Cliente.
Horários
ONLINE:
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
PRESENCIAL:
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Descontos
Atribuição de desconto imediato de 5% aos Participantes que frequentarem mais que 1 curso KEY School, durante o ano de 2022.
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