Branding - Gestão da Marca
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos necessários à utilização da Marca e das estratégias de comunicação, como instrumentos geradores de valor. Uma Gestão de Marca eficiente cruza os conhecimentos do comportamento dos consumidores com as ações da Empresa, com o objetivo de criar oportunidades de crescimento.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os diretores, quadros e profissionais que pretendam desenvolver ou aprimorar conhecimentos na área do Branding – Gestão da Marca e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.
Objetivos Específicos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Compreender a importância da gestão da marca;
- Compreender quais os desafios na construção de uma marca;
- Perceber a ligação entre a gestão do marketing estratégico e o Branding;
- Identificar os sinais diferenciadores da marca;
- Analisar o valor da marca;
- Conhecer as métricas de performance;
- Identificar e integrar os meios digitais na estratégia da marca.
Conteúdos Programáticos
1. Conceito de Marca
4 Horas
2. As políticas de Marca
4 Horas
3. Gestão operacional da Marca
4 Horas
4. O Branding como ferramenta de Marketing
4 Horas
1.1. Os sinais admissíveis como Marca;
1.2. Os tipos de Marca;
1.3. A identidade da Marca física;
1.4. A identidade da Marca psicológica (território, carácter, valores...);
1.5. A missão e o Marketing Mix da Marca;
1.6. Os públicos-alvo e as funções da Marca;
1.7. O potencial comunicacional da Marca;
1.8. Gestão estratégica da Marca com vista à criação de valor;
1.9. Identificação dos aspetos que favorecem ou impedem o progresso da Marca.
2.1. A perspetiva de mercado e a abordagem jurídica da Marca;
2.2. Pontos de convergência e divergência;
2.3. O mercado global e o princípio da territorialidade das Marcas;
2.4. Licenciamento das Marcas;
2.5. Legislação aplicável;
2.6. A Convenção da União de Paris e o Acordo TRIPS;
2.7. O Trade Mark Law Treaty;
2.8. O Sistema de Madrid sobre o registo internacional das Marcas;
2.9. Princípios fundamentais do direito de Marcas e a Marca comunitária - Regulamento (CE) nº 40/94, de 20/12/1993.
3.1. A Marca enquanto ativo estratégico para as empresas;
3.2. Identidade da Marca vs imagem de Marca;
3.3. Gestão de Marca através da segmentação, diferenciação e posicionamento;
3.4. Arquitetura de Marca;
3.5. A extensão de Marca uma estratégia de crescimento?
3.6. Marketing Mix | As variáveis do Branding versus variáveis de Marketing;
3.7. Os meios digitais na gestão da marca.
4.1. Criar Capital da Marca centrado no Cliente;
4.2. Marca na era digital;
4.3. Posicionamento da Marca versus Posicionamento Pretendido;
4.4. Gestão de branding na área digital;
4.5. Construção de marca digital – percepção, conteúdo e brand loyalty.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)