Plano de Marketing - Elaboração e Controlo
Quero saber mais sobre o curso
Direitos de Autor e Direitos Conexos
O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.
Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos técnicos sobre o planeamento em Marketing, que permite analisar as variáveis controláveis e incontroláveis que atuam no mercado, bem como elaborar um plano operacional de marketing recorrendo às suas diversas técnicas e meios.
Destinatários
Este curso destina-se a profissionais com responsabilidades nas áreas Comercial e Marketing; Gestão de Produto, Marcas e Mercados e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.
Objetivos Específicos
No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar e aprofundar os aspetos mais relevantes nas estratégias de Marketing inseridas no moderno, dinâmico e competitivo contexto empresarial;
- Desenvolver as capacidades de atuação nos domínios de Marketing, através da utilização de ferramentas para ajudar a dinamizar e contagiar os restantes colaboradores da empresa com um espírito empreendedor eficaz;
- Efetuar uma análise detalhada das diferentes fases do processo de apreciação e formulação estratégica, bem como fornecer alguns dos instrumentos disponíveis para a sua realização.
Conteúdos Programáticos
1. A Estratégia Empresarial
2 Horas
2. O Processo de Marketing
5 Horas
3. O Plano de Marketing
5 Horas
4. O Marketing-Mix
5 Horas
5. Operacionalização, Avaliação e Controlo do Plano de Marketing
5 Horas
6. Realização de casos práticos
2 Horas
1.1. A Visão, Missão, Objetivos e Políticas;
1.2. Recursos disponíveis;
1.3. Enquadramento da empresa com o meio envolvente;
1.4. Prioridades estratégicas.
2.1. A análise das oportunidades de Mercado;
2.2. Análise SWOT;
2.3. Análise da envolvente externa e interna;
2.4. Definição dos fatores críticos de sucesso;
2.5. Aplicação da matriz produtos/mercados;
2.6. Determinação das fontes de mercado | Segmentação de mercados;
2.7. Clientes-alvo;
2.8. Posicionamento.
3.1. Etapas da implementação do Plano de Marketing;
3.2. A Visão, Missão, Objetivos, Estratégias e Políticas;
3.3. Organização do Plano de Marketing;
3.4. Análise da situação: Diagnóstico Externo e Interno;
3.5. Estabelecimento de objetivos de Marketing;
3.6. Criação e escolha de estratégias.
4.1. Política de produto;
4.2. Política de preço;
4.3. Política de distribuição;
4.4. Política de comunicação;
4.5. Outras variáveis.
5.1. A definição de tarefas e a atribuição de responsabilidades e de recursos;
5.2. A comunicação e implementação do Plano de Marketing;
5.3. Orçamento;
5.4. Monitorização; responsabilização; avaliação e Controlo.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)