Gestão por Processos
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Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos necessários à implementação da Gestão por Processos numa organização, numa perspetiva de melhoria contínua e, em consonância com os princípios orientadores de gestão da qualidade.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais da área da Gestão, nomeadamente: executivos, quadros dirigentes, empresários, gestores de unidades de negócio, gestores funcionais, técnicos e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.
Objetivos Específicos
No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer os conceitos e princípios básicos da abordagem por processos;
- Descrever detalhadamente a abordagem por processos e o seu envolvimento com a norma ISO 9001, para efeitos de melhoria;
- Estabelecer o fluxo dos procedimentos para os diferentes departamentos da Organização, identificando as atividades que realizam e detetando as possibilidades de melhoria;
- Adequar os procedimentos às necessidades funcionais da empresa, minimizando os custos.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Gestão por Processos e Mudança Organizacional
3 Horas
2. A abordagem por processos
2 Horas
3. Identificação e Avaliação dos processos
5 Horas
4. A Análise de Valor: Processos e Qualidade
5 Horas
5. Gestão por processos
3 Horas
1.1. Enquadramento histórico e dimensões da mudança;
1.2. Gestão tradicional e gestão por processos;
1.3. Conceito e caracterização do processo;
1.4. Tipos de processo;
1.5. Mapping dos processos.
2.1. Interação dos processos;
2.2. Problemas e recomendações na abordagem por processos;
2.3. Implementação da abordagem por processos.
3.1. Processos típicos;
3.2. Resultados dos processos;
3.3. Estrutura clássica de gestão da organização;
3.4. Características de funcionamento e objetivos dos processos;
3.5. Avaliação de resultados baseados na atividade;
3.6. O EVA e o CBA;
3.7. Análise integrada de otimização de processos e de análise da performance;
3.8. Análise multicritério.
4.1. A Composição da Cadeia de Valor;
4.2. Os recursos;
4.3. O Valor;
4.4. Fatores/condições de sucesso;
4.5. A dinâmica humana;
4.6. A envolvente;
4.7. Os métodos;
4.8. Análise Funcional.
5.1. Objetivos e indicadores;
5.2. Melhoria de processos;
5.3. BPMS – Business Process Management Suites.
Metodologias de Formação
- Expositiva; Interrogativa; e Ativa.
Modalidade de Formação
Outras ações de formação contínua (não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações).
Metodologias de Avaliação
- Avaliação diagnóstica (quando aplicável);
- Avaliação da Ação de Formação e Desempenho do Formador pelo Formando;
- Avaliação da Aprendizagem dos Formandos;
- Avaliação Pós-Formação.
Forma de Organização da Formação
Formação presencial e/ou Formação à distância (online).
Recursos Pedagógicos
- Manual de apoio à Formação (quando aplicável);
- Textos de apoio; exercícios práticos (quando aplicável);
- Diapositivos de Apresentação.
Espaços e Equipamentos
Quando Formação Presencial:
- Sala de formação com as condições necessárias ao desenvolvimento do curso.
- Projetor de vídeo.
- Quadro Branco.
Quando Formação à Distância:
- Utilização de ferramenta informática de comunicação à distância em tempo real.
Horários Online
Manhã (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Tarde (14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Horários Presencial
Laboral (10h-13h | 14h-17h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)
Pós- Laboral (19h-22h)
Sábado (10h-13h)